Faaala Povo! Ganymede é um jogo euro simples e leve, que traz os jogadores no papel de corporações que enviam trabalhadores para Ganymede. A maior das várias luas de Júpiter, afim de criarem uma base e de lá enviarem naves para a colonização de outros planetas.
Cada jogador recebe um tabuleiro individual. Nele nós temos a terra, marte e Ganymede, Ganymede tem lugar para duas cartas de naves. Além disso o tabuleiro individual possui marcações na parte superior para receber até três tiles de colonização e na parte inferior, espaços para receber as cartas de transportes da terra ou de marte.
Temos também a trilha de reputação, que dará pontos de vitória de acordo com sua posição ao final do jogo e algumas ações básicas quando o marcador chega no espaço da engrenagem.
No centro da mesa, são posicionados o deck de cartas de transporte da terra e são abertas 4 dessas cartas. Logo acima o deck de cartas de transporte de marte e também são abertas 4 cartas. Por último vem o deck de naves, que são abertas 3 naves e além disso entregue 4 naves para cada jogador escolher duas para serem as iniciais, posicionando-as em seu tabuleiro individual na parte de Ganymede e devolvendo o restante para o deck.
Abaixo das cartas são posicionados os 4 tiles de colonização inicias e criado uma pilha com o restante dos tiles.
Agora os jogadores estão prontos para começar a partida.
Turnos:
No seu turno, os jogadores podem escolher uma dentre três das seguintes ações:
1 – Pegar tiles de colonização:
– O jogador pode pegar qualquer um dos 4 tiles de colonização disponível, alocando em seu tabuleiro e realizando a ação. Caso o tile seja da mesma cor/símbolo de um outro tile previamente selecionado, o jogador realiza a ação do tile duas ou três vezes, de acordo com a quantidade de tiles do mesmo tipo.
2 – Pegar uma Carta de Transporte da terra ou de marte:
– Pegue uma carta de transporte da oferta disponível e adicione-a na parte inferior do seu tabuleiro. Para pegar uma carta, você PRECISA ter os meeples específicos na terra ou em marte de acordo com a carta.
– Ao pegar uma carta, você deve realizar a ação da carta e mover os meeples indicados para o próximo local (Terra para Marte, Marte para Ganimedes). Caso não consiga mover os meeples eles se perdem no espaço e voltam para a reserva
– Se você pegar uma carta de cor correspondente a outra que você já possui, ativa uma combinação, permitindo realizar a ação da carta mais uma vez para cada carta da mesma cor que você já possuir.
3 – Realizar Ações básicas:
– Descarte tiles de colonização para realizar ações básicas. Para cada tile descartado você pode realizar uma ação básica.
As ações são;
Recrutar: Coloque um meeple qualquer na terra (importante, sempre que recrutar meeple de qualquer outra forma, esse meeple deve ser colocado na TERRA).
Adaptar: Troque um meeple de qualquer lugar no seu tabuleiro por um de outra cor da reserva.
Mover: Mova um meeple. Movimentos possíveis são; Terra para Marte, Marte para uma das naves em Ganymede e de uma nave para outra.
Nota: Na terra temos um limite de 6 meeples, Marte 5 meeples, a nave superior em Ganymede só aceita até 3 meeples de uma mesma cor e a nave inferior 4 meeples de cores diferentes.
Reputação: Avance na trilha de reputação. Se parar em um espaço de engrenagem, ganhe uma ação básica.
Comprar: Compre uma carta de nave para sua mão.
Em sua grande maioria, essas mesmas ações básicas, são as ações que serão encontradas nas cartas de transporte e tiles de colonização.
Enviar uma Nave:
– Se você tiver os meeples necessários posicionados na área de Ganymede, você deve enviar uma nave, completando uma Carta de Nave.
– Enviar uma nave dá pontos de vitória e pode desencadear ações bônus, dependendo da nave que você completar.
– Assim que completa uma nave, você devolve os meeples para reserva, coloca a carta de lado próximo ao seu tabuleiro individual e deve comprar uma nova carta de nave e escolher dentre as suas cartas de nave na mão para colocar novamente uma em seu tabuleiro de modo a buscar completá-la.
OBS: Ao chegar no final da trilha de reputação ou obter um set de cartas de todas as cores possíveis, você ativa um bônus de enviar qualquer uma das duas naves de Ganymede, mesmo que elas não possuem os meeples necessários.
Final do Jogo:
– O jogo termina quando um jogador completa sua quarta carta de nave.
ou
– Uma das pilhas de cartas de transporte terra/marte se esgote.
Ao fim do jogo, os jogadores ganham pontos por cartas de nave completadas e por sua posição na trilha de reputação.
Review
Ganymede é um jogo simples, mas com um grau de estratégia que me agrada. Ele está no limiar entre o euro leve e o médio. Por mais que não seja um jogo punitivo, suas escolhas precisam ser bem pensadas e sempre tentando “combar” as cores para melhorar suas ações.
Gosto da forma de fim de jogo, pois é uma espécie de “corridinha” que faz com que os jogadores sempre estejam atentos aos seus adversários. As limitações de meeples em seu tabuleiro individual, vai exigir uma boa programação das suas escolhas e por isso faz com que ele esteja nesse limiar do leve para o médio, pois se não se programar bem, irá começar a perder meeples no espaço devido a obrigatoriedade das movimentações. Então não da pra se enganar e achar que é um jogo bobo.
O tema atrai, o design é bem intuitivo e a arte é muito bonita, a produção toda é muito bem feita. Se tem algum defeito é ele não ser lançado aqui no Brasil, Ganymede foi uma grande surpresa e desde que o conheci, sempre quis ter uma cópia, enfim consegui e recomendo quem conseguir, jogá-lo! Prometo a minha cópia na próxima Covil Con.
Existe um outro jogo chamada Galileo que é uma sequência da história desse e dizem que a´te mesmo é mais complexo que o Ganymede. Estou curioso para conhecer e é uma nova meta para minhas jogatinas!
Espero que tenham gostado de conhecer esse jogo que tanto me agrada e até o próximo texto!