Nos últimos anos, a Wizards of the Coast tem cativado os jogadores de RPG com uma série de campanhas elaboradas para a 5ª edição de Dungeons & Dragons, cada uma delas cuidadosamente adaptada para personagens de baixo e médio nível. No entanto, até então, essas aventuras alcançavam apenas o nível 13, deixando os fãs ansiando por desafios mais épicos até o tão sonhado nível 20.

Essa espera chegou ao fim na última terça-feira (21/05/2024) com o início das vendas de Vecna: Eve of Ruin, uma aventura que se inicia no nível 10 e culmina no nível 20! Mas ela não é apenas uma série de encontros de alto nível; é uma celebração de tudo o que veio antes, oferecendo aos fãs mais dedicados a oportunidade de se aventurar por vários universos em um único livro.

No mês passado a Wizards compartilhou alguns detalhes intrigantes sobre Vecna: Eve of Ruin. Antes de falarmos de alguns spoilers, é importante abordar os aspectos mais amplos dessa aventura que promete ser épica.
QUEM É VECNA?
“Vecna foi mencionado pela primeira vez em 1976”, disse Amanda Hamon, designer de jogos da Wizards, fazendo referência a Eldritch Wizardry, um suplemento da primeira edição de D&D escrito por Brian Blume junto com o co-criador do jogo, Gary Gygax. “Blume menciona a Mão e o Olho de Vecna como artefatos. Há apenas uma linha sobre Vecna em si: diz que ele é um lich de grande poder e malícia […] que só pode afetar pessoas que usaram sua mão e seu olho”.

Hammond acrescentou que, supostamente, nem mesmo Gygax sabia mais sobre o lich que Blume havia introduzido. Era uma dessas peças deixadas intencionalmente em aberto, para que os jogadores pudessem explorar em suas próprias aventuras. Foi em grande parte através do trabalho desses jogadores que a lenda de Vecna começou a crescer e décadas depois chegou até Stranger Things da Netflix (Vecna é o principal antagonista da terceira temporada da série). Somente nas edições posteriores do jogo é que os desenvolvedores expandiram o personagem, transformando-o em um inimigo quase divino que paira sobre todo o multiverso do jogo.
Ameaça Iminente ao Multiverso!
O texto abaixo tem spoilers da campanha Vecna: Eve of Ruin, prossiga por sua conta e risco!
A Wizards revelou que o sinistro plano de Vecna em Eve of Ruin envolve reunir segredos e usá-los para destruir o multiverso. Plano bem semelhante ao da aventura Die Vecna Die lançada em 2000.

Para derrotar Vecna nesta nova campanha, os aventureiros devem coletar as partes dispersas do The Rod of Seven Parts, um antigo artefato usado anteriormente para banir Vecna. Embora a jornada para encontrar essas partes do artefato seja longa, os jogadores vão reconhecer muitos dos locais visitados.

Num primeiro momento, os jogadores serão levados para Sigil, a Cidade dos Portais, para obter uma visão geral da situação. Jogadores que jogaram a aventura Turn of Fortune’s Wheel, publicada no conjunto de três volumes Planescape: Adventures in the Multiverse já estarão familiarizados com essa excêntrica cidade. Espera-se que Sigil sirva de base para o grupo, abrindo caminho para todas as outras dimensões que os jogadores precisarão visitar em sua busca para reconstituir The Rod of Seven Parts.

Um desses lugares será Ravenloft! Um cenário clássico de D&D que está presente na quinta edição com os livros A Maldição de Strahd e Guia de Van Richten para Ravenloft.
Outro destino será uma viagem ao Mar Astral, lar do amado cenário de Spelljammer, que ganhou destaque pela última vez em Adventures in Space de 2022, mais um conjunto de três volumes muito bem recebido para a 5ª edição.
Os fãs de Dragonlance também terão uma surpresa, já que outra parte da aventura os levará de volta ao mundo de Krynn, que foi representado nesta edição através da aventura Dragonlance: Shadow of the Dragon Queen (anunciada no Brasil, mas ainda não lançada). Aqui, eles terão a oportunidade de se juntar a um grupo de licantropos que lutam contra Lord Soth e seus lacaios.
Outro capítulo de Vecna: Eve of Ruin levará os personagens à Isle of Serpents em Oerth (Greyhawk). Lá, eles enfrentarão um subordinado de Acererak, o lich por trás da lendária Tomb of Horrors – outro local da história de D&D que foi atualizado para a 5ª edição em Tales from the The Yawning Portal Inn.
Outros destinos estão presentes na aventura como a Umbreterna, Eberron e Avernus, fazendo da aventura um verdadeiro giro pelos mundos de D&D!

Vecna: Eve of Ruin” é uma aventura de 256 páginas que apresenta uma variedade de novas e horripilantes criaturas, especialmente projetadas para desafiar personagens poderosos. Entre elas estão constructos de batalha, criaturas criadas por Misha (a Aranha-Lobo do plano de Pandemônio) e mortos-vivos de Dragonlance. Ao todo, o livro introduz 50 novas criaturas, coincidindo com os 50 anos de Dungeons & Dragons em 2024.
Disponível para compra na Amazon Brasil em versão física por cerca de R$ 280,00 ou no D&D Beyond em versão digital por US$ 29,99. No primeiro momento não existem planos para a aventura ser disponibilizada em português.
Esse livro promete ser incrível!!! Pena que não sairá em português…