Faaala Povo! Terra Mystica: Era da Inovação é um dos euros mais aguardados de 2024 aqui em terras tupiniquins. O jogo eleva ainda mais as camadas de seu antecessor. Aqui quero mostrar para vocês as novidades e as principais mudanças do Terra Mystica para o Era da Inovação.
- INOVAÇÕES:
Como em seu próprio nome, o jogo agora traz inovações. Inovações são tiles parecidos com os de favor, que dão diversas habilidades e são únicos. Você irá usar alguns deles durante cada partida, portanto teremos ainda mais rejogabilidade no jogo. Cada tile de inovação tem um custo em uma combinação de livros. +5 de ouro caso ainda não tenha feito sua fortaleza. Você pode ter até 3 inovações em cada partida.
RECURSO LIVROS E AÇÃO DE LIVRO:
Outro recurso também é adicionado ao jogo, os livros. Livros estão em 4 cores diferentes e serão usados para adquirir as inovações e realizar ações de livro no tabuleiro principal. Essas ações de livros, são também algo novo, mas elas ficam dispostas no tabuleiro central, como as ações de poder. São três ações novas em cada partida e que também são randômicas.
SETUP INICIAL E A “RANDOMIZAÇÃO” DO TABULEIRO INDIVIDUAL:
Se em Terra Mystica, o jogo já começava ao escolher sua facção, Era da Inovação deixa as escolhas ainda mais complexas e estratégicas no setup inicial.
No jogo, o tabuleiro de terreno, poder de facção e poder de fortaleza, estão separados. Em cada partida, deve-se remover um tabuleiro de terreno aleatório, selecionar aleatoriamente um número de poderes de facção igual ao número de jogadores +1 e fazer o mesmo com os poderes de fortaleza.
Agora em sentido horário começando com o primeiro jogador, cada um poderá escolher uma opção dentre as três disponíveis; Tabuleiro de terreno OU Tile de poder de facção OU Tile de poder da Fortaleza, após cada jogador escolher e formar um tabuleiro único, em ordem inversa do turno, os jogadores selecionam o tile de bônus ao passar. Isso traz para o jogo muito mais variabilidade entre as partidas e muito mais estratégia.
CONSTRUÇÕES NEUTRAS:
Alguns favores e inovações, agora dão construções neutras. Essas construções são brancas e sempre devem ser posicionadas imediatamente ao ganha-las seguindo as regras normais de adjacência e navegação. Elas contam como qualquer outra construção, e têm seu próprio valor de poder, mas não podem ser aprimoradas. Ao posicioná-las, o jogador ganha automaticamente uma ação de terraformar.
ANEXOS:
Parecido com as construções neutras, você também pode ganhar “Anexos”. Esses anexos, são construções(roxas), que necessitam de uma ação para serem construídos. Anexos são posicionados junto com outra construção sua, aumentando seu valor de poder em 1 e mesmo que junto de outra construção, conta como uma construção separada, para fins de fundar uma cidade.
TRILHA DO CULTO:
As trilhas do culto, estão um pouco diferentes agora. Elas vão até o espaço 12 e uma chave é requerida no espaço 7 de cada trilha. Além disso, ao passar do espaço 9 de cada trilha, você receberá uma renda em cada rodada, cada trilha, dá uma renda diferente.
PONTUAÇÃO FINAL E REGRAS ADICIONAIS:
A regra “avançada” de ordem variável do turno do Terra Mystica, foi implementada como a regra base do Era da Inovação.
Nas pontuações por rodada, tivemos uma mudança apenas na 6º rodada. Nela em vez de um tile de pontuação, teremos dois. Na contagem de pontos final, além de algumas inovações darem pontos por certas coisas, passou a ser 5 moedas por 1 ponto.
Como disse, para mim essas são as principais mudanças. Obviamente, teve mais alguns ajustes e pequenos detalhes. Eu já joguei o jogo algumas vezes e foi uma experiência excelente! Espero que tenham gostado e estejam tão ansiosos quanto eu para esse grande jogo!
Um abraço e até o próximo texto!!!!