
Fala Povo! Alguns jogos envelhecem mal, seja por sua combinação de mecânicas, por sua arte ou mesmo pelo tema, outros o tempo não o castiga, os componentes podem até deixar a desejar, mas a jogabilidade segue sendo prazerosa. É o caso de Acquire, “o jogo das mil versões”. Esse apelido carinhoso, se deve ao fato de o jogo possuir diversas versões, no Brasil ele foi lançado pela GROW com o nome de Cartel, la fora Acquire conta com artes diversas, mas sempre em cima do mesmo tema. Recentemente a Renegade Game Studio, anunciou uma nova versão para agosto deste ano, diga-se de passagem, com uma arte lindíssima.

- Acquire
- 2-6 Jogadores
- Designer: Sid Sackson
- 90min
No jogo, cada jogador é um agente imobiliário, investindo em ações de redes hoteleiras.
Como cada versão usa componentes diferentes, vou dar uma visão geral, baseado na versão que conheço (Schmidt German edition de 1993). O tabuleiro do jogo possui um grid de 12×9 quadrados, totalizando 108 casas. As linhas são de A a I e as colunas de 1 a 12. O jogo possui 7 redes de hotéis, as cartas de ações dessas redes são colocadas nos espaços do tabuleiro, formando pilhas separadas de cada rede. A pilha de cartas de posicionamento de hotéis é embaralhada e colocada no espaço especifico. Cada jogador compra 6 dessas cartas e recebe $6.000 de dinheiro do banco, as peças em 3d de hotéis são deixadas ao lado, formando uma reserva junto do dinheiro, os jogadores estão prontos para começar a partida.

No seu turno, os jogadores realizam três ações; jogar uma carta e posicionar a peça de hotel respectiva, adquirir até três ações e comprar uma nova carta de hotel.
– Ao jogar uma carta, o jogador irá posicionar uma das peças 3d no local especifico, exemplo, jogou a carta E3, posiciona a peça no espaço E3 do tabuleiro central. Por ser a ação principal do jogo, ao ser realizada, ela pode desencadear alguns eventos, são eles;

Criar uma rede de hotel: Caso a peça 3d seja posicionada ao lado de uma outra peça já existente, será criado uma rede de hotéis. O jogador deverá pegar o marcador do hotel que deseja e esteja disponível e posicionar no topo de uma dessas peças e ganhar uma carta de ação do hotel especifico.

Aumentar uma rede: Caso a peça seja posicionada ao lado de uma peça já pertencente a algum hotel, esse hotel ficará maior e passará a ser mais valorizado.

Fundir redes de hotéis: Caso posicione a peça de forma que duas redes de hotéis ou mais sejam unidas, significa que a maior rede está comprando a menor. Primeiro é definido qual rede compra qual pelo seu tamanho de peças. Após isso, é verificado, quem é o acionista primário e secundário da rede que está sendo adquirida. Esses jogadores recebem um bônus especifico de acordo com a tabela de tamanho das redes e agora devem escolher o que fazer com as ações que possuem dessa rede; manter, vender ou negociar. Caso escolha vender, ele vende pelo preço do mercado antes da aquisição. Se for negociar, ele pode trocar duas ações da rede adquirida por uma da empresa compradora.

O marcador da empresa adquirida agora fica disponível, para ela ser criada futuramente. Caso uma empresa tenha o tamanho de 11 ou mais peças, essa empresa se torna segura e não pode mais ser adquirida, mas ainda pode adquirir outras empresas.

Caso seja posicionado sem nenhuma peça previamente colocada adjacente, nada acontece.
– Após jogar uma carta, o jogador pode comprar até três ações de redes de hotéis que estejam já criadas no tabuleiro central. O preço de cada ação é determinado de acordo com o tamanho da rede. Basta contar quantas peças ela possui e verificar na tabela de preços.
– Por fim o jogador compra uma nova carta de posicionamento.
O jogo segue dessa forma até que aconteça uma das duas situações: Uma rede de hotel tiver o tamanho 41 ou maior, ou todas as redes de hotéis em jogo, estiverem seguras.
A pontuação do jogo é simples, cada rede de hotel, paga o bônus primário e secundário para seus acionistas e após isso, as ações são convertidas em dinheiro. Quem possuir mais dinheiro é o vencedor.

Como puderam ver, é um jogo relativamente simples de se jogar, a maior questão que permeia o Acquire é jogá-lo bem. As primeiras partidas, normalmente os jogadores acabam por ter dificuldade no controle do dinheiro e assim passando alguns perrengues em conseguir ações ou entrar em “sociedade” de alguma rede valorizada.
É um jogo de 1964 e com seus quase 60 anos, ainda continua agradando todas as vezes que vai para mesa. As mecânicas sinergizam muito bem, dando fluidez para as partidas, talvez quando ocorre mais de uma fusão ao mesmo tempo, ele complique um pouco, mas nada que assuste.

O que o mantém atual, acredito ser a camada estratégica, onde você joga uma partida, e quer jogá-lo novamente, justamente por ele te cobrar tanto nessa primeira partida, passando um desafio de querer dominar as suas ações e tomadas de decisões no jogo. Por ele ter uma ação principal no seu turno, saber usá-la é essencial, nem sempre jogar cartas que irão unir redes é uma boa ideia, segurar algumas cartas na mão para jogá-las em momentos chave é também uma excelente estratégia.
Se posso dar uma dica para quem for conhecer o jogo pela primeira vez, seria; analise bem se nos primeiros turnos, vale a pena comprar três ações. Gastar tanto dinheiro rápido, pode te complicar futuramente.

O equilíbrio em Acquire ajuda com que o jogo permaneça tanto tempo nos holofotes, ele não fica engessado em ser estratégico demais, ou dependente de sorte demais, apesar de que existe sorte nas cartas de posicionamento que irão vir para sua mão, mas não é nada que incomoda e que irá deixar impossível de vencer uma partida.
Apesar das artes de caixa e cartas serem em sua grande maioria feias, o jogo em si, à medida que as redes de hotéis vão crescendo, vai ganhando um apelo visual. O aspecto 3d de ver as peças, chama bastante atenção, apesar das cores dos prédios serem simplesmente visuais e dando um nó na cabeça dos jogadores, pois é muito natural, você ver peças de algumas cores e imaginar que são conjuntos para cada um.

Acquire é uma excelente pedida, não deixe o aspecto “velho” do jogo te afastar, dê uma chance e verá o que estava perdendo todo esse tempo. O que talvez não agrade é o simples fato da curva de aprendizado dele. É um jogo que quem já jogou, terá uma larga vantagem em cima de quem o está conhecendo pela primeira vez, por isso, indico você que o está apresentando e já o jogou, dar uma maneirada na partida e tentar não disparar em ações dos outros jogadores, ou mesmo apenas ensiná-lo e depois de uma partida somente de novatos do jogo, jogar uma outra com eles.
Uma coisa interessante sobre o Acquire, é que como ele possui diversas versões, ele passou a ter uma espécie de colecionismo dentro de suas versões. Alguns jogadores/colecionadores, praticam e buscam a compra das versões, para ter essa coleção completa.

Espero que tenham gostado de conhecer esse excelente jogo e fica a torcida que com essa nova edição saindo, ele venha para o Brasil, pois merece demais! Como sempre, deixe um feedback aqui no texto, ajuda demais saber sua opinião diante essa minha visão geral com review.
Como é meu primeiro texto após o prêmio Ludopedia, gostaria de agradecer todos que tiram um tempo para ler meus textos e os demais textos aqui em nosso blog. O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho e nos dá muita força para continuarmos escrevendo. Um grande abraço e até o próximo texto!