Faaala povo! Hoje venho apresentar pra vocês o jogo Genotype. Um euro leve com interação e de produção belíssima.
Em Genotype assumimos papéis de pesquisadores no monastério onde Gregor Mendel realizava suas pesquisas. O nosso objetivo é encontrar características de ervilhas e para conseguirmos isso, nós iremos plantar cartas de ervilhas, realizar pesquisas selecionando dados nos quadros de Punnett e contratando assistentes para auxiliar nas demandas.
A forma mais comum de se pontuar durante o jogo, é plantando cartas de ervilha em seu jardim e na segunda fase, selecionando dados das respectivas características que aparecem nessas cartas, de forma a completá-las.
É um jogo de alocação de trabalhadores, que se passa ao longo de cinco rodadas, onde cada rodada possui 3 fases.
A primeira fase é onde os jogadores vão realizar a alocação de trabalhadores. Cada jogador começa o jogo com três trabalhadores, um tabuleiro individual e algumas cartas de ervilhas.
Nessa fase, é uma alocação normal, exceto por possuir espaços onde você obtém o benefício no momento que aloca o trabalhador, como também existem espaços onde você se prepara melhor para a segunda fase. Como quase todo jogo de alocação, o tabuleiro possui alguns locais que sempre são mais disputados. Em Genotype esses locais são; o Tesouro, onde o jogador ganha 2 moedas e a Universidade, onde o jogador paga moedas para realizar uma pesquisa em uma das características de suas ervilhas que estiverem plantadas.
Temos também outros locais como; o berçário e o galpão de ferramentas, onde os jogadores pegam mais cartas de ervilhas e de ferramentas. As cartas de ferramentas possuem diversas habilidades que ajudarão na partida.
Um lado do tabuleiro central, é onde ficam os quadros de Punnett. Existem 4 “sessões” de cores diferentes (azul, vermelho, verde e amarelo). Em cada uma dessas “sessões” você pode alocar um trabalhador para fazer duas coisas; a primeira é Modificar o quadro de Punnett. Esses quadros, já vem com certas características de Genes Pais, ao alocar para modificar, o jogador escolhe uma das fichas que ficaram fora do jogo e a posiciona cobrindo as características que estavam previamente definidas ou, pode remover uma ficha que tenha sido colocada para modificar anteriormente. Dessa forma você faz com que fique mais difícil sair certa característica, visando atrasar o jogo de seus adversários.
A segunda opção é você alocar no 1st Lugar, fazendo isso, você garante que na segunda fase, você será o primeiro a selecionar um dado dessa “sessão”. Lembrando que no início da rodada, o primeiro jogador que alocar um trabalhador em cada uma dessas 4 “sessões” para qualquer uma das duas opções, recebe 1 moeda.
Restaram agora, somente outros três espaços de alocação que ainda não falamos, são eles; o 2nd Lugar que é semelhante ao 1st Lugar. Após resolver todos os 1st Lugares na fase dois, o próximo é quem alocou em ordem no 2nd Lugar. Também temos o espaço Definir objetivo de pesquisa de Fenótipo, nesse local o jogador irá pegar um marcador redondo de sua cor e posicionar em algumas das sessões disponíveis, de forma a ganhar uma certa quantidade de pontos, para cada característica daquele local que ele tiver no final do jogo em suas cartas de ervilhas completadas.
Por último, mas não menos importante, temos o Jardim. O jardim fica no tabuleiro individual de cada jogador, ao alocar nele, o jogador pode comprar uma nova carta de ervilha ou uma nova carta de ferramenta. Além disso, ele pode colher uma carta de ervilha que estava plantada e com todas as suas características pesquisadas, garantindo os pontos dela no fim da partida e também pode plantar uma nova carta de ervilha. Necessariamente nesta ordem.
No Jardim, também há a possibilidade de alocar um trabalhador para se ter um espaço extra de alocação de dados na fase 2. Todos os jogadores começam tendo apenas 3 desses espaços.
Após todos os jogadores terem alocado seus trabalhadores, é chegado a hora da fase 2;
Pesquisa de Plantas. Nesta fase os jogadores vão rolar os 20 dados, sendo 5 de cada cor das “sessões”. Os dados possuem em suas faces os números I, II, III, IV e X (Sendo X a face de mutação). Após os dados serem rolados, os dados mostrando as faces I, II, III, IV, serão posicionados nos espaços respectivos de sua cor, conforme o quadro de Punnett.
Os dados mostrando as faces de X (mutação), serão re-rolados e caso saia as faces de I, II, III, IV serão devidamente posicionados nos locais conforme inicialmente. Caso persistam na face de X (mutação) eles deverão ir para o espaço De Novo Mutações.
Agora que os dados foram posicionados, começando com os jogadores que alocaram no espaço de 1st Lugar, eles deverão selecionar um dado da sessão respectiva, começando pela “sessão” mais acima que é a Azul e descendo. Os jogadores farão isso de forma alternada, exceto se o mesmo jogador colocou no 1st Lugar, duas vezes de forma consecutiva.
Os jogadores começam o jogo com apenas 3 espaços para dados selecionados, ou seja, inicialmente só podem escolher dados até um total de 3. Só podem ser escolhidos, dados que irão servir para marcar uma característica de uma das suas cartas de ervilhas que estejam plantadas.
Usando como exemplo a “sessão” azul, se uma carta de ervilha esteja pedindo a característica RR, o jogador precisa selecionar um dado com a face I.
Assim que selecionar o dado o jogador o aloca em um espaço livre em seu tabuleiro individual e marca a característica respectiva na carta de ervilha e passa para o próximo jogador fazer a seleção.
Falando em seleção, a prioridade é nessa sequência; primeiro resolve-se, todos os trabalhadores alocados no 1st Lugar, depois em ordem os trabalhadores alocados no 2nd Lugar, após isso, será resolvido na ordem do turno.
Caso o jogador não consiga selecionar nenhum dos dados, por não ter dados de uma característica que ele precise, o jogador passa a vez. Mas há uma forma de mitigar essa questão com os dados de X (mutação). Ao selecionar um dado de mutação, o jogador pode pegar uma moeda e o colocar em um espaço livre em seu tabuleiro ou, usar ele para pegar um outro dado qualquer da mesma cor e preencher qualquer característica daquela “sessão” em uma de suas cartas de ervilha. Note que pra esse caso, o jogador irá ocupar dois espaços livres para dados em seu tabuleiro individual.
Após todos os jogadores terem selecionado os dados, passamos para a última fase.
A fase de atualização de pesquisa é onde os jogadores podem adquirir melhorias para as rodadas seguintes. A fase começa no sentido anti-horário, ou seja, pelo último jogador. Os jogadores podem comprar quantas melhorias conseguirem, porém de forma alternada.
Existem 4 tipos de melhorias que os jogadores podem gastar moedas para adquiri-las, são elas;
– Novo Lote: Todos os jogadores iniciam a partida com apenas dois lotes, onde podem ser plantadas as cartas de ervilhas. Ao adquirir um novo lote o jogador aumenta essa quantidade.
– Espaço de dado: Todos os jogadores possuem apenas 3 espaços para alocar dados na fase 2. Ao adquirir esse novo espaço, os jogadores aumentam essa quantidade.
– Marcador de ação: Todos os jogadores começam a partida com apenas 3 marcadores de ação (trabalhadores). Dessa forma você aumenta a quantidade nas rodadas futuras.
– Assistente: Existem diversos assistentes, que iram auxiliar, dando novas habilidades durante as próximas rodadas.
O preço de cada melhoria é marcado pelo Ábaco. Cada melhoria possui um preço inicial na partida. Mas sempre que uma dessas melhorias é adquirida, o preço é aumento em 1 no Ábaco.
Após todos os jogadores passarem na fase de atualização de pesquisa é feito uma fase rápida de reset da rodada. Onde o marcador de rodada é avançado, o marcador de primeiro jogador avança em sentido horário, as cartas de ervilhas e ferramentas não adquiridas são atualizadas, repõe as moedas próximas aos quadros de Punnett, recolhe todos os trabalhadores alocados e os preços no Ábaco são reduzidos em 1.
Review
Em minhas férias tive a oportunidade de conhecer alguns jogos novos e muitos deles com temas científicos, graças a minha namorada. Alguns deles irei trazer conteúdo para o site, visto que são jogos que me despertaram o interesse e possuem pouco ou nenhum conteúdo aqui no Brasil. Começando essa saga com um dos que eu mais gostei dessas novas jogatinas.
Genotype é um jogo que parece complexo, mas é simples. Os quadros de Punnett, assustam em um primeiro olhar, mas são bem amigáveis durante a partida. Eu joguei apenas partidas em dois jogadores e senti que os locais são bem disputados, como todo jogo de alocação deve ser, cada jogador deve fazer valer o turno em que começa.
Apesar de possuir dados, a sorte é muito pouca aparente, os dados de mutação conseguem mitigar bem esse quesito, mesmo você precisando gastar dois espaços de dados para isso. A sorte mais me incomodou nos assistentes(a imagem ao lado mostra alguns assistentes), pois achei alguns bem mais fortes que outros. Talvez criando uma “house rule” ou mesmo tirá-los da partida pode ser uma boa. Nas primeiras partidas é mais equilibrado, pois você ainda não viu as possibilidades de todos os assistentes e, mesmo que pegue um assistente bom, as vezes não consiga aproveitá-lo ao máximo nessas partidas iniciais.
Joguei partidas com bastante interação entre os jogadores, mas todas elas, eu sai com uma sensação de que o jogo acabava antes da hora. Quando as coisas ficavam legais o jogo vai lá e fim! Queria mais umas 2 rodadas de gameplay ainda.
Sem dúvidas o que mais chama atenção no jogo é o quadro de Punnett. Saber manipulá-lo de forma a dificultar algo que seus adversários querem é essencial para uma estratégia vencedora. Eu percebi que o melhor é ter cartas com vários tipos de Genes, pois dessa forma fica mais difícil ser bloqueado e passar seu turno de seleção dos dados, pois nessa hora, caso não consiga selecionar nenhum dado o seu turno se encerra. Achei bem punitivo para quem não se precaver disso.
Um ponto que acho que deixou a desejar no jogo, foi o ábaco. Ele tenta colocar um mercado, parecido com o que tem no Clãs da Caledônia, onde quanto mais comprar, mais caro fica, porém ficou bem “xoxo”. Funciona? Funciona! Mas poderia ser de alguma outra forma.
Quero muito jogá-lo mais vezes e com mais jogadores. Acho que o motivo dessa sensação possa ser por ter jogado apenas em dois e os turnos serem mais dinâmicos, toda forma, acredito que em dois, seja a pior configuração do jogo, quanto mais jogadores, mais ele deve brilhar.
A qualidade dos componentes junto à arte do jogo, é excepcional! Merece demais o Selo é Lindo. As artes das cartas de ervilha, são um show à parte, os marcadores de ação em formato de pá são de brilhar os olhos. O capricho e cuidado com os componentes pode ser visto em todos os detalhes.
Recomendo e muito, caso tenham a oportunidade de jogá-lo e caso já tenha jogado, deixe nos comentários o que achou do jogo!
Fala Jean! Gostei do review junto com seu relato de experiência. Pelo que foi exposto de modo geral, a temática ficou bem implementada na(s) mecânicas utilizadas, além do cuidado de curadoria com as imagens e simbologias utilizadas para explicitar conceitos biológicos, produção caprichou . Como biólogo e educador, vejo positivamente essa diversificação temática e a aproximação cada vez mais marcante do “conceito” aplicado a essência da mecânica, isso aumenta o nível de imersão absurdamente. Vou adorar acompanhar esse novo ciclo de Review com os jogos da Genius Games.
Muito obrigado pelo feedback João. A ideia era eu já ter escrito outros textos a mais tempo, porém a demanda de jogatinas e tudo mais ta bem corrida. Pretendo escrever sobre os outros da Genius que joguei o quanto antes. Alguns deles são, Cellulose, Periodic, Tesla vs Edson e ainda de outra editora o Compounded. Minha namorada também bióloga, adorou o Genotype e a forma como os conceitos foram aplicados.