Faaaala Povo! Olha nós aqui de novo. Dessa vez, vou listar alguns dos jogos que eu mais gosto para dar o famoso BLOCK!
Block pra quem não sabe, é quando você tenta atrapalhar seus adversários, bloqueando jogadas, atacando, entre várias outras maneiras. Importante lembrar que o block nem sempre é algo despretensioso, as vezes um block bem dado, pode virar uma partida a seu favor, mas existe também a possibilidade de bloquear apenas por marcação, ou por ser a melhor jogada disponível no momento.
O block pode ser visto como um tipo de jogada de defesa, onde o jogador antecipa alguma jogada de seus adversários, impedindo que ele a execute. Tempos atrás conversando com o querido Eduardo sobre esse tema, ele me fez lembrar da luta entre George Foreman X Muhammad Ali, onde Ali ficou na defesa para vencer pelo cansaço o oponente, provando o valor de uma estratégia defensiva.
Outro ponto que gosto de jogos com block, é que quanto mais você joga, mais você passa a visualizar o jogo dos seus adversários, para poder antever algumas jogadas deles e assim se “defender”. Pois acaba que quando se aprende o jogo e está nas partidas iniciais, você passa a olhar somente o seu jogo e quase não se liga na jogada dos outros jogadores, mas à medida que a experiência no jogo vai aumentando, mais você se sente seguro para bloquear as jogadas dos adversários.
Como sou conhecido pelos blocks que dou, listarei aqui 6 jogos que eu mais curto para dar BLOCK! Vamos lá…
6 – Hansa Teutônica
Começando pelo famoso Hansa “Tretônica”, nele cada jogador é um comerciante querendo expandir suas rotas comerciais. A questão é que cada jogador vai colocando seus marcadores nas rotas e simplesmente tem uma ação no jogo, onde outro jogador pode vir e tirar seu marcador para colocar um dele, obviamente tem um custo, mas ainda assim, causa muita treta com os blocks que isso proporciona.
O jogo em si é um ótimo euro, que foi relativamente recém lançado aqui no Brasil com a sua Big Box, mas que irá agradar aos jogadores que gostam de interação. Pois nele o block é muito direto e vai acontecer por diversas vezes. Fica aqui minha recomendação de conhecerem Hansa Tretônica.
5 – Chaparral
Esse aqui, quem me acompanha no canal a mais tempo, sabe o quanto eu gosto. É um jogo de alocação de trabalhadores, onde cada jogador é um investidor no velho oeste. Normalmente jogos de alocação já possuem bastante interação e disputa pelos lugares onde podem ter trabalhadores alocados.
Nele cada local só pode ter um trabalhador, o que eleva a disputa, ocasionando ainda mais blocks. Porém, ele brilha nas partidas com 2 jogadores, pois nelas, além dos trabalhadores de sua cor, cada jogador recebe um conjunto de trabalhadores de uma cor que ficou de fora da partida, para que em seu turno, você posicione um trabalhador seu e mais um, somente para bloquear o local.
Sangue é derramado nas partidas de dois jogadores, sendo nelas o puro suco do block. Se não teve a oportunidade de jogar Chaparral ainda, jogue e, jogue em 2 jogadores!
4 – Azul
O queridinho das mesas, não fica pra trás no quesito block. Em Azul, cada jogador é um mestre azulejista e irá selecionar peças de Azulejos nas fábricas centrais, para posicionar em seu tabuleiro individual, sendo que o jogador deve escolher uma cor e pegar todas as peças dessa cor na fábrica respectiva.
Dessa forma a disputa pelas peças é muito acirrada e bem dinâmica, criando uma grande interação entre os jogadores e possíveis blocks, visto que os tabuleiros individuais são visíveis entre todos os jogadores, assim, ao selecionar as peças, você pode acabar pegando peças que outro jogador estivesse precisando.
Além disso e que ocorre muito, é nos turnos finais de cada rodada, a fábrica central ficar muito cheia, e os jogadores fazerem de forma, que o último jogador pegue diversos azulejos que não precisava e fazendo com que ele perca vários pontos. A interação é um pouco menos direta que nos outros jogos citados, mas ainda assim traz muito block pra mesa.
3 – El Grande
O pai do controle de área, não poderia ficar de fora dessa lista. Em El Grande, cada jogador é um nobre, querendo reivindicar províncias, para se tornar o rei ao final da partida. É o clássico controle de área, onde os jogadores vão posicionando seus meeples e na hora da disputa, quem tem mais vence e fica com o território.
O diferencial em El Grande e que acho genial é o Castelo, onde durante os turnos, os jogadores vão colocando meeples dentro deste castelo, que ficam ocultos. Antes da fase de combate iniciar os jogadores que possuem meeples dentro deste castelo, irão escolher secretamente para qual terrirório irá mandar todos eles, assim gerando várias reviravoltas e muitas tretas.
O block aqui, volta a ser bem direto e de muita disputa, é um jogo relativamente simples, com bastante interação e que possui uma grande elegância! Um jogo de 1995 se manter no topo de listas, é no mínimo um chamariz para você conhecê-lo.
2 – Carcassone
Quem nunca teve sua cidade invadida no Carcassone, tá jogando errado! Em Carcassone, os jogadores irão posicionar peças, que representam parte do território do Sul da frança. Dentre essas peças, existem algumas características, como campos, castelos, estradas e monastérios.
Sempre que o jogador posiciona uma peça ele pode posicionar também um meeple nela. Dependendo do lugar em que esse meeple é posicionado ele passa a ter um “papel” no jogo, pode ser um ladrão, monge, cavaleiro, etc…
Cada tipo de meeple pontua de uma forma, alguns somente ao fim da partida e outros durante. Por exemplo, o cavaleiro, ao ser posicionado em uma cidade, ele pontuará, quando essa cidade estiver completa.
Aí é que entra o block, pois um jogador pode iniciar uma cidade e de repente outro jogador aparecer nela, se ambos tiverem força igual (quantidade de meeples na cidade), os dois ganham pontos da mesma forma. Além das cidades é possível bloquear o ladrão nas estradas e o camponês, de forma parecida.
Já vi partidas em que cada jogador ficou bem tranquilo, quase sem nenhuma disputa durante todo o jogo, mas o jogo só brilha quando os jogadores pegam a maldade de usar seus meeples nas melhores horas, visto que a quantidade é limitada. Aqui entra outro grande block no Carcassone, e que eu particularmente acho o mais doído. À medida que vai colocando os meeples e começa a ficar sem e, vem algum outro jogador e não deixa você completar suas cidades ou estradas, para liberar seus meeples, faz com que o ódio tome conta da partida.
Uma ótima opção para quem quer um jogo simples, divertido e com bastante interação!
1 – Tikal
Em Tikal os jogadores são exploradores, procurando por tesouros e templos nas florestas da América Central. Durante a partida, os jogadores irão gastar seus pontos de ação por turno, para mover seus exploradores, pegar tesouros, encontrar templos e montar acampamentos.
Os templos são as pirâmides no jogo, essas pirâmides possuem “andares”, onde os jogadores gastarão pontos para subirem esses andares e assim, tomar o controle do templo e pontuar durante toda a partida.
O block aqui é justamente nesses templos, pois um jogador pode subir os andares de um templo, gastando vários turnos para que outro jogador em um turno bem pensado, chegue nesse templo, com mais força no controle de área e pegue para si o templo. Esse block aqui dói viu, por isso a melhor dica que posso dar sobre Tikal é; fique sempre atento aos outros jogadores, qualquer jogador próximo de você, não é confiável!
Um excelente jogo, que fica lindíssimo na mesa e com aquele block maroto! Super recomendo jogá-lo.
Além desses deixo aqui uma rápida menção ao Ticket to Ride, nada melhor do que bloquear uma rota de outro jogador!!!!!
Espero que tenham gostado dessas indicações, com toda certeza, existem diversos outros jogos com block, mas aqui quis indicar e elencar, os que eu mais gosto no quesito block e que eu possua alguma lembrança muito boa de blocks durante minhas partidas. Deixe nos comentários suas indicações e o que acharam do texto!
Gostaria de agradecer ao querido Eduardo, que quando surgi com a ideia desse texto, me deu algumas dicas!
Jean,
Obrigado pelo crédito, mas o mérito é todo seu!
Só para contribuir, no Hansa Teutonica existem diversas formas de bloquear ou até mesmo se aproveitar do block adversário, além do caso que você citou: você pode colocar seu cubo no lugar aonde você sabe que o adversário quer ir só para ele te expulsar e permitir que você coloque dois cubos na mesma jogada, por exemplo. Ou ficar guardando caixão prendendo uma rota importante, tipo aquela que aumenta a quantidade de ações ou as chaves, para atrasar o jogo dos adversários. A interação nesse jogo é muito presente!
Sds,
Eduardo