Faaaala, fabulousers! Depois de mais um longo hiato, cá estou eu para falar sobre um jogo que tocou o meu coraçãozinho! Hoje, vou apresentar pra vocês REEF, um jogo de Emerson Matsuuchi, publicado lá fora pela NEXT Move Games, e aqui no Brasil pela Galápagos!
REEF é um jogo familiar de regras bem simples, para 2 a 4 jogadores, com um tema bem inusitado: Cada jogador irá construir o seu próprio recife de corais!
Componentes e preparação
Para começarmos, o jogo é composto de:
- Peças de plástico que representam os corais (em 4 cores e formatos diferentes: Amarelo, vermelho, verde e roxo)
- Tabuleiros individuais
- Marcadores de pontos de vitória
- Cartas
As peças de corais devem ficar num lugar à vista de todos os jogadores. A quantidade delas varia de acordo com o número de jogadores.
Cada jogador irá receber um tabuleiro (com dezesseis espaços para colocação das peças de coral). O jogador que receber o tabuleiro que tiver uma estrela do mar será o primeiro a jogar!
Além disso, cada jogador vai receber duas cartas do baralho e mantê-las em segredo dos demais participantes.
Cada jogador recebe também uma peça de coral de cada cor (ou seja, 4 peças), e deverá colocá-las como quiser nos quatro espaços centrais do seu tabuleiro individual, sem empilhar. Existe uma variante no manual que altera essa distribuição inicial das peças.
O deck de cartas deverá ser bem embaralhado e colocado no centro da mesa com a face pra cima (sim, a carta do topo sempre ficará visível aos jogadores). Em seguida, pegue as três cartas do topo desse baralho e coloque-as viradas para cima perto do deck central.
Por fim, cada jogador recebe 3 pontos de vitória. Esses pontos podem ser usados como “moeda” no jogo, você já vai entender!
Visão geral das regras
O turno de jogo em REEF é muito simples. O jogador da vez fará uma única jogada, que pode ser: Comprar uma carta ou Jogar uma carta.
Comprar uma carta
Em seu turno, você pode adquirir gratuitamente uma das três cartas abertas no centro da mesa. Ao fazer isso, a carta irá para sua mão e estará disponível para ser jogada em rodadas futuras.
Alternativamente, existe a possibilidade de você comprar a carta do topo do baralho, que está sempre revelada. Para isso, você precisa pegar 1 de seus pontos de vitória e colocar sobre a carta de menor valor em pontos que estiver aberta no centro da mesa. Se houver mais de uma carta com o mesmo valor, você pode escolher em qual delas vai colocar. Qualquer jogador que adquirir uma carta, também ficará com quaisquer pontos de vitória que estiverem sobre ela.
Jogar uma carta
Quando você joga uma carta, duas coisas acontecem. Primeiro você recebe as peças de coral mostradas na parte superior da carta e imediatamente deve colocá-las em seu tabuleiro individual.
A colocação das peças é bem simples: Você pode colocá-las sobre outras peças (desde que não ultrapasse a altura máxima de 4 peças empilhadas por quadrado no tabuleiro), ou colocá-las em quaisquer lugares vazios no tabuleiro.
A segunda coisa que acontece, é a possibilidade de pontuar aquela carta uma ou mais vezes, conforme o requisito de pontuação mostrado na parte inferior da carta. Pra isso, uma boa leitura de iconografia é essencial. Listei abaixo os tipos de pontuação que podem ocorrer no jogo.
Importante: Para todas as pontuações, só são consideradas as peças que estiverem à vista, ou seja, as peças do topo das pilhas de corais e, obviamente, as peças de coral que estiverem sozinhas num espaço do tabuleiro.
O jogo termina quando as peças de uma das cores de coral se esgotarem. Cada jogador poderá então pontuar uma única vez cada objetivo restante em sua mão (sem pegar as peças), e quem somar mais pontos de vitória no total, vence!
Considerações Finais
REEF é um jogo que me surpreendeu positivamente. A julgar pelas imagens, eu pensei que seria um jogo extremamente burocrático mas, felizmente, eu estava enganado. Foi uma das minhas grandes descobertas do ano de 2020 e fico muito feliz por tê-lo na coleção.
Um detalhe interessante é que as cartas são, ao mesmo tempo, sua fonte de peças e de pontos. Como as cartas nunca fornecem peças que irão favorecer a pontuação mostrada nelas mesmas, por vezes você vai jogar uma carta só pelas peças pra, no futuro, jogar uma outra carta que vai pontuá-las. Então você vai se ver o tempo todo pensando no futuro, tentando otimizar as suas jogadas para conseguir usufruir o máximo de cada carta jogada.
Enfim, REEF é um jogão que ficou fora do radar de muita gente (inclusive do meu), por muito tempo. Hoje, está sendo vendido por um preço inacreditavelmente baixo e, ao que parece, não irá retornar tão cedo para as prateleiras das lojas brasileiras após essa tiragem se esgotar.
REEF, assim como AZUL e BEEZ (outros títulos da Next Move Games, que sempre nomeia seus jogos com 4 caracteres), tem muito mais do que o fator beleza em comum. O ponto mais forte, sem dúvida, é a elegância no design!
Espero que esse review tenha despertado o seu interesse de conhecer Reef!
Abraços!!
Excelente, Fabs!