Covil dos Jogos
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital
Covil dos Jogos
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital
Covil dos Jogos
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Apresentando: Reef

Fabs Fabuloso por Fabs Fabuloso
3 anos atrás
em Blog Nórdico, Board Games, Fala Fabuloso, Geral, Regras, Reviews
Reading Time: 8 mins read
1
Apresentando: Reef
31
SHARES
305
VIEWS

Faaaala, fabulousers! Depois de mais um longo hiato, cá estou eu para falar sobre um jogo que tocou o meu coraçãozinho! Hoje, vou apresentar pra vocês REEF, um jogo de Emerson Matsuuchi, publicado lá fora pela NEXT Move Games, e aqui no Brasil pela Galápagos!

REEF é um jogo familiar de regras bem simples, para 2 a 4 jogadores, com um tema bem inusitado: Cada jogador irá construir o seu próprio recife de corais!

Componentes e preparação

Para começarmos, o jogo é composto de:

  • Peças de plástico que representam os corais (em 4 cores e formatos diferentes: Amarelo, vermelho, verde e roxo)
  • Tabuleiros individuais
  • Marcadores de pontos de vitória
  • Cartas
As quatro cores de corais, em suas respectivas formas.

As peças de corais devem ficar num lugar à vista de todos os jogadores. A quantidade delas varia de acordo com o número de jogadores.

Cada jogador irá receber um tabuleiro (com dezesseis espaços para colocação das peças de coral). O jogador que receber o tabuleiro que tiver uma estrela do mar será o primeiro a jogar!

Além disso, cada jogador vai receber duas cartas do baralho e mantê-las em segredo dos demais participantes.

Cada jogador recebe também uma peça de coral de cada cor (ou seja, 4 peças), e deverá colocá-las como quiser nos quatro espaços centrais do seu tabuleiro individual, sem empilhar. Existe uma variante no manual que altera essa distribuição inicial das peças.

O tabuleiro de primeiro jogador, pronto para o início da partida!

O deck de cartas deverá ser bem embaralhado e colocado no centro da mesa com a face pra cima (sim, a carta do topo sempre ficará visível aos jogadores). Em seguida, pegue as três cartas do topo desse baralho e coloque-as viradas para cima perto do deck central.

Disposição das cartas no centro da mesa

Por fim, cada jogador recebe 3 pontos de vitória. Esses pontos podem ser usados como “moeda” no jogo, você já vai entender!

Marcadores de pontos de vitória

Visão geral das regras

O turno de jogo em REEF é muito simples. O jogador da vez fará uma única jogada, que pode ser: Comprar uma carta ou Jogar uma carta.

Anatomia das cartas de REEF.

Comprar uma carta

Em seu turno, você pode adquirir gratuitamente uma das três cartas abertas no centro da mesa. Ao fazer isso, a carta irá para sua mão e estará disponível para ser jogada em rodadas futuras.

Alternativamente, existe a possibilidade de você comprar a carta do topo do baralho, que está sempre revelada. Para isso, você precisa pegar 1 de seus pontos de vitória e colocar sobre a carta de menor valor em pontos que estiver aberta no centro da mesa. Se houver mais de uma carta com o mesmo valor, você pode escolher em qual delas vai colocar. Qualquer jogador que adquirir uma carta, também ficará com quaisquer pontos de vitória que estiverem sobre ela.

Jogar uma carta

Quando você joga uma carta, duas coisas acontecem. Primeiro você recebe as peças de coral mostradas na parte superior da carta e imediatamente deve colocá-las em seu tabuleiro individual.

A colocação das peças é bem simples: Você pode colocá-las sobre outras peças (desde que não ultrapasse a altura máxima de 4 peças empilhadas por quadrado no tabuleiro), ou colocá-las em quaisquer lugares vazios no tabuleiro.

A segunda coisa que acontece, é a possibilidade de pontuar aquela carta uma ou mais vezes, conforme o requisito de pontuação mostrado na parte inferior da carta. Pra isso, uma boa leitura de iconografia é essencial. Listei abaixo os tipos de pontuação que podem ocorrer no jogo.

Importante: Para todas as pontuações, só são consideradas as peças que estiverem à vista, ou seja, as peças do topo das pilhas de corais e, obviamente, as peças de coral que estiverem sozinhas num espaço do tabuleiro.

Nas cartas acima, o jogador irá receber um ponto de vitória para cada peça da cor mostrada que estiver à vista no seu tabuleiro.
Nas cartas acima, o jogador irá receber quatro pontos de vitória para cada vez que três corais de uma determinada cor aparecerem em seu
tabuleiro dispostos exatamente como mostrado na carta.
Nas cartas acima, o jogador irá receber três pontos para cada par das cores mostradas, dispostas juntas e ortogonalmente, que tiver em seu tabuleiro.
Na carta acima, o jogador irá receber 5 pontos para cada par de corais da cor indicada, dispostos ortogonalmente e que tenham exatamente a altura indicada (nesse exemplo, altura 2).
Essa pontuação aparece em cores e alturas variadas, mas só usei uma carta como exemplo aqui.
Importante: Nem todas as peças da sua pilha de corais precisam ser da cor indicada, apenas as peças visíveis, ou seja, do topo de cada pilha.
Nas cartas acima, o jogador irá receber dois pontos de vitória para cada pilha com a altura indicada, dispostas como mostrado na carta.
Esse ícone colorido significa que a cor do coral não importa; apenas a altura.
Nas cartas acima, o jogador irá receber cinco pontos de vitória para cada par de pilhas de corais com altura dois ou mais, nas cores e disposição indicadas.
Por fim, as cartas acima indicam que você deve tomar como base a sua pilha mais alta da cor indicada no centro com um “+”.
Em seguida, você recebe dois pontos de vitória para cada peça da segunda cor mostrada que estiver adjacente a essa pilha (diagonalmente ou ortogonalmente)

O jogo termina quando as peças de uma das cores de coral se esgotarem. Cada jogador poderá então pontuar uma única vez cada objetivo restante em sua mão (sem pegar as peças), e quem somar mais pontos de vitória no total, vence!

Foto de uma partida em andamento. Note que cada cor possui seus próprios formatos, o que torna o jogo acessível a jogadores com daltonismo ou discromatopsia.

Considerações Finais

REEF é um jogo que me surpreendeu positivamente. A julgar pelas imagens, eu pensei que seria um jogo extremamente burocrático mas, felizmente, eu estava enganado. Foi uma das minhas grandes descobertas do ano de 2020 e fico muito feliz por tê-lo na coleção.

Um detalhe interessante é que as cartas são, ao mesmo tempo, sua fonte de peças e de pontos. Como as cartas nunca fornecem peças que irão favorecer a pontuação mostrada nelas mesmas, por vezes você vai jogar uma carta só pelas peças pra, no futuro, jogar uma outra carta que vai pontuá-las. Então você vai se ver o tempo todo pensando no futuro, tentando otimizar as suas jogadas para conseguir usufruir o máximo de cada carta jogada.

REEF: Um tesouro fora do radar.

Enfim, REEF é um jogão que ficou fora do radar de muita gente (inclusive do meu), por muito tempo. Hoje, está sendo vendido por um preço inacreditavelmente baixo e, ao que parece, não irá retornar tão cedo para as prateleiras das lojas brasileiras após essa tiragem se esgotar.

REEF, assim como AZUL e BEEZ (outros títulos da Next Move Games, que sempre nomeia seus jogos com 4 caracteres), tem muito mais do que o fator beleza em comum. O ponto mais forte, sem dúvida, é a elegância no design!

Espero que esse review tenha despertado o seu interesse de conhecer Reef!

Abraços!!

Tags: Boardgamesgalapagos jogosJogos deTabuleiro
Anúncio
Post Anterior

O Que tem na Caixa? Unboxing Terraforming Mars Expedição Ares

Próximo Post

Aprenda a Jogar – Halli Galli

Fabs Fabuloso

Fabs Fabuloso

Ex-membro.

Próximo Post
Aprenda a Jogar – Halli Galli

Aprenda a Jogar - Halli Galli

Comentários 1

  1. Felipe R. says:
    3 anos atrás

    Excelente, Fabs!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

POSTSRECENTES

  • Wandering Towers – Regras e Gameplay
  • Daybreak – Regras e Gameplay
  • Live Nórdica 409 – Board Games e IA: Estamos Perdendo a Alma dos Jogos?
  • RPG no Covil – O Feiticeiro da Montanha de Fogo – Parte 05 | RPG DE MESA
  • Papo da Madruga #024 – Covil Reborn

COMENTÁRIOS

  • Live Nórdica 408 – Jogos que Eu Quero Muito Jogar em 2025 – Covil dos Jogos em Cyclades VS Cyclades: Legendary Edition – Um Clássico Aprimorado
  • Eduardo Vieira em Cyclades VS Cyclades: Legendary Edition – Um Clássico Aprimorado
  • O Que Tem na Caixa? Unboxing Cthulhu Death May Die – Medo do Desconhecido – Covil dos Jogos em Papo do Ladino: Cthulhu Death May Die
  • Como Dominar Jogos de Tabuleiro Competitivos em Estratégia e Tática em Jogos de Tabuleiro (Participação Especial: Fel Barros)
  • Live Nórdica 405 – Os Melhores Jogos da Galápagos! – Covil dos Jogos em Uma Nova Versão de Memoir ’44 Está Chegando – Será Que Vem Pro Brasil?
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital

© 2020 Covil dos Jogos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital

© 2020 Covil dos Jogos