
Faaala Povo! Torne-se um capitão de uma nave pirata e tome o controle de todos os setores e clãs da antiga colônia de mineração Tortuga!
Nesse artigo, vou dar um resumo das regras e um review do jogo Tortuga: 2199 recém lançado pela Meeple BR aqui no Brasil!
Tortuga é um jogo de Deckbuilding e muito Controle de Área.
Não vou detalhar a montagem do setup, mas vou dar uma visão bem geral dele, vamos lá…
SETUP
De acordo com o número de jogadores, é montado o mapa dos setores de Tortuga usando as grandes peças hexagonais. Cada uma dessas peças representa um setor.
Existem as peças com um T, que são as peças que ficam em torno da peça central de Tortuga, e a própria peça central também possui o T. Existem, também, peças com um M, F, R e V, que são peças mais distantes do centro do tabuleiro.

Feito a composição do mapa de acordo com o número de jogadores. Agora serão colocados os diversos marcadores pelo mapa. Esses marcadores podem ser:
Fichas de Local de Torretas: Quem estiver com essa ficha, ao realizar um combate, pode adicionar +1 de manobra.
Fichas de local de posto de troca: Quem estiver controlando um setor com essas fichas, pode usá-la uma vez por turno como +1 de Crypto.
Fichas de Controle de Setor: Quem estiver controlando o setor com uma dessas fichas, possui de 1, 2 ou 3 de influência, de acordo com o valor mostrado na ficha.
Fichas de Minerais: Quem possuir essas fichas pode, em seu turno, usá-la como +1 de Crypto. Ao serem usadas, essas fichas vão para um banco no setor do tabuleiro chamado Minas.
Fichas de Caça: Essas fichas serão embaralhadas e distribuídas no tabuleiro viradas para baixo. Cada uma delas indica uma caça que os jogadores podem derrotar, para receberem pontos de influência e benefícios em seus baralhos.
As naves dos jogadores são posicionadas no tile central do mapa que é Tortuga.

São formadas as pilhas de cartas com o símbolo T. Aqui serão formadas 6 pilhas com as cartas de custo 2, 3, 4, 5, 6 e, por fim, a de custo 10.

Além das pilhas com o T, nos tiles que contém os símbolos M, F, R e V serão embaralhados os decks respectivos separadamente e, em seguida, abertas duas cartas em cada um desses setores. O restante desses decks será posicionado ao lado do setor com o verso virado para baixo.

Cada jogador recebe um baralho inicial que irá conter, 5 cartas de mineração, 3 cartas de Manobra, 1 carta de Aceleração e por fim a carta da Nave Espacial escolhida pelo jogador.
Além do baralho inicial, cada jogador recebe também, 10 cubos da cor da sua nave.
O baralho de cada jogador deve ser embaralhado e, de acordo com a ordem do turno e o número de jogadores, cada um saca algumas cartas.
A partida agora pode começar.
TURNO
O jogo é jogado em turnos. Na sua vez, cada jogador usa as cartas de sua mão para realizar ações. Após usar suas cartas, o jogador deve coloca-las em sua pilha de descarte. Em seguida compra 5 novas cartas e passa o turno para o jogador à sua esquerda.
Caso o deck se esgote, o jogador deve embaralhar seu descarte formando assim uma nova pilha de compras e sacar cartas para completar sua mão.
Existem 2 tipos de recursos no jogo, são eles:
Crypto: Usado para comprar novas cartas para seu baralho.
Manobra: Usada para realizar ações.
Além dos símbolos dos dois recursos existentes no jogo, as cartas também podem conter habilidades especiais que os jogadores poderão usar em seu turno.
AÇÕES
– Reservar uma carta da mão: O jogador pode gastar 2 de Crypto, para colocar uma carta ainda não usada no turno, separada, para que possivelmente seja usada em algum dos seus turnos futuros. No início do turno do jogador, antes de fazer qualquer coisa, ele pode decidir se pega ou não a carta reservada para sua mão.
– Jogar uma carta: O jogador baixa na sua frente uma carta de sua mão e recebe os recursos e habilidades que estiverem disponíveis na carta.
– Comprar uma carta: O jogador pode gastar Cryptos , para adquirir cartas, de acordo com o setor que estiver, nos setores com o símbolo T, o jogador compra cartas das pilhas abertas com o T. Se estiver nos setores com os símbolos, M, F, R e V, ele só pode comprar as cartas respectivas em cada um desses setores. Lembrando, além do Crypto recebido de cartas jogadas, o jogador pode usar Crypto de fichas de mineiras ou de posto de troca que possuir.
– Atualizar o mercado no setor atual: O jogador pode gastar 1 Crypto para descartar uma carta do setor que estiver e substitui-la com uma do topo do deck especifico. Essa ação NÃO pode ser realizada nos setores com o símbolo T.
– Mover: O jogador pode gastar 1 de Manobra para mover sua nave espacial para um setor adjacente. Setores podem conter qualquer quantidade de naves espaciais.
– Coletar Minerais: O jogador pode gastar 1 de manobra para coletar uma ficha de mineral do setor em que estiver. A ficha vai para seu estoque pessoal e pode ser usada em qualquer momento a partir de agora.
– Explorar uma ficha de caça: O jogador pode gastar 1 de manobra para ver secretamente a ficha de caça do setor em que estiver. Após ver uma ficha, o jogador deve posicionar um de seus cubos em cima dela. Fichas de caça mostram um alvo que pode ser derrotado. Cada alvo possui um valor de dificuldade para ser derrotado e um número de influência que lhe renderá.
– Destruir uma carta usada: O jogador pode gastar 2 de manobra, para remover do jogo uma carta usada por ele neste turno.
– Caçar uma criatura: O jogador pode gastar a quantidade de manobras de acordo com a dificuldade de uma ficha de caça, já explorada por ele, para derrota-la. A nave do jogador deve estar no mesmo setor da caça e como dito, ela já deve ter sido explorada por ele.
Ao derrotar a caça, o jogador recebe 1 ponto de influência e pega a carta respectiva da criatura e coloca na sua pilha de descartes. Cartas de caça possuem efeitos como as demais cartas adquiridas pelo jogador. Agora, essa criatura pode ser usada pelo jogador à medida que ela for sacada por ele do seu deck.
– Resgatar uma carta de caça: O jogador pode remover do jogo qualquer carta de caça que estiver em sua mão, para receber os pontos de influência representados nela.
– Conquistar um setor: O jogador pode obter o controle de um setor em que estiver, pagando uma quantidade de manobras de acordo a defesa do setor. Cada fronteira(lado) do setor, possui um valor de defesa. Para conquistarmos um setor, devemos sempre começar pelo valor inicial: Nos setores com o T, esse valor é 3 (com exceção do setor central Tortuga que é 15). Já os setores M, F, R e V, começam com sua defesa em 5. Após tomar o controle de um setor, o jogador coloca um de seus cubos na área de defesa, igual a quantidade de manobras que foi gasta. Após um jogador ter tomado o controle de um setor, outros jogadores, em seus turnos, podem gastar manobras para tomar o controle para si, pagando o custo do próximo ponto de defesa (+1 para cada marcador já colocado no local).
Após controlar um setor, o jogador pega para si os marcadores de controle de setor , posto de troca
e local de torretas
indicados nele. Caso esses marcadores estejam com algum outro jogador (devido a este ter tomado o controle anteriormente do setor), os marcadores serão agora passados para o novo controlador do setor.
OBS: Se o setor que estiver sobre o controle de outro jogador e a nave espacial desse jogador estiver no setor, para tomar o controle, será necessário realizar um combate. Nesse caso, será executada a ação “Atacar uma nave inimiga.”
– Reforçar um setor: O jogador pode gastar uma quantidade de Crypto para reforçar um setor que controla. Por exemplo, se ele possui o controle no nível 3 de defesa do setor, ele pode gastar 5 Cryptos para colocar seu marcador no nível 5 de defesa, dificultando para os adversários tomarem o controle do setor.

– Atacar uma nave inimiga: O jogador pode atacar uma nave inimiga que estiver no mesmo setor que ele. Caso tenha mais de uma nave inimiga no setor, o jogador escolhe com quem irá combater.
O atacante deve anunciar quantas cartas vai usar no ataque e posiciona-las viradas para baixo em sua frente. O Defensor então, escolhe quantas cartas vai usar para defesa, e também posiciona-las em sua frente viradas para baixo. O atacante revela suas cartas e resolve qualquer efeito de ataque que elas possuírem. Depois o defensor revela suas cartas e a força de combate é comparada.
A força de cada jogador é igual à quantidade de manobras indicadas nas cartas que jogou. Além das cartas, quaisquer marcadores de Torretas que os jogadores possuírem irão somar, cada um deles, +1 na força. Além disso, caso o defensor esteja em um setor controlado por ele, a posição do seu cubo estiver no marcador de defesa irá lhe conceder força de combate adicional (a cada 2 pontos de defesa, sua força no combate aumentará em +1).
Quem tiver a maior soma é o vencedor. Se o atacante foi o vencedor, ele ganha um ponto de influência do estoque geral e rouba um ponto de influência do defensor. Note que, nos combates, os pontos roubados só podem ser pontos advindos de outros combates , caças ou troca em Tortuga (são marcadores de influência redondos, diferente dos pontos de controle de setor, que são hexagonais). Pontos de controle de setor não podem ser passados para outro jogador, a menos que o defensor tenha perdido o combate em um setor que controla. Dessa forma, o atacante que ganhou o combate, além de ganhar os pontos citados anteriormente, toma o controle do setor automaticamente. Caso o defensor vença o combate, ele ganha um ponto de influência do estoque geral.
Após a resolução do combate, o perdedor retira sua nave do mapa e, em seu próximo turno, poderá posicioná-la em um setor de seu controle ou em Tortuga. Além disso, caso o perdedor tenha usado cartas durante o combate, uma dessas cartas será destruída aleatoriamente.
Além das ações descritas acima, alguns setores no jogo dão habilidades para o jogador que os controlar, quando esses jogadores estiverem nesse setor. São eles:
Minas – O jogador que a controlar pode, durante o seu turno, mover um marcador de Mineral do banco daquela mina para seu estoque pessoal.

Vórtice – O jogador que o controla, pode destruir uma carta usada por ele nesse turno.

Fortaleza – O jogador que a controla ganha +1 de manobra para usar durante seu turno.

LaboRatório de Pesquisa – O jogador que o controla pode reservar uma carta de sua mão durante seu turno.

Além desses, o setor central TORTUGA, concede a qualquer jogador a habilidade de trocar 7 Cryptos por 1 ponto de influência.

O jogo pode terminar de duas formas: A primeira é quando algum jogador atingir um total de 15 pontos de influência, então o jogo acaba imediatamente. A segunda forma é quando um jogador tomar o controle do setor central Tortuga. Então, todos os jogadores terão mais um turno. Nesse turno, as ações Conquistar um Setor e Atacar um inimigo NÃO podem ser realizadas e, após todos finalizarem, é realizada a contagem de pontos. Quem tiver mais pontos de influência, vence!
MInhas considerações:
Tortuga 2199 foi uma grande surpresa pra mim! O jogo conseguiu mesclar deckbuilding, controle de área, e aquele conflito maroto com muita maestria.
Para começar, quero falar sobre os componentes. A produção da Meeple BR está ótima, os tiles de setores são dupla camada para poder receber alguns marcadores de setores. As miniaturas são muito bonitas, não possuem tantos detalhes mas, ainda assim, quando elas estão na mesa são de encher os olhos. A arte como um todo é belíssima, quando o jogo está montado na mesa, os hexágonos com sua arte um pouco dark, passam realmente a sensação de um ambiente espacial, visto em filmes e séries.

Apesar de não ter tanta diversidade nas cartas em questão de arte como no Ascension ou Star Realms, por exemplo, é mais do que o suficiente para agradar aos jogadores. Cartas com artes bem diferentes e que passam uma boa ideia das espécies espaciais que habitam em Tortuga. Com certeza o jogo merece o Selo é Lindo!
Mecanicamente o jogo me surpreendeu. Por ser uma corrida por pontos de vitória, a duração de cada partida pode variar de acordo com o estilo do grupo que estiver jogando. Por exemplo, caso os jogadores queiram montar um excelente deck para depois partir atrás dos pontos de vitórias, as partidas podem se delongar; entretanto, se desde o início os jogadores limparem os decks e, assim que possível, começarem a controlar as regiões, as partidas tendem a ser mais rápidas.
O deckbuilding tem uma boa sinergia, as cartas que são adquiridas nos setores mais afastados tendem a ser melhores, e “combar” melhor com outras cartas do mesmo setor.
Uma característica que gostei demais, foi que os decks inicias possuem uma carta diferente para todo mundo. Esse foi um ponto que me agradou bastante. Outro ponto que gostei, foi de você não depender de cartas e suas habilidades, para “limpar” seu deck. Você pode fazer isso como uma ação em seu turno, pagando duas manobras para destruir uma carta já usada por você.
Isso faz com que o jogo passe a ter muito mais estratégia, pois você pode optar por começar mais acelerado que os demais, gastando seus recursos para limpar o deck, e depois buscar os pontos, ou ir mais devagar e comprar diversas cartas. Mesclar essas duas características também é uma opção. Como podem ver, são várias as formas de se jogar, mas cada pessoa têm um estilo que mais se adapta nos deckbuildings. O meu é sempre o mais lento, e toda vez me dou mal nessa! :`(
Um ponto a ser ressaltado também é a sensação de nunca estar seguro, visto que todos os jogadores, desde o baralho inicial, possuem uma carta que se move 3 setores. Dessa forma faz com que a qualquer momento você possa ser atacado.
Por falar em ataque, é uma das formas mais recompensadoras de obter pontos durante a partida, se não for a maior, pois você ganha dois pontos ao vencer, sendo que um desses pontos é tirando diretamente de um adversário (dá até para fazer uma relação com o futebol: quando se faz gol fora de casa, vale por 2, no caso do jogo, ganha 2 pontos que praticamente valem por 3 :D).
É meio óbvio mas, normalmente, quando um jogador dispara em pontos de vitória, ele passa a ser o alvo dos outros jogadores. Até nesse quesito de persiga ao líder, o jogo consegue dar um jeito de balancear, para que não se alongue demais e os jogadores não foquem em apenas uma pessoa. Ao ser atacado e derrotado, o jogador retira sua nave até chegar seu turno novamente e, como os pontos além de virem do estoque geral também são “roubados” de outro jogador, os pontos sempre estão girando entre eles e é certo que em algum momento alguém vai chegar a 15.
E até mesmo se todos os jogadores toparem, da pra fazer uma “house rule” do jogo terminar com uma pontuação menor do que 15. Assim, reduz o tempo da partida sem deixar de ter uma boa experiência com o jogo.
Ter atenção ao turno dos jogadores para ver quais cartas eles já usaram é essencial, para se preparar para uma defesa ou até mesmo armar um ataque. Outro ponto é ficar sempre ligado em quantos pontos os outros jogadores possuem, pois as cartas de caça que vão para os decks, podem ser resgatadas pelos jogadores que as tiverem em mãos, concedendo pontos àquele jogador e, talvez, até mesmo a vitória em uma grande virada!
Tortuga vai agradar quem gosta de Deckbuilding e quem gosta de um conflito/disputa. Na minha opinião, quando vi e joguei a versão gringa pela primeira vez, achei que viria mais caro do que foi anunciado, visto que infelizmente os preços dos jogos estão rumando valores cada vez mais altos. Pela quantidade e qualidade dos componentes o preço dele está no mínimo justo.
Vale indicar também que o próprio manual mostra 2 outros modos de jogo, para agradar tanto quem gosta muito do combate, quanto para quem não gosta. Um dos modos, faz com que ao vencer um combate, o jogador escolhe entre receber 2 pontos tirados direto do jogador perdedor ou receber 3 pontos do banco, entre outras regrinhas. Já o outro modo, passa a dar uma grande relevância para o Crypto, pois nele, os jogadores não podem se atacar. Assim o jogador pode ajustar da forma que melhor agradar a mesa.
Eu curti bastante o jogo, porém nem tudo é perfeito. Eu achei a carta de uma das 4 naves, muito mais forte que as demais, apesar de que todas as partidas que joguei, o jogador com essa nave não foi o vencedor. Essa carta possui a habilidade de ao jogador, poder destruir uma carta da mão. Ou seja, esse jogador tende a limpar o deck mais rápido que os outros, por isso eu achei a habilidade mais forte que as demais.




Caso conheçam o jogo, espero que gostem dele tanto quanto eu ,e caso tenham gostado do texto, deixa um feedback que vai ajudar bastante! Um grande abraço e até a próxima!
Excelente resenha! Aumentou muito a minha expectativa pelo jogo.