Faaaaala povo! Recentemente pude conhecer alguns jogos novos e um deles foi o Cytosis, um jogo que não foi lançado no Brasil, mas que sempre vejo comentários sobre o mesmo. Hoje venho escrever um resumo das regras e o que achei dele. Espero que gostem!
Ficha Técnica:
Jogadores: 2-5
Duração: 75 min
Designer: John Coveyou
Editora: Genius Games
Mecânicas: Alocação de trabalhadores e colecionar componentes
Cytosis: É um jogo de alocação de trabalhadores que ocorre dentro de uma célula humana. Os jogadores começam o jogo com um número de trabalhadores e em seus turnos, os jogadores irão colocar um de seus trabalhadores em qualquer local disponível no tabuleiro. Alguns locais proporcionam aos jogadores recursos (mRNA, ATP); outros com ações (converter recursos e coletar cartas). Os recursos serão usados para cumprir cartas de objetivo que irão render pontos de saúde. No fim do jogo quem tiver mais pontos de saúde, vence o jogo.
Resumo das Regras
Cada jogador recebe seus marcadores de ação (que são os frascos de Erlenmeyer), seus discos de transporte vesicular e marcadores.
Serão separados e embaralhados os três decks do jogo; eventos, componentes celulares e objetivos. Revele uma quantidade de cartas de objetivo de acordo com o número de jogadores menos um, e coloque as demais de volta na caixa. Abra 4 cartas de componentes celulares no espaço indicado no tabuleiro e distribua 3 cartas para cada jogador. Forme uma pilha com as cartas de eventos.
Cada turno é composto por duas fases, são elas:
Fase 1 – Alocação dos trabalhadores
Nesta fase, os jogadores em ordem do turno, vão colocar seus trabalhadores (frascos de Erlenmeyer) nos espaços do tabuleiro e executar as ações ou coletar os benefícios do espaço.
Existem 4 tipos de espaços disponíveis no tabuleiro, são eles:
1- Coleta de Recursos:
Núcleo: Aqui, os jogadores recebem uma quantidade de cubos pretos de mRNA de acordo com o espaço alocado.
Mitocôndria: Aqui, os jogadores vão receber os recursos chamados de ATP, na quantidade de acordo com o valor do lugar de alocação. No espaço sem valor, o jogador paga 1 cubo verde de carboidrato e recebe 6 marcadores de ATP.
Membrana Plasmática: Aqui, os jogadores pagam ATP para pegar cubos verdes de carboidratos, de acordo com o número no local.
Retículo Endoplasmático Liso: Aqui, os jogadores recebem de acordo com o local alocado uma quantidade de cubos amarelos de lipídios.
Ribossomos Livres: Aqui, os jogadores trocam cubos pretos de mRNA por cubos vermelhos de proteínas.
2 – Compra de cartas de componente celulares:
Aqui, de acordo com o espaço alocado pelo jogador, ele paga ATP para adquirir a carta do espaço determinado.
As cartas são a principal forma de ganhar pontos de vitória no decorrer ou no final do jogo. Essas cartas ficam na mão do jogador, ocultas dos demais jogadores. Dependendo da carta, você pode completá-la em um único local, revelando-a, pagando os recursos de seu custo e ganhando os pontos. Já outros tipos de cartas, será necessário realizar uma série de processos para serem completadas. Existem 5 tipos de cartas, que são:
Tipos de Cartas de Componentes celulares:
Cartas de Hormônios; Há dois tipos de cartas de hormônios, hormônios proteicos (fundo vermelho) e hormônios esteroides (fundo azul). As cartas de hormônios são completadas ao longo de algumas rodadas.
No primeiro passo, o jogador deve alocar de acordo com a carta, um de seus frascos no RE, seja ele liso ou rugoso, assim colocando um de seus discos de transporte em um dos locais disponíveis, junto dos recursos que a carta requer, seja proteína ou lipídio.
Já no segundo passo, ele deve alocar um de seus frascos no Complexo de Golgi, movimentando seu disco de transporte do RE e adicionando os cubos verdes de carboidrato.
Por último, no terceiro passo o jogador deve colocar um frasco na Exocitose e pagar o custo de ATP da carta, assim revelando a carta de sua mão e ganhando os pontos de saúde mostrados na carta.
Obs: Os recursos de macromoléculas requeridos nas cartas devem ser colocados em cima de seu disco de transporte, durante todo o processo, para completar a carta.
Carta de hormônio esteroide.
Carta de hormônio proteico.
Cartas de receptor de hormônio: Há dois tipos de cartas de receptor de hormônio, são elas: Receptor de Hormônio Esteroide e Receptor de Hormônio Proteico. Essas cartas são completadas da mesma forma que as cartas de hormônio, mas ambas começam no RE Rugoso.
O diferencial dessas cartas é seu benefício. Os jogadores que as completarem marcarão pontos quando outros jogadores completarem Cartas de Hormônio de acordo com o descrito na carta. Caso o próprio jogador que possua uma carta de receptor de hormônio complete uma carta de hormônio, ele ganha 1 ponto; quando são seus adversários que completam uma carta de hormônio, ele ganha 2 pontos.
Cartas de receptor de hormônio.
Cartas de Enzima: Não precisam de Discos de transporte para serem completadas. Primeiro o jogador deve alocar um frasco nos Ribossomos Livres para trocar cubos pretos de mRNA por cubos vermelhos de Proteína, depois colocar um frasco no Citoplasma. Dessa forma o jogador revela a carta de enzima e paga os custos da carta para completá-la e receber os pontos de saúde mostrados na carta.
As cartas de Enzima completadas devem ficar sobrepostas na área de cada jogador. Conjuntos de cartas de Enzima marcarão pontos ao final do jogo, conforme descrito na carta.
Cartas de Enzimas.
Cartas de Desintoxicação Alcoólica: São completadas ao colocar um de seus frascos dentro do RE Liso. O jogador paga o custo de ATP indicado na carta e recebe os pontos de saúde mostrados na carta. No fim do jogo, os jogadores com mais cartas de desintoxicação alcoólica, ganharão pontos adicionais.
Carta de Desintoxicação Alcoólica.
Cartas de Recursos: Essas cartas, quando adquiridas, concedem ao jogador os recursos mostrados na carta.
Cartas de Recursos.
De acordo com os requisitos de cada carta de componentes celulares, os jogadores precisarão efetuar um ou mais passos para completá-las. Cada passo é efetuado através da ativação de um dos locais de alocação no tabuleiro. Veja a seguir os espaços no tabuleiro, utilizados para essa finalidade:
3 – Completar cartas de componentes celulares (São completadas ao longo de várias rodadas):
Retículo Endoplasmático Liso:
- Opção 1: Desintoxicação Alcoólica: Aqui o jogador irá pagar ATP`s para completar uma carta de desintoxicação Alcoólica.
- Opção 2: Síntese de Hormônio Esteroide
– Colocar um de seus Discos de Transporte Vesicular em um espaço livre no RE Liso
– Colocar em seu Disco de Transporte Vesicular uma quantidade de cubos amarelos de lipídios de acordo com o requerido pela carta de Hormônio Esteroide que esteja querendo completar.
Retículo Endoplasmático Rugoso:
– Colocar um de seus Discos de Transporte Vesicular em um espaço livre no RE Rugoso
– Trocar uma quantidade de cubos preto de mRNA de seu estoque pessoal por cubos vermelhos de Proteína do estoque geral. Coloque os cubos de Proteína no Disco de Transporte Vesicular.
Obs: Você deve usar os cubos pretos para troca por cubos vermelhos. NÃO pode ser adicionado cubos vermelhos diretamente de seu estoque pessoal.
Complexo de Golgi:
O Complexo de Golgi é o segundo passo para completar cartas.
1 – Mover um de seus Discos de Transporte Vesicular do RE Liso ou Rugoso para o complexo de Golgi.
2 – Colocar um cubo verde de carboidrato ou um cubo amarelo de Lipídio de seu estoque pessoal no Disco de Transporte Vesicular, de acordo com a carta de componente que queira completar.
Membrana Plasmática(Exocitose):
A exocitose da membrana plasmática é o passo final para completar as cartas de componentes celulares.
1 – Revele a carta.
2 – Mova um de seus Discos do Complexo de Golgi para fora da célula.
3 – Pague imediatamente o custo de ATP indicado na carta de componente celular.
4 – Devolva todos os recursos pagos para o estoque geral e retorne o Disco de Transporte para o jogador.
5 – Ganhe os Pontos de Saúde de acordo com o indicado na carta.
Citoplasma:
Citoplasma é o último passo para o jogador completar cartas de Enzima.
1 – Revele a carta de Enzima.
2 – Pague imediatamente o custo de ATP indicado na carta de Enzima.
3 – Pague a quantidade de cubos vermelhos de Proteínas indicados na carta do seu estoque.
4 – Receba os Pontos de Saúde de acordo com a carta completada.
4 – Laureados em Biologia:
O jogador que alocar um frasco nesse espaço pegará o marcador de primeiro jogador e deverá escolha entre duas opções: Pegar um ATP pro seu estoque pessoal ou Colocar um de seus dois Marcadores de Objetivos em uma das cartas de objetivos disponíveis no tabuleiro.
5 – Frasco Cinza:
No tabuleiro há um local com dois frascos cinzas. Um jogador em seu turno, antes de colocar seu frasco, pode optar por pagar 4 ATP’s para colocar um dos dois frascos cinzas disponíveis no tabuleiro.
Fase 2 – Carta de Evento e atualização do tabuleiro.
- Todos jogadores retiram os frascos alocados durante a fase um do tabuleiro central ,e caso utilizados, os frascos cinzas para seus devidos lugares.
- Revela-se a carta do topo da pilha de cartas de eventos e seu efeito é realizado.
- Remova da fila de cartas de componentes celulares a carta mais à esquerda e arraste as demais todas para a esquerda. Agora, preencha os espaços disponíveis com novas cartas.
Fim do jogo: A última rodada acontece quando a última carta de evento for revelada.
Review:
Cystósis é um jogo que eu sempre ouvi falarem, às vezes bem e às vezes mal, mas sempre tive a curiosidade. Por sorte, minha namorada (Thaís) é bióloga, e desde que o viu pela primeira vez, se interessou muito e ficou “namorando-o” até que decidiu importar o jogo.
Com as partidas que joguei pude perceber que o jogo é bem legal. Aparenta ser bem mais complicado do que realmente é. Quando coloquei ele na mesa, parece que tudo que li no manual foi tomando forma bem rápido e assim as partidas transcorreram bem rápidas e divertidas. Joguei em apenas dois jogadores, e deu pra perceber que o jogo deve brilhar ainda mais com 3 ou 4 jogadores.
Tive a sensação que ele serve como um jogo de entrada para alocação de trabalhadores. Quem gosta do tema, vai ver que tudo é bem amarrado com a mecânica. Vejo um grande potencial para aplicação do jogo em escolas.
Talvez o ponto negativo do jogo pra mim, é que no começo senti uma certa semelhança com Lords of Waterdeep, pois você aloca um trabalhador e pega os recursos dos locais para completar cartas, que no LoW seriam as quests. Mas à medida que fomos jogando, essa semelhança foi sumindo. Um ponto que achei bem diferente e que deu um diferencial é a forma como você move seus Discos para completar as cartas, dando uma dinâmica diferente pro jogo. A interação entre os jogadores existe, mas é bem pouca.
A arte e os componentes do jogo são de extrema qualidade, a produção da Genius Games é realmente muito boa, o que me deixou ainda mais curioso pelos outros jogos deles. Outro ponto positivo do jogo é a pontuação final, onde além de somar as cartas de objetivos e pontos ganhos ao completar as cartas, temos também um set collection, que é feito através de cores em algumas cartas de componentes celulares, o famoso “bacon” nos jogos.
A rejogabilidade aparenta ser boa, ainda mais dependendo da versão que você importar, pois existe a expansão Vírus, que vai ajudar a dar uma nova cara pro jogo.
Caso tenha a oportunidade, recomendo muito conhecer o Cytosis!
Um grande abraço e até o próximo texto.
As editoras brasileiras poderiam crescer o olho nesse jogo ein?! Parabéns pelo texto. Você tem o Genotype?
Com certeza merecia essa atenção! o Genotype eu ja coloquei no radar, qualquer dia desses animo a importar ele. Obrigado pelo comentário e por ter lido o texto!
Parabéns pelo texto e pela paciência em me explicar jogar também! kkkkkk
Pena que perdi =/ kkkkk
Obrigado amor, por ter lido! Perder é só uma consequência, o importante é a gente se divertir juntos!
Ótimo jogo. Como faço para adquiri-lo??
Fala Alexandre, infelizmente só fazendo importação. Recomendo o site do Tiendamia, nele você consegue achar o jogo para comprar. Um grande abraço e obrigado por ter lido!