Faaalaaa Povooo!! Aqui é o Pikachu voltando mais uma vez pra Coluna Papo do Ladino, como vocês estão nessa pandemia? Espero que bem. Vocês já devem ter lido o título e então sabem que o hoje falaremos de um jogo nacional extremamente divertido, vamos resenhar sobre o jogo É Top !?: Variedades.
Visão Geral
É Top !?: Variedades ou simplesmente ‘É Top’, é um jogo de 2 a 10 jogadores, dos designers Rodrigo Rego e Leandro Pires. É um jogo bem rápido, com duração descrita na caixa de 20 minutos.
As principais mecânicas do jogo são; blefe e dedução. Essencialmente o jogo é um ‘trivia ‘, ou seja, é um jogo sobre conhecimentos gerais.
Gameplay
No início do jogo, cada um dos jogadores receberá uma carta de personagem. Além de uma ilustração do personagem, a carta também vem com um número em cada um de seus lados, representando os pontos de vida do jogador.
Todos então, devem posicionar sua carta com o número 4 para cima e então a partida se inicia.
Uma carta será colocada no centro da mesa, onde um dos participantes deverá ler a pergunta da carta para todos, exemplo: Quais foram os filmes mais assistidos de todos os tempos? Atrás desta carta existe um Top 10 contendo as respostas corretas.
Agora à partir do jogador mais novo e em sentido horário, todos devem tentar adivinhar uma das respostas, ou pelo menos tentar ser o mais convincente possível.
Quando chega na vez de um participante, caso o mesmo estiver em dúvida ou não quiser arriscar, ele pode passar e assim ficar fora até que alguém pegue a carta.
Outra ação possível é duvidar da resposta de um dos adversários, utilizando o mesmo exemplo, vamos supor que alguém fale; “Gladiador”. Um jogador que achar que a resposta está errada pode duvidar e então olhar o verso da carta que têm a pergunta, desta forma vendo o Top 10. Caso o nome do filme citado estiver correto, o jogador que duvidou perderá 1 de vida e ficará de fora até que alguém pegue a carta.
Ainda no exemplo, caso o nome “Gladiador” não apareça no Top 10, o jogador que duvidou fica com a carta e quem disse o nome do filme perde um ponto de vida.
Outra forma de ganhar a carta, é quando todos passam exceto um jogador e o mesmo ganhará a carta.
O jogo termina quando um jogador ganhar 4 cartas ou restar somente um jogador “vivo”.
Opinião sobre o jogo
É Top é daqueles tipos de jogos que somente uma partida não é o suficiente. É um jogo que consegue levar muita gente para mesa pelo fator curiosidade, o melhor exemplo que eu posso dar são meus pais.
Eles não têm costume de jogar, ao contrário, possuem aversão aos jogos, ainda assim jogaram duas partidas e se divertiram bastante, justamente por possuir mecânicas simples.
Além disso, o jogo exige somente conhecimento prévio de assuntos gerais dos jogadores, caso o mesmo não saiba as respostas, falar com convicção ainda é uma arma poderosa. Um exemplo foi meu pai, que quando perguntado sobre as top cidades mais visitadas do mundo, o mesmo respondeu ‘Jerusalém’. Ele estava errado, mas falou com tanta convicção que ninguém duvidou.
Outra coisa que gostei bastante, foi do sistema de eliminação de jogadores que o jogo possui. Onde o jogador só é eliminado caso o mesmo se arrisque, pois cada um sempre tem a opção de passar caso não saiba a resposta e também não precisa duvidar de outros jogadores, mas como diz o ditado; “Quem não arrisca não petisca”.
O valor do jogo também é animador, sendo menos de R$50,00 e que comporta até 10 jogadores.
É Top é um jogo que me impressionou muito, não duvidaria se ele for um campeão de vendas aqui no Brasil.
Caso você queria acompanhar uma partida completa, segue abaixo o vídeo do Covil.
Então é isso pessoal, espero vocês no meu próximo post. Um abraço a todos !!!!
Nota: 4,75/5
A proposta do jogo é muito boa! Achei muito legal o gameplay na twitch do covil! Top! Ótimo texto Pikachu, parabéns! 👏🏻👏🏻