
Quem me acompanha nessas páginas sabe que eu sou um aficionado por jogos de vaza. Além da tradicional Sueca, que só vim a aprender no segundo grau, nos intervalos (às vezes, durante as aulas) do CEFET-RJ, sempre gostei de vários jogos desse estilo.
Cheguei inclusive a frequentar o Bridge Club do Rio de Janeiro por alguns anos, atraído por um anúncio no jornal onde eles convidavam novos jogadores para conhecer o clube e fazer um curso para aprender o jogo.
Vocês podem se perguntar “poxa, mas é necessário um curso para aprender um jogo?”. Para aprender as regras, não. Bridge é apenas um jogo mediano em termos de regras. Porém, para jogar bem, você precisa aprender bem as técnicas de carteio e principalmente o sistema de leilão para poder se comunicar com o parceiro. E isso leva algum tempo.
Ainda vou falar detalhadamente do Bridge aqui, mas será em outra ocasião.
Hoje vamos apresentar o Corta!, uma versão brasileira de “American Bookshop”, um brilhante jogo de vazas de Taiki Shinzawa que ficou em terceiro lugar na votação do BGG Golden Trickster 2020, prêmio dado pelo Trick-Taking Guild, grupo de interessados nesse tipo do jogo (o vencedor, adivinhem, foi o The Crew).
A versão brasileira foi lançada em julho de 2020 pela nossa querida Geeks N´ Orcs, onde o Renato Simões, um dos produtores de conteúdo do Covil, é sócio e executivo. É interessante notar que a versão brasileira é a primeira edição deste jogo fora do Japão e que o tema original (que tinha a ver com a vida do autor, que trabalhou numa livraria de livros em inglês no Japão e era repreendido pelos chefes quando ele e os colegas eram pegos jogando carteado durante o expediente) foi substituído por um conceito mais abstrato e mais colorido.
Vamos explicar rapidamente as regras do jogo e dar algumas ideias de como abordar sua estratégia. Após isso eu e o Pikachu (com quem tive a oportunidade de jogar uma partida) vamos dar a nossa opinião sobre o jogo.
Além de Corta!, a GNO está trazendo simultaneamente um outro jogo de vazas, o “Homem Batata”, que é também um ótimo jogo. O LPP fez um ótimo artigo sobre este jogo em seu canal, quase que esgotando o assunto. Eu sigo o relator, é um ótimo jogo (talvez até melhor que o Corta!) e recomendo que quem esteja interessado leia o artigo! Se você busca um gameplay, segue abaixo o vídeo da casa.
Regras
Corta! é um jogo de baralho que pode até ser jogado com um baralho tradicional, pois são 4 naipes de 13 cartas. Só que os valores são um pouco diferentes, cada naipe tem duas cartas de valor 0 e mais 11 cartas que vão de 1 a 11.
Eu já expliquei o básico de jogos de vaza no review sobre o The Crew então não vou me repetir aqui. Se você não souber o que é uma vaza, recomendo que leia esse artigo primeiro.
Nesse jogo não existe um naipe de trunfo e o naipe puxado por quem começa a vaza deve ser seguido se você possuir cartas daquele naipe. Se você não tiver cartas do naipe puxado, pode jogar uma carta de qualquer outro naipe.
Existe um valor limite para que a vaza não “exploda”. Para 3 jogadores esse valor é de 14, para 4 jogadores é 16 e para 5 jogadores, é de 17.
A cada carta jogada, os jogadores devem cantar a soma dos valores das cartas. Se o número limite for alcançado, a vaza termina IMEDIATAMENTE, mesmo que alguns jogadores não tenham jogado cartas e o vencedor é quem fez a vaza explodir. Esse pega as cartas da vaza e coloca à sua frente, abertas e agrupadas por naipe e lidera uma nova vaza.
Se por acaso todos os jogadores jogarem uma carta e o valor limite não for alcançado, aquele que colocou a maior carta do naipe puxado vence a vaza e procede da mesma forma que no caso da vaza explodida.
Quando um dos jogadores jogar sua última carta, a vaza onde isso ocorreu termina normalmente e a mão é encerrada. Antes de contar os pontos, porém, aqueles jogadores que ainda possuem cartas na mão terão que decidir se querem ou não adicionar as cartas restantes no seu jogo.
Em princípio cada carta ganha vale um ponto negativo, a menos que você seja a pessoa que possua mais cartas daquele naipe, o que as faz contar como pontos positivos. Anotam-se os pontos e joga-se uma nova mão. A sugestão é que a partida seja composta de tantas mãos quanto forem o número de jogadores. O vencedor é aquele que tiver mais pontos ao final da quantidade de mãos combinadas!
Primeiras noções de Estratégia
Só joguei duas partidas, então não dá para fazer muitos comentários sobre a estratégia, mas vou deixar aqui algumas ideias que já tive.
Uma das principais noções de jogos de vaza é “estabelecer” um Naipe que você possa dominar, fazendo com que suas cartas fiquem firmes e possam lhe dar vazas garantidas. Em “Corta!”, fazer isso é praticamente impossível, pois a possibilidade de cortar a vaza pela quantidade de pontos nela torna muito difícil se aproveitar a vantagem de escolher o naipe puxado quando se é o primeiro a jogar uma vaza. Se você jogar uma carta alta no início da vaza, ficará muito fácil para o jogador adversário ganhar a vaza estourando-a, caso queira.
Então, resta se aproveitar de um outro tipo de técnica comum aos jogos de vaza, que é o “throw in”. Esse tipo de jogada é basicamente a técnica de dar a mão para um determinado adversário de modo que ele abra o jogo para você poder definir o destino da vaza seguinte.
Nesse jogo, você só quer ganhar cartas de naipe que acredite que pode dominar, mas jogar apenas de forma conservadora provavelmente é insuficiente para vencer. Pegar uma vaza completa (com 4 cartas) é, quase sempre, um bom início.
As cartas 0 são muito importantes, porque elas praticamente são garantias de não levar a vaza (a única exceção é sair com uma carta zero e todos negarem o naipe). Para um final de jogo onde você não quer levar cartas perdidas, elas podem ser muito úteis.
Opinião do Eduardo
Corta! é uma boa surpresa trazida pela Geeks & Orcs, um jogo de vaza bem divertido e com uma lógica de jogo que sai do comum dos jogos de vaza. Seu preço está muito acessível e acredito que ele será um sucesso de vendas. Não vejo a hora de receber o meu!
Nota: 3.8/5
Opinião do Pikachu
Corta! é um jogo que me surpreendeu positivamente. Suas regras são simples,então é muito fácil de explicar para novos jogadores. Sem dúvida o segredo da partida é a leitura da mesa, desta forma o grau de dificuldade e tática, depende diretamente dos jogadores. A questão da pontuação do jogo é outro fator que faz toda a diferença. Saber quando abandonar um ‘naipe’ ou até mesmo bloquear um oponente pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Somando tudo isso a um jogo de preço bastante acessível, Corta! se torna excelente jogo para se ter e levar em todos os lugares.
Nota: 3.5/5

Eduardo Vieira é analista de sistemas, e participa do Hobby desde 2018, mas vem tentando descontar o tempo perdido! É casado, mora no Rio de Janeiro e vive reclamando que não tem parceiros para jogar tudo que compra!