Faaala Povo! Hoje vamos falar do futuro lançamento da On The Table Jogos, o Levitadores! Um jogo do querido André Teruya.
Ficha do jogo:
Jogadores: 1-4 | Duração: 40min
Editora: On The Table Jogos | Designer: André Teruya
Arte: Diego Sá | Tema: Fantasia
“Levitadores é um jogo no qual assumimos o papel de Mestras e Mestres de diferentes Ordens de Telecinese, sendo: as Donzelas da Água, as Druidas da Lua, os Eletrostáticos e os Sacerdotes do Ar.
Cada Ordem contém poderes especiais que auxiliam nas manipulações das Ruínas de Dracor, que guarda os Artefatos Sagrados da natureza.
No jogo, devemos gerenciar da melhor forma possível, as energias e estabilidades necessárias para levitar cada uma das seis pedras sagradas para cumprir os diversos desafios.
Cada desafio é um puzzle envolvente e desafiador que contém um padrão mostrando as posições exatas aonde cada pedra deve estar.
A cada rodada, evoluímos em nossas habilidades especiais, desenvolvendo novas possibilidades de levitação das pedras.
O Mestre que for mais bem sucedido nos desafios será o novo Guardião dos Artefatos Sagrados, assegurando o equilíbrio entre a natureza e a vida.”
Resumo das Regras
Cada jogador escolhe com qual personagem vai jogar, recebe seu tabuleiro individual, duas cartas aleatórias de habilidades especiais e uma carta de objetivo de pergaminho, coloca os marcadores no nível 5 de energia e de estabilidade e recebe os 6 cubos que representam os blocos a serem manipulados e os coloca no nível 0 do grid.
Cada personagem possui uma habilidade diferente, que estará descrita no fim desse resumo.
No Tabuleiro central são embaralhados o deck de habilidades especiais e o deck de objetivos de pergaminho. As cartas de objetivo do livro são embaralhadas e disponibilizadas nas duas pilhas com a face virada pra cima. São rolados os 5 dados e alocados nos respectivos espaços. Logo abaixo dos dados são disponibilizadas cartas da pilha de habilidades especiais.
O objetivo do jogo é realizar movimentos com os cubos em seu grid, de forma a cumprir os padrões dos objetivos do livro, ou dos objetivos de pergaminhos que possui.
O jogo é jogado em turnos, seguindo em sentido horário.
Cada turno é divido em três fases, são elas:
Primeira Fase: Começando pelo jogador inicial, o mesmo deve selecionar uma das colunas e receber o dado com a face que estiver à mostra e a respectiva carta que estiver embaixo.
A carta vai para a lateral esquerda da ficha do seu personagem, a partir de agora, você pode usar a sua habilidade especial. Você recebe um bônus pelo dado recebido. Cada face do dado pode lhe render um bônus especifico. São eles:
Face do touro(preta): Você poderá mover uma vez um cubo preto em seu tabuleiro individual.
Face da raposa(laranja): Você poderá mover duas vezes um mesmo cubo laranja ou uma vez dois cubos laranjas em seu tabuleiro individual.
Face do coelho(amarelo): Você poderá realizar três movimentos com seus cubos amarelos, você decide livremente como os mover em seu tabuleiro individual.
Face da coruja(roxa): Você recebe 3 recursos, seja energia ou estabilidade, você escolhe.
Face do pergaminho(branca): Você recebe um objetivo de pergaminho, que vai para o lado direito do seu tabuleiro individual. Cada jogador só pode ter 2 objetivos de pergaminho ativos.
Face do sol(azul): Você recebe uma nova carta do deck de habilidades especiais e a coloca no lado esquerdo do seu tabuleiro individual.
Todos os movimentos com cubos nessa fase, são gratuitos. Após todos os jogadores tiverem realizado a fase um, a fase dois se inicia.
Segunda fase: Começando pelo primeiro jogador e seguindo em sentido horário. Cada jogador deve escolher como manipular o bloco(dado) selecionado, de forma a escolher o bônus a ser recebido em seu tabuleiro individual. A face do dado à mostra e a face oposta, não podem ser escolhidas nesse momento.
Existem também 6 opções de escolha, mas conforme dito a cima, sempre duas estarão bloqueadas. São elas:
Face do Sol: O jogador recebe uma carta de habilidade especial, um de energia e um de estabilidade
Face do Pergaminho: O jogador receber uma carta de objetivo de pergaminho, um de energia e um de estabilidade.
Face do touro: O jogador recebe quatro de estabilidade.
Face do coelho: O jogador recebe quatro de energia
Face da coruja: O jogador recebe três de estabilidade e um de energia.
Face da raposa: O jogador recebe três de energia e um de estabilidade
Após escolher e receber os benefícios, o jogador já realiza a terceira fase.
Terceira fase: Nessa fase os jogadores em ordem do turno, irão gastar energia e estabilidade, para movimentar os cubos ao longo do grid, de forma a cumprir os padrões expostos nas cartas de objetivos de pergaminho ou do livro. Os objetivos dos pergaminhos, só podem ser cumpridos pelo próprio jogador, os objetivos abertos do livro, serão cumpridos pelo primeiro jogador a completar seu padrão.
Antes de explicar os movimentos, gostaria de destacar as características de uma carta de objetivo.
Em cada uma delas, terá um padrão em como as cores e o posicionamento em que os cubos deverão estar. Na parte inferior de cada carta, possui dois números, o da direita, representa a quantidade de pontos de vitória que aquele objetivo vai lhe render, caso seja cumprido. Do lado esquerdo é o nível em seu grid, que o padrão da carta DEVERÁ ser iniciado. Lembrando que os cubos começam a partida no nível 0.
Um objetivo ao ser cumprido, sairá da parte de objetivos ativos em seu tabuleiro individual e irá para a parte de objetivos cumpridos. Caso tenha cumprido o objetivo no nível especificado pela carta, a carta deverá ser alocada no espaço do meio. Caso tenha sido completado o padrão, um nível a menos do que solicitado na carta, ela deverá ser alocada no espaço de baixo, dessa forma ela vai lhe render -3 pontos ao final do jogo. Mas caso tenha sido realizada em níveis superiores ao solicitado na carta, ela será alocada no espaço superior, que irá lhe render +3 pontos no fim do jogo.
Agora que entendemos como funcionam os objetivos, vamos para a movimentação dos cubos.
Os cubos podem se mover para os lados, para cima e se puderem para baixo. Diagonais são permitidas!
No seu turno, você pode gastar energia e estabilidade, o quanto conseguir, até passar.
Cada cubo, representa um nível de dificuldade para manuseá-lo. O cubo amarelo é o mais leve, para cada nível que você subir com ele, você gasta 1 de energia. O cubo laranja é um pouco mais denso, nele, cada nível gasta 2 de energia. O cubo preto é o mais pesado, é necessário 3 de energia por nível.
Além da energia, você precisa manter os cubos estáveis. Dessa forma ao lado do seu grid, existe uma tabela do nível de cada linha e também, uma tabela com o valor de estabilidade a ser gasta para o cubo chegar naquele nível.
Esses custos são quando se movem os cubos para cima. Ao descer com um cubo, seja ele de qualquer cor, o custo é de apenas um de energia. Para mover com os cubos para o lado, mantendo-o na mesma linha, o custo é de 1 de estabilidade.
Além disso, vale ressaltar que cubos podem ficar em cima de outros cubos, mas ao movimentar, você só conseguirá mexer com o do topo da pilha de cubos.
Outras formas de manipulá-los é através das cartas de habilidades especiais. Cada carta possui uma cor e uma iconografia. Caso ao adquirir uma carta, a mesma possua mais de uma cor, ao colocá-la em seu tabuleiro individual, você pode escolher dentre as cores mostradas nela, onde ela vai ficar.
Cada carta laranja, permite que você troque um de energia por um de estabilidade e vice versa.
Cada carta roxa, permite você inverter cubos de uma pilha.
Cada carta azul, permite você trocar cubos em uma mesma linha.
Cada carta verde, permite você saltar um cubo por sobre um outro cubo na mesma linha.
As cartas podem ser usadas livremente durante seu turno, em qualquer uma das fases. Quando usada, a carta deverá ser virada com a face para baixo, sinalizando que nesse turno, ela já foi usada. No início do próximo turno, as cartas serão desviradas.
Além das habilidades, as cartas também irão render recursos. no início de cada rodada, de acordo com certos conjuntos.
2 cartas iguais rendem 1 recurso, 3 cartas iguais 3 recursos, 4 cartas iguais 5 recursos, e 4 diferentes 3 recursos.
Após todos terem terminado as três fases, os dados são rolados novamente, cartas de habilidades especiais são dispostas, os jogadores recebem seus recursos, o marcador de primeiro jogador passa para o próximo e um novo turno se inicia.
O jogo termina quando um jogador completar 5 objetivos.
PERSONAGENS
Donzelas da água: Um cubo amarelo é substituído por um cubo azul(gelo). Esse cubo, tem o custo de um amarelo, mas para cumprir objetivos, pode ser usado como vermelho(pagando 1 de energia e 1 de estabilidade) ou preto(pagando 2 de energia e 1 de estabilidade). Além disso, uma vez por turno elas podem deslizar um cubo pro lado gratuitamente.
Sacerdotes do ar: Em seu tabuleiro individual a faixa com os custos de estabilidade, é diferente. Eles gastam menos estabilidades ao longo da partida dessa forma.
Eletrostáticos: Sua barra de energia pode armazenar quatro de energia a mais.
Druidas da Lua: Em seu grid de movimentação, elas possuem portais, onde uma vez por turno, um cubo em um portal, pode gratuitamente ir para outro portal.
Além disso, caso os jogadores queiram um jogo simétrico, podem jogar todos com o Magnus, em sua ficha possui características de todos os outros personagens. No modo solo, também se é jogado com a ficha do Magnus.
Primeiras impressões.
Jean:
Levitadores é um jogo simples, mas bem difícil de executá-lo. No sentido em que, a forma de se jogar, você entende rápido, mas conseguir extrair o máximo das suas habilidades e completar os objetivos de forma rápida, é bem difícil de se pegar. É o tipo de jogo, que quanto mais se joga, mais expert você vai ficar.
Possui uma grande rejogabilidade, devido aos personagens com poderes diferentes e as formas como as cartas e os dados vão sair. Joguei pouco e por isso é uma primeira impressão, mas o jogo me agradou muito, tem vários elementos que me agradam, como o tema por exemplo. Eu que sou fã dos desenhos da Nick, Avatar A lenda de Aang ou A lenda de Korra, me trouxe um pouco do feeling durante a jogatina.
A arte do Diego Sá está fantástica, joguei somente a versão digital, e fico imaginando esse jogo físico com essa arte linda na mesa! Vai chamar muita atenção.
As opções de ter um modo simétrico e até mesmo modo solo, também valem ser ressaltadas. Pois assim consegue agradar uma gama ainda maior de jogadores e ainda, abre a possibilidade para campeonatos.
Apesar de gostar muito de interação entre os jogadores durante a partida, no Levitadores, essa interação existe, mas muito leve, no máximo, pegar um objetivo do livro antes de outro jogador, ou selecionar um dado que seria muito bom pra certo jogador. Mas o famoso block não passa disso. Você faz o jogo praticamente solo, sem interferências, o que não é de forma alguma demérito do jogo.
As habilidades de cada personagem são todas muito diferentes e ao mesmo tempo muito fortes. Saber usar isso ao seu favor e extrair o máximo que puder em seu turno, é o ideal para conseguir a vitória.
Uma coisa que pode incomodar algumas pessoas, mas não vejo como defeito do jogo e sim uma característica, é que Levitadores é o tipo de jogo que pode desenvolver um certo A.P(Analysis Paralysis) nos jogadores. Devido a ser um jogo onde você quer fazer padrões, para cumprir os objetivos, esse AP é normal. Pois durante seu turno, você precisa extrair e otimizar ao máximo suas ações.
Mais uma grata surpresa no cenário dos jogos de tabuleiros e de autor BR! André está de parabéns pelo jogo, aproveito e estendo os parabéns ao Diego pela arte e ao pessoal da On the table por esse ótimo lançamento. Convido á quem conseguir, conhecer o jogo e ficar de olho pra quando houver o seu lançamento. Um grande abraço e até o próximo texto!
Pikachu:
Falaaa Povo, aqui é o Pikachu, fazendo uma aparição especial aqui no Bloco do Block para deixar as minhas impressões do jogo Levitadores.
Levitadores é um jogo que me surpreendeu positivamente. Ao vê-lo pela primeira vez me pareceu um jogo complicado, mas após a explicação já me senti apto a jogá-lo sem problemas. É um jogo simples de se aprender a jogar, mas difícil de dominar, principalmente devido ao tipos diferentes de levitadores.
Logo no início você já tem uma escolha importante a se fazer, qual levitador escolher? As diferentes habilidades de cada levitador não é algo leviano, elas alteram sua maneira de jogar a partida toda, possibilitando diferentes tipos de estratégia. Isso faz com que a rejogabilidade deste jogo seja algo impressionante.
Ao decorrer da partida fica evidente que o principal do jogo é geração, e gerenciamento de recursos. Saber quais cubos mexer, gerenciando sua energia e estabilidade, aprimorando isso com as cartas de habilidades especiais e o poder único de seu levitador é a chave para ganhar o jogo.
O jogo também conta com um modo simétrico que possibilita chances iguais a todos os jogadores, fora isso também existe um modo solo .
Talvez o único ponto negativo do jogo seja a questão da Analysis Paralysis . Devido ao fato do jogo ser muito estratégico, demorar em sua ação é algo natural, uma vez que você fará contas de custos do seus movimentos e verá qual a melhor forma de fazer sua jogada. Mesmo assim este não é um ponto que incomoda, uma vez que todos os jogadores farão isso.
Levitadores é um jogo excelente, possui uma grande rejogabilidade e um jeito charmoso de usar o gerenciamento de recursos. Ele é um jogo médio onde a boa utilização de suas cartas e poderes é amplamente recompensado.
Bacana demais Jean e Pikachu, ficou excelente!!! Obrigado pela oportunidade e atenção de vocês!!! Flw, abraços
Ficou muito bom! Review super detalhado!