Faaaaala Povo! Recentemente pude conhecer o jogo Camisa 12, do querido Rodrigo Rego, que está saindo pela Dijon Jogos. É um jogo de futebol, onde cada jogador é a torcida do time, então podemos dizer que o tema é no mínimo inusitado. Aqui vou dar um resumo das regras e, no fim, as minhas primeiras impressões sobre o jogo. Espero que gostem!
Resumo de Regras
Preparação
Coloque o tabuleiro de estádio e o rondel de ações no centro da mesa.
Cada jogador pode sortear ou escolher o time que vai jogar.
Cada jogador pega a pilha de peças da sua torcida e deixa próxima de si. As 5 primeiras peças de torcida de cada um dos jogadores, serão usadas para preencher as 5 laterais do rondel de ações.
Coloque a bola no espaço inicial do rondel de ações.
Cada jogador começa no espaço 0 de pontuação.
Embaralhe a pilha de cartas de mosaico e coloque-a virada para baixo próximo ao tabuleiro de estádio.
Cada jogador recebe uma carta de referência e uma carta de pênalti. Não revele a carta de pênalti para o seu adversário.
Jogue cara ou coroa com a moeda e decida quem será o jogador inicial.
Turno
No seu turno você DEVE mover a bola no rondel de ações 1, 2 ou 3 espaços no sentido horário. No local onde você parar com a bola, você irá descartar a peça do seu adversário, colocando-a próxima de você; já a sua peça deverá ser colocada em um espaço vazio no tabuleiro de estádio (do seu lado do estádio). Cada setor no rondel de ações possui uma iconografia, que também é reproduzida nos espaços no tabuleiro de estádio. Caso você coloque sua peça em um espaço com ícone diferente do escolhido no rondel, seu adversário marcará 2 pontos de vitória.
Após colocada a peça, será realizada a pontuação. Cada peça de torcida possui uma pontuação diferente, conforme mostrado abaixo:
Bandeirões: Para cada peça de bandeirão conectado(adjacentes), mais pontos você ganha, 1 bandeirão = 1 ponto, 2 bandeirões conectados = 3 pontos, 3 bandeirões conectados = 5 pontos e assim sucessivamente.
Músicas: Cada peça de música possui uma letra. Elas não precisam ser colocadas adjacentes, mas precisam ser colocadas em ordem alfabética em sentido horário. Para cada peça de música que estiver nesses requisitos, mais pontos você ganha. 1 música = 1 ponto, 2 músicas = 2 pontos, 3 músicas = 4 pontos e assim sucessivamente.
Fogos: As peças de fogos também não precisam ser colocadas adjacentes. Para cada peça de fogos em seu lado do estádio você irá marcar uma quantidade de pontos de vitória: 1 peça = 1 ponto, 2 peças = 1 ponto, 3 peças = 2 pontos e assim sucessivamente. Porém as peças de fogos premiam ainda no final da partida. Aquele que possuir a maior quantidade dessas peças em seu lado do estádio no final da partida, ganhará 4 pontos.
Mosaico: As peças de mosaico não dão pontos de vitória diretamente, elas lhe rendem cartas de mosaico. 1 peça = 1 carta, 2 peças = 1 carta, 3 peças = 2 cartas e descarte uma e assim sucessivamente. Cartas de mosaico lhe renderão pontos de vitória no fim do jogo, caso seu requisito seja cumprido.
Olas: Peças de Ola lhe darão pontos de vitória, 1 Ola = 3 pontos, 2 Olas = 4 pontos, 3 olas = 5 pontos e assim sucessivamente. A diferença é que na hora de contar a quantidade de Olas para verificar os pontos que você vai ganhar, devem ser contabilizadas as Olas em todo o estádio, e não somente no seu lado.
Fim de Jogo
Quando todos os espaços no estádio tiverem sido preenchidos, a partida se encerra e partimos para a pontuação final, onde o jogador com mais peças de fogos ganha 4 pontos, e as cartas de mosaicos são reveladas e pontuadas. Depois disso é verificado na trilha de pontuação, quantos gols cada time fez. Caso haja empate no número de gols, a partida será decidida nos pênaltis.
Pênaltis: Cada jogador revela a carta de pênalti que recebeu no inicio da partida. Cada carta irá pontuar de acordo com um tipo de peça de estádio. Para cada peça desse tipo em seu lado do estádio o jogador marcará um gol de pênalti, no fim quem tiver feito mais gols, vence! Cada carta de pênalti contará para os dois jogadores.
Primeiras Impressões
Camisa 12 é um jogo rápido, simples e extremamente divertido. O tema é inusitado e chamou muito minha atenção, pois gosto bastante de futebol.
As referências aos times são um show a parte dentro do jogo. As habilidades e efeitos que cada um causa durante a partida são muito legais e fazem bastante sentido dentro da característica daquela torcida. São 24 times e ainda algumas promos com times extras, tem habilidade pra experimentar ai aos montes.
Cada carta de time especifica a cor que aquele jogador deverá usar ao longo da partida. Se ambos os times indicarem a mesma cor, é só um dos jogadores virar a sua carta e terá uma outra cor para ser usada. Isso é um detalhe, mas achei bem bacana terem pensado nisso.
Mais um ponto muito interessante, é que ele vai agradar muito quem gosta de futebol, mas também quem não gosta, pois você não precisa saber coisas especificas do mundo da bola para poder jogá-lo. Isso é um ponto muito positivo no jogo.
A arte e iconografia estão sensacionais, tudo muito bem feito e pensado, merece demais o Selo é Lindo! Não tive acesso a cópia física, mas por fotos e vídeos vi que a qualidade está muito bacana.
Pra mim que adoro um bom e velho BLOCK, a forma com que o rondel funciona, que além de pegar uma peça para você, ao mesmo tempo você está eliminando uma do adversário, é muito legal, pois você joga realmente fazendo aquela marcação cerrada.
Apesar de ser simples, você precisa pensar bastante onde colocar sua peça, onde parar no rondel, entre outras coisas. Assim, forma uma camada estratégica leve, mas presente no jogo.
Apenas uma coisa me incomodou. Joguei bem pouco o jogo, então pode ser que ao longo de outras partidas minha opinião mude, mas na minha primeira impressão, achei que na trilha de pontos, a distância entre cada marca de gol é grande. Dessa forma as vezes em alguma partida você faz uma quantidade bem maior de pontos, mas empata em gols e acaba perdendo nos pênaltis.
Talvez poderia ter sido mais curta essa distância, mas como disse, são minhas primeiras impressões, talvez jogando ele mais vezes, essa minha opinião mude.
No geral, Camisa 12 é uma excelente novidade aqui para nossas terras Brazucas. Mais um jogo com tema de futebol muito bem implementado! Parabéns ao Rodrigo Rego e ao Diego da Dijon pelo lançamento e pela organização da Copa Camisa 12.
Espero que tenham gostado, um abraço e até o próximo texto!