Acho que todo mundo que tem um certo tempo de hobby, já parou e pensou: “ah, mais um jogo com esse tema…” e com certeza deve ter jogado, ou mesmo possuir na coleção vários jogos com temas parecidos. Então, os temas nos jogos de tabuleiros estão saturados?
É comum haver jogos com temas bem parecidos, aqui vou citar alguns dos que acho mais vistos em meio à infinidade de jogos que temos no mercado.

Os famosos jogos de “fazendinha”: As características aqui geralmente são de administrar recursos, seja plantando, colhendo, ou mesmo os comercializando. As mecânicas na maioria das vezes são diferenciadas, mas sempre giram em torno disso. Geralmente o tema é presente nos jogos do estilo “euro”. Na minha opinião, como geralmente o tema nos euros é apenas superficial, isso não incomoda. Claro que, quando casa muito bem com a mecânica, dá um gosto a mais pra se jogar.

Outro tema muito comum nos jogos, é de época medieval, com exércitos, monstros como minotauros, centauros, krakens e também seres de outras espécies, como anões, elfos, orcs, tudo no melhor estilo Tolkien. Aqui geralmente os jogos são cooperativos, com grupos de “heróis” enfrentando desafios e monstros, ou mesmo competitivos, com batalhas de exércitos. Há excelentes jogos que conseguiram fazer uma grande sinergia entre mecânicas e tema. Você se sente preso e ligado à história ou aos personagens. Por mais que eu seja um grande saudosista desse tema, por ser grande fã de obras que o abordam, confesso que tem momentos que penso que é mais do mesmo e fico esperando por algo que irá me surpreender nos jogos dessa temática.

Jogos que abordam os contos Lovecraftianos! Quem não gosta de combater os seres com grandes tentáculos, ou até mesmo passar para o lado deles e tentar traze-los para nosso plano astral!? Abordado principalmente nos jogos temáticos(“ameritrashes”), o tema é muito presente e te faz se sentir dentro do jogo. Mas é outro caso que já está cheio de títulos similares no mercado.

O tema espacial ou Sci-fi: Esse tema geralmente aborda, raças, planetas, extração de recursos, entre outras características. Aparece em diversos estilos de jogos, sejam eles euros, ameritrashes entre outros. Particularmente é um tema que não me incomoda, sou apaixonado por temas espaciais e fico vidrado nas artes.

Como várias outras situações, os jogos também não ficariam de fora em se inspirar em séries, filmes, livros e HQs que fazem sucesso, pois assim, já iram “fisgar” pessoas só por tratarem de algo de que elas já são fãs. Nesse caso, são usados em diversos estilos de jogos, euros, ameritrashes, party games, card games e etc… engloba quase todos os estilos de jogos, pois o tema por si só já irá vende-lo.

Existem outros temas que acabam aparecendo bastante, como steampunk, cyberpunk, culinária, faroeste, zumbis, entre outros. Mas afinal, os temas estão saturados ou não!? Pra mim apesar de achar que em alguns casos, já me cansou, não acredito que esteja saturado, vez ou outra, aparecem jogos que abordam algo novo, algo nunca visto. Mas até em outras áreas, é difícil de se criar algo novo. Vou usar como exemplo filmes: Quantos filmes não tratam do mesmo gênero, apenas com uma história diferente? O mesmo podemos usar nos quadrinhos, livros, séries e outras coisas. Acredito que a questão, não se limita aos temas repetidos, mas sim em buscar uma forma de inovar dentro do tema já usado uma vez e usá-lo bem; não colocar ele no jogo de qualquer forma só pra ter uma capa bonita e uma arte chamativa.
Jogos com o tema simplesmente “jogados” ali de qualquer jeito, temos aos montes e até agradam, pois o tema está ali só como um plano de fundo, mas quando jogamos algo que conseguimos notar o cuidado de criar uma sinergia entre o tema e alguma mecânica, é mais satisfatório e acaba por ganhar sempre os melhores feedbacks. Até posso aproveitar o texto e falar sobre qual é mais importante, a mecânica ou o tema? Pois bem, pra mim é uma união dos dois. Cada aspecto tem seu valor nos jogos, ainda mais hoje em dia, em que os jogadores estão super exigentes.
Não discordo quando falam comigo sobre essa questão de temas repetidos, mas ao mesmo tempo, entendo o quão desafiador deve ser criar algo novo e surpreendente. Outro caso que podemos citar é a própria mecânica dos jogos. Já tem um bom tempo em que não aparece alguma mecânica nova, justamente devido a dificuldade em desenvolver algo do zero. Por isso o importante é reciclar os temas e mesmo mecânicas existentes e usá-los de maneiras diferentes, inovadoras, que irão dar a sensação de algo novo.
Talvez tenhamos até a sensação de “preguiça” dos designers, mas eu discordo completamente, acho que nesse nosso mundo dos jogos, seja o melhor caminho trabalhar com o ‘seguro’ do que inovar e ‘flopar’. Mas é sempre bom ficar de olho nas coisas novas e se surpreender.
Quem sabe não aparece um jogo que seja um Blockbuster de fazendas medievais com monstros “Cthulianos”!? Perdoe a piadinha!
Devido a quantidade de conversas que tenho tido ou tive sobre essa questão quis escrever e espero que tenham gostado! Não se esqueçam de deixar nos comentários o que acham, se os jogos merecem novos temas, ou quanto mais da mesma coisa melhor. Um grande abraço e até o próximo texto!
Parabéns Jean, texto que trás um tema que pode parecer desnecessário de falar, mas quando é colocado a mesa, gerará boas discussões!
Justamente João. Estava conversando com o pessoal, que o bacana desse texto, foi que me deu ideia para produzir outros, nesse nem me aprofundei tanto, era algo que estava na minha cabeça devido algumas conversas que tive recentemente e essa pauta estava sendo sempre levantada. Devo produzir algo abordando novamente parte desse mesmo tema de uma outra forma. Agradeço por ter lido e dar um feedback. Um grande abraço!!!
Ótimo texto, Jean!
No meu ponto de vista, um tema está bem desenvolvido no jogo quando eu consigo esquecer a planilha de excel que esta por trás do que estou vendo. Se eu começo a racionar não nos elementos do tema, mas apenas nos símbolos que manipulamos e quantos pontos eles me geram, acho que designer falhou no desenvolvimento do mesmo. O que temos na verdade é um abstrato decorado.
Isso acontece muito nos euros saladas de ponto. Muitas vezes, jogadas que tematicamente não fazem nenhum sentido dão mais ponto que jogadas “temáticas”. Isso me incomoda. O jogo deveria ser lúdico.
Mas, quando a proposta do jogo está na mecanica, realmente isso se torna secundário.
Nos jogos temáticos, isso acaba sendo mais problemático. Por diversas questões comerciais e também de medo de ofender sensibilidades, as editoras acabam fugindo dos riscos de buscar temas diferentes. E da-lhe fazendinha, zombie e fantasia medieval!
Por isso eu valorizo muito o trabalho do Stagmeier. Wingspan foi um tiro na mesmice dos temas.
Vou tentar desenvolver depois um texto tocando nesses assuntos!
Sds,
Eduardo
Ótimo ponto Eduardo. Esse texto deixou varias ideias para serem abordadas ainda, acho muito válido. Valeu demais por ler e dar sua opinião aqui também. Um abraço!