“Alegra-me saber que Odin se prepara para o banquete. Logo, estaremos bebendo hidromel em chifres curvados. Não devo entrar no salão de Odin com medo. Lá, esperarei meus filhos se juntarem a mim. E, quando se juntarem, deleitar-me-ei com suas histórias de triunfo. O Aesir me receberá! Minha morte vem sem pedido de desculpas! E recebo as Valquírias para me levarem para casa!”
- Ragnar – Vikings
Faaala Povo! Hoje vamos falar sobre um dos meus jogos favoritos; Um Banquete a Odin, pra quem não entendeu a brincadeira no titulo do texto, aqui no Covil ele ficou carinhosamente conhecido como A Quermesse do Pai do Thor, devido a grande criatividade do Paulo. Vou dar um visão geral do setup e regras (não irei entrar em detalhes) e por fim, falar o que acho sobre o jogo.
Designer: Uwe Rosenberg
Artista: Dennis Lohausen
Editora: Grok Games
Jogadores: 1-4
Setup e Regras
Primeiro coloque o tabuleiro de ação no centro da mesa.

Depois coloque as duas bandejas de recursos, próximas ao tabuleiro de ações.

Pegue o tabuleiro de suprimentos especiais e o preencha com as respectivas peças. Diferentes dos recursos normais que são teoricamente infinitos, existe apenas uma unidade de cada peça especial.

Prepare o tabuleiro de suprimentos de Navios, colocando os três tipos de navios nele (baleeiros, Knarr e Dracares). Baleeiros e Dracares possuem espaços para serem preenchidos com minério.

Separe e embaralhe as pilhas de cartas de armas, ocupações com fundo marrom escuro, e ocupações com fundo marrom claro. Cada jogador recebe uma carta de ocupação com o fundo marrom claro e devolve o restante para a caixa, recebe também 3 cartas de armas. As demais ficam disponíveis para adquirir ao longo da partida.

Cada jogador recebe seu tabuleiro individual, juntamente com 12 “Vikings”. Cada tabuleiro individual tem dois lados, um para jogo rápido de 6 rodadas e outro para jogo longo com 7 rodadas. Preencha os espaços na mesa do banquete com seus vikings (6.B), os que sobrarem coloque-os na praça Ting (6.D).

Embaralhe as oito peças de encostas de montanha e vire duas de face pra cima. As demais ficam viradas para baixo formando uma pilha de compra. Preencha as desviradas com os respectivos recursos (madeira, pedra, minério e moedas).

Coloque os 4 tabuleiros de exploração virados com a parte frontal pra cima, marcadas com letras de A até D.

Separe as peças de cabana, casa de pedra e casa longa, em pilhas perto do tabuleiro.

Deixe próximo e visível para todos os jogadores, a tabela de resumo geral da rodada.

Setup pronto, mas antes de irmos para como se joga, quero explicar alguns conceitos do jogo, que acho importantes para se ter um melhor entendimento da explicação da rodada.
Resumo da rodada
Um Banquete a Odin é um jogo de alocação de trabalhadores, onde você pegará recursos na maioria das vezes em forma de peças que são de cores diferentes de acordo com seu tipo, no melhor estilo “tetris” os jogadores buscaram cobrir espaços nos tabuleiros disponíveis (tabuleiro individual (6.A), cabanas (9) e ilhas de exploração (8)), visando aumentar sua renda, receber os bônus e fazer pontos de vitória, visto que na maioria dos espaços a serem cobertos eles já lhe rendem pontos negativos. Cada um desses locais possui uma regra a ser seguida para colocação dos tiles de recursos.
Em nosso tabuleiro individual, recursos vermelhos e laranjas NÃO podem ser colocados e recursos verdes não podem ser colocados em adjacência ortogonal. Recursos azuis, moedas e minérios, podem ser colocados de qualquer forma.
As peças de ilhas de exploração, seguem a mesma regra de colocação do nosso tabuleiro individual.
As cabanas aceitam todos os recursos, exceto minério. Os recursos devem seguir os requisitos conforme a imagem, dependendo de sua cor e regra de adjacência ortogonal.
Existem alguns ícones bem importantes com os quais vamos nos deparar ao longo do jogo:
O ícone de uma mão segurando um valor em moeda representa sua renda. Você os verá no seu tabuleiro individual (6.A) e em algumas peças de ilhas de exploração (8). O menor valor de renda visível em seu tabuleiro, indicará a sua renda da rodada atual.
Este ícone indica a quantidade de moedas que você DEVE pagar.
Quaisquer ícones com essas bordas douradas, significam um bônus. Eles podem ser vistos em seu tabuleiro individual (6.A), em algumas casas (9) e nas ilhas de exploração (8). Você recebe esses bônus caso preencha todos os espaços ao redor deles.
Explicado os conceitos, vamos para as 12 fases da rodada.
1º FASE
Um novo Viking (Incluindo na primeira rodada do jogo): Pegue o viking mais à esquerda da mesa de banquete (6.B) e o coloque na praça Ting. Dessa forma, ficará um número a mostra, indicando qual a rodada atual.
2º FASE
Colheita: Abaixo do número da rodada(6.B), há uma faixa laranja, indicando o que os jogadores recebem naquela rodada. Eles recebem somente recursos laranja, que são retirados do estoque geral e colocados em suas reservas.

3º FASE
Virar tabuleiros de exploração e disposição de prata: As ilhas de exploração começam dispostas com seu lado frontal pra cima (8), abaixo da faixa laranja de colheita, existe uma faixa azul, indicando em qual rodada determinada ilha de exploração será virada para o lado inverso. Com isso, a cada rodada que uma ilha é virada, as ilhas que não foram reclamadas e permaneceram viradas recebem um adicional de 2 moedas. Ilhas que forem viradas e possuírem moedas em cima, perdem esse adicional.
4º FASE
Comprar uma nova arma: Cada jogar compra uma nova carta de arma do deck (5).
5º FASE
Ações: Começando pelo jogador inicial e seguindo em sentido horário, cada jogador pega um ou mais vikings da praça Ting e coloca em um espaço no tabuleiro de ações não ocupado. Os jogadores vão alternando a colocação dos vikings até passarem a vez ou não possuírem mais vikings disponíveis. Os jogadores DEVEM utilizar um efeito do espaço de ação assim que o ocuparem.
- (1.A) Cada coluna no tabuleiro de ações indica a quantidade de vikings que é necessário para realizar as ações de toda aquela coluna (primeira coluna 1 meeple, segunda coluna 2 meeples, terceira coluna 3 meeples e recebe uma carta de ocupação, quarta coluna 4 meeples e pode jogar uma carta de ocupação de sua mão).
- (1.B) Os espaços no tabuleiro de ações são organizados em grupos de ações similares.
- Espaços de produção (espaços verdes): Os jogadores recebem o que é apresentado.
- Espaços de troca (espaços cinza possuem uma seta cinza indicando a troca de mercadorias): Nesses espaços, os jogadores geralmente trocam recursos de construção por outros itens.
- Montanha e ações de comércio (espaços marrons dourados): Espaços de montanhas permitem os jogadores retirarem uma quantidade de recursos de construções das fichas de encostas de montanhas (7). Já as ações de comércio permitem você trocar recursos da sua reserva por recursos mais valiosos.
- Ações de Knarr (espaços de cor azul): Para realizar as ações nesses espaços, os jogadores precisam possuir um Knarr em sua enseada (6.C). Aqui eles podem fazer comércio exterior e ainda compra de fichas especiais (3).
- Emigração (espaços amarelos): Nesse espaço os jogadores podem virar um Knarr ou um Dracar e colocar no espaço mais a esquerda da mesa de banquete (6.B) de forma que ele deixa de ser um navio mas reduz a quantidade de comida que deve ser servida durante a fase do banquete e passa a valer mais pontos.
- Invadir, Pilhar e Caçar (espaços vermelhos): Aqui os jogadores irão rolar um dado, seja ele um D8 ou um D12, os dados podem ser rolados até 3X.
- Invadir (D8) precisa de pelo menos um Dracar e não importa se possui ou não minério carregado nele. Caso o resultado no dado seja cinco ou menos ,você fracassa automaticamente. Cada pedra e carta de espada longa gasto de sua reserva aumenta o valor do dado em 1. Após determinar seu resultado final, o jogador pode escolher uma ficha especial do tabuleiro de suprimentos especiais (3) conforme o seu resultado. Caso o jogador fracasse, ele recebe uma carta de espada longa e uma pedra.
- Pilhar (D12) tal como o invadir, você precisa possuir um ou mais dracares em sua enseada, mas escolhe o que possuir a maior quantidade de minérios alocados nele. Cada minério aumenta o valor do dado em 1 (aqui você não gasta o minério), além de poder gastar pedras e espadas longas para aumentar ainda mais o resultado. A pilhagem fracassa automaticamente caso seu valor total seja 5 ou menos. Se fracassar, você recebe uma pedra e uma carta de espada longa, além de poder retornar um viking alocado nesse espaço de ação para sua praça Ting. Caso seja bem sucedido, pode escolher uma ficha especial no tabuleiro (3) ou uma ficha comum de recurso azul de acordo com o valor do seu resultado final.
- Caçar, montar armadilhas ou caçar baleias você procura por resultados baixos nos dados. Caçar baleias exige que os jogadores possuam um baleeiro em sua enseada. Para cada minério em seu baleeiro (incluindo o já impresso), o valor é reduzido em 1. Após o resultado final, de acordo com o espaço ocupado, os jogadores precisam pagar com cartas de armas arco e flecha, armadilha, lança ou com o recurso madeira a quantidade do valor final de seu resultado, para assim receber a recompensa do espaço de ação. Caso fracasse, você recebe uma madeira e uma arma do espaço apropriado como consolação, além de que em alguns espaços você poderá devolver vikings para sua praça Ting.
- Exploração (espaços laranjas): Aqui os jogadores podem pegar os tabuleiros de ilhas de exploração (8) e adicionar junto de seu tabuleiro individual para ganhar mais locais para disposição de peças. Cada local de exploração tem um requisito, seja possuir um baleeiro, Knarr ou Dracar, além de permitirem a posse de determinadas ilhas conforme descrito no espaço.
- Ocupações (espaços marrom escuro): Nesses espaços os jogadores podem comprar ou jogar cartas de ocupação (5). Cartas de ocupações possuem cores diferentes, que determinam seu uso:
- Cartas de fundo amarelo são de uso imediato, devem ter o efeito aplicado assim que jogadas;
- Cartas de fundo azul são usadas a qualquer hora, elas possuem um efeito permanente que pode ser usado a qualquer momento;
- Cartas de fundo vermelho podem ser usadas a cada vez que o seu efeito puder ser ativado conforme descrito na carta; e
- Cartas de fundo verde podem ser usadas assim que seu efeito é ativado e podem ser usadas somente uma vez durante o jogo.
Além de todas as ações de alocação no tabuleiro, existem ainda no jogo algumas ações que podem ser feitas a qualquer momento durante a partida, são elas:
- Dispor recursos no tabuleiro individual, cabanas ou ilhas de exploração: Em qualquer momento, os jogadores podem pegar recursos de sua reserva pessoal e colocar em seu tabuleiro pessoal, cabanas ou ilhas de exploração, sempre seguindo as regras de colocação. Dessa forma você busca aumentar sua renda, receber bônus e também cobrir os espaços que dão pontos negativos.
- Comprar Navios: A qualquer momento os jogadores podem comprar navios, pagando o valor apresentado em cada um deles. Os navios adquiridos devem ser colocados em sua enseada, no ancoradouro de tamanho respectivo.
- Trocar moedas: A qualquer hora você pode trocar moedas. Elas são dispostas da seguinte forma: 1 moeda de prata, 2 moedas, 4 moedas e 10 moedas. Os jogadores querem trocar varias moedas de 1 por uma com valor maior ou vice-versa de forma a melhorar sua colocação nos tabuleiros individuais.
- Armas: A qualquer hora (mas não durante uma ação), os jogadores podem colocar minérios de sua reserva em seus baleeiros ou dracares.
- Ocupação: Usar cartas de ocupação de fundo azul.
6º FASE
Determinar o jogador inicial: O último jogador a colocar um viking no tabuleiro de ações recebe o marcador de primeiro jogador.
7º FASE
Renda: De acordo com seu tabuleiro individual os jogadores recebem renda, o menor valor descoberto determina a renda recebida.

Nesse exemplo o jogador recebe 5 moedas de prata.
8º FASE
Procriar animais: Tanto a vaca como a ovelha possuem dois lados, um lado prenhe e outro não prenhe, nessa fase os jogadores que tiverem duas vacas ou duas ovelhas nos seus estábulos (6.E) do lado não prenhe, devem virar uma delas para o lado prenhe. Caso já haja uma delas do lado prenhe, o jogador recebe uma nova ficha de vaca ou ovelha e desvira a que estava com o lado prenhe para o lado não prenhe. Consequentemente, suas ovelhas e vacas podem procriar a cada 2 rodadas.
9º FASE
Banquete: Esta fase se concentra no espaço mesa de banquete do seu tabuleiro individual (6.B), aqui os jogadores devem colocar recursos laranja, vermelhos ou moedas para atender os espaços do banquete.

No exemplo acima o jogador tem que cobrir 9 espaços no banquete.

Nesse outro exemplo mostra como um jogador dispôs os recursos de forma a atender o banquete. Lembrando que aqui também existe regras para a colocação dos recursos: somente é aceito recursos vermelhos, laranjas e moedas. Os recursos não podem ser colocados adjacentes e somente um de cada tipo pode ser colocado na horizontal. Moedas podem ser colocadas adjacentes.
Caso o banquete não seja atendido, para cada espaço não preenchido, o jogador pega uma ficha de penalidade Ting. No fim do jogo, cada ficha vale -3 pontos de vitória.
10º FASE
Bônus: Para cada espaço bônus em seu tabuleiro individual, cabanas e ilhas de exploração que foram devidamente preenchidos em sua volta, o jogador recebe aquele recurso em especifico para sua reserva.
11º FASE
Atualizar e adicionar novas encostas de montanhas: Para cada encosta de montanha em jogo, remova o recurso mais a esquerda e devolva-os para o estoque geral. Caso todos os espaços estejam vazios ou restar apenas as 2 moedas finais, remova a encosta do jogo. Após a atualização, vire uma nova encosta de montanha e a preencha com os respectivos recursos.
12º FASE
Remover os vikings alocados: Retorne todos os vikings alocados para as respectivas praças Ting.
Fim de Jogo
Após 6 ou 7 rodadas, conforme determinado antes de iniciar a partida, o jogo se encerra após o banquete da rodada final. Nenhum jogador receberá bônus nessa rodada. Caso os jogadores possuam recursos em fichas ou de encostas de montanhas, os jogadores podem alocá-los nos espaços vazios que possuírem.
Pontuação Final
Pontos positivos são representados pelo símbolo ao lado. Os jogadores então somam os pontos de seus navios, suas emigrações, ilhas de exploração, cabanas e casas, ovelhas e vacas, cartas de ocupações, a prata em sua reserva e o valor de sua renda final em pontos. Além disso, o jogador que possui a Coroa Inglesa (Ficha especial) recebe 2 pontos.
Após somar os pontos, subtraem-se os pontos negativos impressos nos tabuleiros dos jogadores (tabuleiro individual, ilhas de exploração, casas e cabanas), além disso, caso seja verificado que um jogador tenha alocado uma ficha de recurso sem respeitar os requisitos, ele recebe uma penalidade Ting para cada par de fichar colocadas erroneamente. Por fim quem possuir marcadores de penalidade Ting, subtraem seus pontos também. O jogador com a maior quantidade de pontos de vitória é o vencedor. Caso haja um empate, os empatados vencem a partida.
Review
Um Banquete a Odin é um dos meu jogos de alocação de trabalhadores favoritos. É aquele tipo de jogo que assusta quando vai jogar pela primeira vez, mas ao longo da partida vai se familiarizando e vendo que não é o bicho de sete cabeças que tinha achado.
Mesclando diversas características de alguns dos seus jogos, Le Havre, Patchwork, Agrícola e Caverna, Uwe conseguiu criar um jogo excelente, pra mim, tudo está no ponto certo no jogo. O foco é na alocação de trabalhadores, mas as demais mecânicas se mostram tão importantes quanto.
Como na maioria dos seus jogos, as decisões durante a partida são muito importantes, uma ação que tenha feito na hora errada pode te punir bastante, e talvez te fazer perder o jogo. Como disse no inicio do review, você se assusta (até porque recebe um tabuleiro individual cheio de -1 impresso), mas consegue entender a mecânica bem rápido durante a partida. O desafio aqui é dominar o jogo e traçar uma estratégia, visto que o jogo é bem punitivo.
Por falar em estratégia vamos a uma delas que é bem discutida pelos jogadores desse belo jogo. A estratégia da emigração é sempre falada, devido a grande quantidade de pontos que rende e a facilidade em vista das demais opções. Pra mim ela é realmente forte, mas talvez seja assim tão comentada, por ser a mais óbvia de ser vista e executada nas primeiras partidas, as demais precisam de um planejamento maior e consequentemente jogadores com mais jogos conseguirão executá-las com uma maior facilidade.
Como na maioria dos jogos, você irá focar melhor em uma das estratégias possíveis e fazer um pouco das outras, por exemplo: Se quer focar em explorações, você não tem que abandonar a emigração. Faça uma ou outra, tente bloquear o espaço de ação na hora certa, para que quem esteja focando a emigração tenha sua estratégia retardada, nem que seja um pouco.
Se deixar apenas uma pessoa livre em determinada estratégia, ela sempre saíra melhor que as demais, visto que outros jogadores estarão disputando em outra. Isso é assim em todos os jogos mais “pesados”. Citei com maior destaque a emigração, pois ela sempre gera discussões se é ou não “quebrada”. Deixo claro que na minha opinião ela não é! Ela só precisa de uma marcação, e aparenta ser desbalanceada, pois é a mais óbvia como já dito.
A colocação das peças nos tabuleiros é um jogo dentro do jogo. Você se diverte montando ali seu “tetris” e queimando alguns neurônios no processo, e, por mais que seja um jogo longo você não vê as horas passarem, o jogo prende sua atenção. Em turnos dos outros jogadores, você fica traçando a colocação das pecas, programando as próximas ações e torcendo pra que alguém não ocupe um espaço que você deseja.
Por mais que tenha dados e já pode afastar alguns “Eurogamers” a sorte é quase zero aqui, visto que você consegue mitigar praticamente todas as suas rolagens, se preparando anteriormente.
E como a maioria dos jogos do Uwe, precisamos alimentar nossos trabalhadores e até no banquete você precisa pensar em um pequeno “tetris”. Foi uma das melhores forma de alimentar os trabalhadores que eu já vi nos jogos. Apesar de parecer ser pequena a penalidade por não alimentar, a pontuação de fim de partida é sempre muito apertada. Então, não se preparar para o banquete, pode fazer com que Odin te puna e faça você perder a partida (afinal o jogo tem o nome do banquete, alimenta ai, poxa!!!).
Um outro ponto muito bacana no jogo é seu manual, que vem com com alguns “balõezinhos” com diversas dicas ao longo da leitura de como explicar o jogo, exemplos, entre outras coisas de bastante ajuda.
Apesar de quase nem tudo é perfeito, o jogo tem um problema que até me incomoda bastante. Todas as fichas de recursos são dupla face, sendo que cada lado é um tipo de recurso e possui diversos tamanhos. O jogo até vem com as bandejas para separação e bem explicado no manual como se deve separá-las, mas assim, nunca no decorrer da partida as coisas ficam bonitinhas e ainda tem o problema de um esbarrão ou algo do tipo, que pode virar seus recursos e você não mais saber pra que lado estava. É algo que com cuidado conseguimos controlar, mas pode acontecer e atrapalhar bastante durante a partida.
Um Banquete a Odin é um euro excelente, se ainda não conhece e gosta de alocação de trabalhadores tanto quanto eu, procure jogar e depois me conta aqui o que achou. Espero que tenham gostado do texto, deixe seu feedback ai nos comentários e um grande abraço.
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Será que eu vou dar conta!? 🤣
O jogo ta a caminho, não tem mais volta;
Resenha excelente, Jean! 🙏👏👏👏👏
Oi Livia! Obrigado por ter lido, vai dar conta sim, espero que goste dele tanto quanto eu gosto. É um jogo pra dar uma fritada na cabeça, mas muito gostoso de jogar. Depois me conta o que achou dele quando jogar.
Peguei recentemente na Playeasy e coloquei na mesa esse fim de semana. Claro que primeira partida de jogo mais complexo é sempre aquele “fiasco” (não passei de 60 pontos, nem cheguei a pegar construções e passei longe de pegar uma ilha), mas já deu pra sentir o jogo, e dá pra perceber aquela necessidade de focar em algo, mas “marcar” o adversário não pode ficar em segundo plano. Nunca joguei Agrícola ou Caverna pra comparar (só o Patchwork), mas este é difícil de não ser o melhor do Uwe lançado no Brasil.
Obrigado por ter lido Lucas. Pra primeira partida é normal ficar meio “perdido” umas das coisas legais dele é justamente a curva de aprendizado, cada partida você muda algo na sua forma de jogar. Depois que tiver jogado mais vezes, me conta o que têm achado. Um abraço