Faaalaaa Povooo!! Aqui é o Pikachu voltando mais uma vez pra Coluna Papo do Ladino. Como vocês estão nessa pandemia? Espero que bem. Vocês já devem ter lido o título, então já sabem que hoje é dia de pegar o seu cavalo e vivenciar o Velho Oeste, seja roubando bancos, prendendo foras da lei, transportando gado e até mesmo jogando uma boa partida de pôquer!! Faça o seu melhor, porque no final de tudo apenas as Lendas do Velho Oeste serão lembradas.
Visão Geral
Western Legends é um jogo que comporta de 2 a 6 jogadores. Vale lembrar que existe uma variante para modo solo, que pode ser encontrada no site Board Game Geek, mas a mesma não é oficial. O jogo é a primeira criação do designer Hervé Lemaître. A duração da partida é bem variável, mas o tempo médio de duração descrito na caixa é de 90 min. No Brasil o jogo foi lançado pela Conclave Editora.
No jogo cada um dos participantes será uma figura conhecida do Velho Oeste americano como por exemplo ‘Billy the Kid’. Cada personagem possui um poder especial, sendo assim melhor em certas tarefas. Vale ressaltar a arte do jogo feita por Roland MacDonald, ajuda a dar o ‘clima’ da partida auxiliando na imersão.
Através de suas ações, você decidirá o caminho de seu personagem, podendo ser um mocinho ou até mesmo um fora da lei. Dessa forma o jogo propõe ser um ‘sandbox’, que nada mais é, do que a partida vai se moldando de acordo com as escolhas dos jogadores.
Gameplay
No início do jogo cada um dos jogadores irá receber duas cartas de personagem, então ele deve escolher um entre eles e descartar o outro. Cada personagem começa em um local específico do tabuleiro, possui uma habilidade própria e um equipamento inicial. No jogo ganha aquele que conseguir o maior número de pontos lendários.
Antes de começarem a partida os jogadores decidem qual a duração da mesma. O disparo para o final da partida será dado quando determinados pontos de lenda forem atingidos. Em uma partida curta, a última rodada irá acontecer quando algum jogador atingir 15 pontos. Numa partida de duração média, será 20 e duração longa 25 pontos. Os jogadores então, inclusive o que desencadeou o final da partida, terminam a rodada atual e o jogo se encerra.
Fases da Partida
O turno de cada jogador é composto pelas três fases que se seguem:
- Fase Inicial
- Fase de Ação
- Final de Turno.
Fase Inicial
Durante a Fase Inicial , o jogador ativo executa as seguintes etapas:
- Verifique os efeitos de início de turno
- Escolha um: Receber $20 ou sacar 2 cartas de poker ou receber $10 e sacar 1 carta de poker.
- Escolha uma arma e uma montaria para o turno.
Fase de Ação
Cada um dos jogadores poderá realizar três ações durante o seu turno. São quatro ações diferentes que podem ser executadas, onde o jogador poderá repetir a mesma ação.
As ações são:
- Mover: O jogador de move dois espaços ou o número de espaços de sua montaria.
- Usar uma ação de uma carta: Execute uma ação descrita em uma carta de poker.
- Lutar: Lute contra outros jogadores, contra bandidos no mapa, prenda criminosos, assalte adversários.
- Usar ação de um local : Assalte um banco, compre itens, jogue pôquer ou visite o Cabaré.
Final de Turno
No final do turno os jogadores poderão resolver cartas de história. Ganhar pontos lendários caso estejam sendo procurados e ajustam o limite de cartas na mão. Após isso ser feito começa a vez do próximo jogador.
Cartas de Ação/Pôquer
As cartas em Wester Legends possuem duas funções: Cartas de Ação e Cartas de Pôquer.
As cartas podem ser usadas para fazer ações específicas ,como por exemplo, mover o xerife. Ao mesmo tempo elas possuem numeração e naipe ,como cartas de baralho. Dessa forma, elas podem ser usadas para jogar pôquer e ganhar pontos lendários e bastante dinheiro. Outra forma de utilização das cartas é em duelos onde a maior carta vence.
Cartas de História
Cartas de História são cartas que trazem certa imersão ao jogo. Quando a carta é mostrada somente aparecerá a condição para ela poder ser virada, esse é o objetivo da carta. Quando um jogador completa o objetivo da carta, ele coloca um disco sobre a mesma. O número de discos sobre a carta para ela ser virada é determinado de acordo com o número de jogadores.
Quando a carta é virada é que podemos ver qual a recompensa, título entre outras coisas que a mesma faz. Cada uma das cartas têm um título e um texto explicando o que está acontecendo no velho oeste naquele momento. Ela também traz informações de onde novos bandidos vão surgir. Por fim os jogadores que contribuíram com a carta receberão a recompensa descrita na mesma.
O Bom o Mal e o Feio
Uma das coisas mais interessantes do jogo é que o seu personagem pode jogar pelo time dos bandidos ou do xerife, a escolha é sua. No jogo possuímos duas trilhas : a trilha de procurado e a trilha da justiça .
Quando você avança nas trilhas você ganhará pontos lendários, dinheiro, entre outras coisas. Ainda assim as trilhas são bem diferentes entre si, onde a trilha de justiça pontua somente no final do jogo e a de procurado pontua a cada rodada. Isso se dá justamente porque a trilha de justiça não pode ser tirada de você a não ser que você cometa algum crime. Enquanto a trilha de procurado é zerada caso o jogador seja preso. Vale ressaltar que um procurado não pode avançar na trilha de justiça, por motivos óbvios.
Sobre os pontos eles são ganhos fazendo certas ações como por exemplo o transporte de gado. Caso você leve o gado para a ferrovia você ganha pontos de justiça pela escolta. No entanto se você pega o gado, rouba e leva em outra fazenda, você ganha pontos de procurado.
Além disso, essas trilhas geram várias situações no jogo, onde jogadores que possuam pontos de justiça, podem prender jogadores que possuam pontos de procurado. Jogadores procurados podem assaltar bancos e até mesmo outro jogadores, gerando cenas memoráveis de duelo.
Em meio aos disparos e duelos os jogadores podem se ferir e adquirir ferimentos, esses ferimentos diminuem o limite das cartas na mão do jogador e geram pontos negativos se o jogador não se curar até o final da partida.
No fim da partida aquele que possuir a maior quantidade de pontos lendários é o vencedor.
Veredito
Já joguei o jogo algumas vezes , com 3 e 4 jogadores. Cada jogatina era totalmente diferente, com os jogadores transitando entre o bem e o mal ou até mesmo tornando se neutros e passando quase o jogo todo em mesas de poker, meu irmão adora fazer isso ,por sinal.
Western Legends é um jogo em que, os jogadores influenciam muito no fluxo e na direção da partida. É interessante ver como isso se desenvolve ao longo de várias rodadas.
No que se propõe o jogo realmente é um ‘sandbox’. Você pode guiar sua estratégia de acordo com a mesa e de acordo com sua vontade. Acho que a penalidade mais pesada seria na troca da trilha da justiça pela trilha de procurado. A trilha de justiça só pontua no final da partida, desta forma se você já está avançado na carreira de homem da lei não vale a pena descartar tudo para ser um procurado. Provando que o crime não compensa. Fora isso, você poderá mudar sua estratégia a vontade, sem muitos problemas.
Em Western Legends mesmo não sendo o seu turno, você joga o tempo todo. Caso você estiver próximo a um saloon e um jogador iniciar uma mesa de pôquer, você pode participar da mesma. Se você for um mocinho que está transportando gado fora da cidade pode ser abordado por um bandido, então um duelo se inicia. Outra coisa que pode acontecer é que caso você for o bandido, você receberá investidas de homens da lei tentando te prender.
Um ponto forte do jogo é sua imersão e temática. As ações do jogo, itens, cartas de história se encaixam perfeitamente a temática do velho oeste, trazendo um bom nível de imersão para a partida.
O jogo possui uma pontuação interessante . Você realmente terá total liberdade de jogar da maneira que achar mais divertida. O jogo possui uma verdadeira salada de pontos e estratégias de curto e longo prazo são recompensadas. Meu irmão por exemplo, adorava ficar jogando pôquer, muitas vezes ele quase ganhou o jogo fazendo isso.
Os itens do jogo e montarias são bem legais, podem te ajudar na sua estratégia. Uma boa arma pode ser um ótimo item ofensivo, além é claro de te proteger de ataque de outros jogadores. Montarias vão te ajudar a se movimentar mais pelo tabuleiro e podem ser itens essenciais dependendo de sua estratégia.
Pra mim o jogo possui dois pontos fracos . O primeiro é a aleatoriedade das cartas de pôquer/ação. Como o recebimento das cartas é aleatório se um jogador estiver extremamente azarado poderá levar a pior em todos os duelos, deixando a experiência dele frustrante.
Outro ponto ruim é o seu manual que veio com bastante erros ortográficos, mas a editora já está corrigindo e postando as novas versões. Atualmente a versão 1.2 do manual já se encontra na Ludopedia.
Em resumo eu gostei bastante de Western Legends, para aqueles que curtem uma temática de velho oeste, procuram jogos com um fator de diversão alto e que possui uma boa interação entre os jogadores, eu mais que recomendo.
Nota: 3,75/5
Um abraço galera e até a próxima !!