Faaalaaa Povooo!! Aqui é o Pikachu voltando mais uma vez para o Papo do Ladino. Como vocês estão nessa pandemia? Espero que bem. Vocês já devem ter lido o título; então sabem que o tema de hoje é mais um jogo do universo de Howard Phillips Lovecraft, Cthulhu: Death May Die. Será que ele é mais do mesmo?
Visão Geral
Cthulhu: Death May Die é um jogo que comporta de 1 a 5 jogadores. É um jogo dos designers Rob Daviau e Eric M. Lang. A duração da jogatina é bem variável de acordo com o andamento da partida e o quão rápido os jogadores conseguem fazer as missões. Ainda assim, vamos nos fixar na duração média descrita na caixa, que é de 100 minutos.
No jogo nós somos investigadores, no ano de 1920 que tentam, através das várias missões presentes no jogo, parar os deuses antigos, como Cthulhu, de entrarem em nossa dimensão e destruir a Terra.
Cthulhu: DMD é considerado um ‘Dungeon Crawler’, ou seja, um jogo que contém progressão de personagens, eventos, exploração de cenários, entre outras coisas. Diferentes de jogos da mesma categoria ele se apresenta muito mais simples e enxuto, como explicarei mais a frente neste texto.
Dados
Durante a partida, os jogadores rolarão dados para resolver os inúmeros problemas que existem no tabuleiro, como: derrotar monstros, apagar incêndios ou até mesmo ações do episódio. Os dados possuem duas cores, preto e verde.
Os dados possuem três símbolos:
Exclamação – Sucesso
Símbolo Ancestral – Alguns personagens e monstros têm habilidades com esse símbolo.
Tentáculo- Você perde um de sanidade.
Personagens
Os personagens são um dos pontos fortes do jogo. Já no inicio do cada jogador deve puxar uma carta de loucura para seu personagem, afinal para enfrentar Cthulhu você deve estar louco.
Cada personagem possui três habilidades, sendo uma delas única e as outras duas podendo aparecer em outros investigadores.
Essas habilidades podem evoluir, se o nível de loucura do seu personagem aumenta. Isso mesmo, quanto mais louco seu personagem fica, mais forte ele é, mas tome cuidado, se o marcador de loucura chegar no final da trilha diga adeus ao seu personagem.
Quando o seu marcador de loucura chegar a certos espaços da trilha além de fortalecer suas habilidades você também ganha um dado extra, dessa forma podendo ter mais acertos. Isso ao mesmo tempo é algo que permite você tirar mais tentáculos em suas rolagens, fazendo que você fique louco mais rápido.
Fora as habilidades os personagens são iguais com a mesma quantidade de espaços da trilha de sanidade, trilha de estresse e trilha de vida. Deixando essas estatísticas mais simples, bem diferente de Mansion of Madness por exemplo.
A trilha de estresse serve para pegar cartas, pois algumas delas exigem custo de estresse para serem adquiridas. O estresse também pode ser usado para fazer rerolagens e assim mitigar a sorte.
Sequência do Turno
Ações do Investigador
Existem cinco ações disponíveis no jogo para os investigadores, em seu turno ele pode realizar três:
Atacar: Onde um investigador ataca um oponente em seu espaço.
Correr: O investigador se move até três espaços.
Descansar: Recupere três de estresse/ ferimentos, apenas em locais sem monstros.
Trocar: Troque itens com outros jogadores.
Ações do Episódio: Os episódios contêm ações específicas que podem ser lidas em sua carta.
Cartas de Mito.
Existe um tabuleiro no jogo que monstra o quão próximo está o grande ancião de despertar. Este efeito é ativado através das cartas de mito.
Após as ações dos jogadores, as cartas de mito são sacadas. Nelas contêm eventos que farão com que monstros sejam invocados, que o ancião ande em sua trilha, ou até mesmo que efeitos especiais sejam ativados na partida.
Mas nunca nada de bom sai dessas cartas, prepare-se para o pior.
Investigue ou Lute.
Após resolvidas as cartas de mitos, se não houver um monstro no espaço do investigador, ele poderá investigar. Na investigação o jogador poderá encontrar armas e companheiros, que irão lhe ajudar na luta contra os cultistas.
Caso um monstro esteja em seu espaço ele irá te atacar, então um jogador rola os dados do monstro, descrito em sua ficha.
Episódios , Anciões e Expansões.
Um dos pontos positivos de Cthulhu DMD é a sua rejogabilidade. A caixa base do jogo vem com dois anciões, Cthulhu e Hastur, onde cada um deles é diferente entre si, trazendo cartas novas, habilidades e monstros próprios.
O jogo base também possui seis caixas de episódios, onde em cada um deles temos um objetivo diferente, mapas diferentes, cartas de evento e monstros próprios da missão.
Dessa forma é possível, misturando episódios e anciões, criar até doze combinações únicas de jogo somente com a caixa base.
O jogo também possui várias expansões que adicionam, no total, mais dois anciões e seis episódios, além de novos investigadores e monstros. Juntando tudo você poderá ter até quarenta e oito combinações únicas!!!
Monstros
Os monstros são variados, possuindo pontos de vida, dados de ataque e habilidades próprias.
A diversidade dos monstros e suas habilidades criam momentos de tensão bem marcantes no jogo. Fora isso cada um deles tem sua miniatura própria.
Pensamentos Finais
Cthulhu Death May Die, é o ‘ Dungeon Crawler ‘ mais simples que eu já joguei. Possui uma boa rejogabilidade e como todo bom cooperativo é bem dífícil.Além de possuir miniaturas belíssimas.
O manual do jogo é bem pequeno com somente vinte páginas, bem diferente de outros jogos parecidos como Mansion of Madness que possui quarenta e quatro páginas, somando guia de referência mais o manual.
Comparando com outros jogos com o mesmo tema, pra mim, ele só fica atrás de Mansion of Madness quando o assunto é imersão. Mas por MoM ser um jogo robusto e precisar de aplicativo eu recomendo Cthulhu DMD, principalmente para jogadores iniciantes.
Nota 4/5
Um abraço galera e até a próxima