Faaaala Povo! Hoje venho citar alguns jogos que eu já joguei e gostaria muito que fossem lançados no Brasil, mesmo sabendo que alguns devido sua situação é praticamente impossível, é a famosa frase: Sonhar não custa nada!
O critério de escolha é simplesmente o jogo não ter sido lançado no Brasil e claramente eu já ter jogado ele. Espero que gostem e curtam os jogos.
Gears of War: The Board Game
Designer: Corey Konieczka
Jogadores: 1-4
Editora: Fantasy Flight Games
Categoria: Temático
Começamos com o jogo de uma das minhas franquias favoritas em jogos eletrônicos, a versão de tabuleiro dele foi um dos jogos temáticos que mais gostei de jogar. É um jogo bastante tático, onde você vai entrar na pele de um dos personagens icônicos da franquia e combater os Locusts ao longo de algumas missões.
No jogo você precisa ter linha de visão para poder atirar, além dos mapas contar com locais de diferentes alturas, onde você pode pegar cobertura ou até mesmo ter vantagem para atirar, por isso o posicionamento precisa ser muito bem pensado, para melhor se sair durante um combate. O esquema de pontos de vida serem as cartas em sua mão, também fazem você precisar ter um ótimo gerenciamento das cartas.
É um jogo que está Out of Print, mas torço por uma nova versão mais atualizada e quem sabe não seja lançado aqui no nosso Brasilsão da massa.
Dungeon Commad
Designer: Chris Dupuis, Peter Lee, Kevin Tratoe, Rodney Thompson
Jogadores: 2-4
Editora: Wizards of the Coast
Categoria: Temático, Customizável
Dungeon Command é um dos jogos com qualidade de componentes e arte, mais legais que já vi. O jogo é do universo D&D e cada caixa é uma facção que vem com tiles de mapa, miniaturas e cartas. O que me conquistou nele, foi ser um jogo do universo D&D mas que não possui dados, toda parte de combate/movimentação é realizado através de cartas, que você vai usando e recrutando as tropas no mapa.
Os combates são memoráveis e cheios de tensão, fazer o uso certo das unidades e de cartas, vão te levar para a vitória, além de que quando você está jogando, as miniaturas pintadas fazem com que a cena do combate fique bem viva em sua cabeça.
Esse jogo tem o problema de licença, acredito que seja o jogo mais difícil dos que vou citar de um dia vir aqui pra o Brasil. Mas é o que disse no começo do texto, estou aqui pra sonhar.
Don’t Get Got
Designer: Zoe Lee, James Vaughan
Jogadores: 2-10
Editora: Big Potato, Mercurio
Categoria: Party Game
Já pensou em jogar um jogo enquanto você joga outros? Don`t Get Got tem essa proposta, nele cada jogador irá receber secretamente 6 missões em uma espécie de carteirinha, o primeiro jogador a concluir 3 delas, vence a partida.
Porém você não pode dar na cara que está fazendo determinada missão, se alguém desconfiar que o que está fazendo é do jogo e te perguntar, você perde a missão específica. Os desafios são diversos e pode ser jogado durante um dia de jogatina.
Esse talvez seja o mais provável aqui da minha listinha de ser lançado, é um jogo pequeno e que fez bastante sucesso fora do Brasil e convenhamos, tem a cara de uma certa editora que tem de estimação uma Iguana.
Android: Netrunner
Designer: Richard Garfield, Lukas Litzsinger
Jogadores: 2
Editora: Fantasy Flight Games
Categoria: Card Game, Customizável
Netrunner é o meu jogo favorito de todos os tempos e também o cardgame mais temático que já joguei. Ele se passa em um futuro Cyberpunk onde um jogador será um Runner (uma espécie de Hacker) e vai tentar invadir/roubar as agendas das corporações, já o outro jogador será uma Corporação e vai tentar defender e pontuar suas agendas.
Cada jogador joga de forma diferente, onde os Runners irão instalar programas, hardwares e recursos para tentar invadir a corporação. A corporação, instala servidores, e ice’s (defesas dos seus servidores).
O jogo é no estilo LCG, possui vários Runners e Corporações, onde seguindo as regras você pode montar seu Deck e tentar diversos estilos de jogo, com as habilidades diferentes, tanto dos Runners como das Corporações.
Eu acumulo mais de 200 partidas do jogo e não me canso de jogar, estou sempre tentando novas estratégias, super recomendo pra que não conhece.
Acredito que esse, devido ter sido descontinuado pela Fantasy Flight e o histórico de LCG’s aqui no Brasil, divida o posto de mais difícil de dar as caras aqui em terras Tupiniquins ao lado do Dungeon Command.
Lords of Xidit
Designer: Régis Bonnessée
Jogadores: 3-5
Editora: Libellud
Categoria: Estratégico
Lords of Xidit é um jogo que se passa no mesmo mundo do jogo Seasons. Nele os jogadores irão disputar territórios, influência e combater monstros.
O mais legal do jogo é que as ações são programadas, cada jogador tem um tabuleiro onde irá programar suas ações, entre elas, andar pelos caminhos, ativar um local ou aguardar. A ação de aguardar é muito importante, já que o planejamento é feito oculto e talvez outro jogador ative um lugar primeiro que você, então os jogadores precisam estar atentos e tentar prever os movimentos de seus adversários.
Outro ponto legal é a forma de determinar o vencedor no fim da partida. Existem 3 requisitos e quem estiver em último na ordem dos requisitos é automaticamente eliminado e não poderá vencer a partida. Encontrar um equilíbrio desses 3 requisitos é o ponto chave do jogo.
Esse eu acho muito estranho até hoje não ter sido lançado aqui no Brasil, é um jogo muito bom, que já é bastante procurado por jogadores aqui, queria muito que saísse uma versão nacional dele.
El Grande
Designer: Wolfgang Kramer, Richard Ulrich
Jogadores: 2-5
Editora: Hans in Gluck
Categoria: Estratégico
El Grande é o jogo que todo amante de controle de área deveria conhecer, no jogo através de uma seleção de cartas, os jogadores vão colocar suas unidades no tabuleiro e assim disputar os territórios.
O jogo é até simples de se entender, mas, difícil de traçar uma estratégia. Além das regiões do mapa, o jogo possui o Castillo onde os jogadores vão colocando unidades que ficam escondidas dentro dele e depois são enviadas a uma região escolhida secretamente pelos jogadores. Isso faz com que grandes reviravoltas aconteçam na disputa dos territórios.
Esse tenho muita esperança que seja lançado, quando alguma versão especial dele for anunciada. Já é também um jogo bem procurado aqui no Brasil e bastante conceituado.
Space Hulk
Designer: Richard Halliwell
Jogadores: 2
Editora: Games Workshop Ltd
Categoria: Temático
Nesse jogo, um dos jogadores controlará os Space Marines que irão tentar cumprir suas missões, já o outro jogador, ficará com os Genestealers, que são aliens e tentarão matar os Space Marines.
O jogo é ambientado no mundo de Warhammer, possuindo diversas missões e várias equipes diferentes de personagens. O posicionamento tático dos Space Marines precisa ser muito bem pensado, pois até o lado em que a miniatura está olhando é importante, visto que ela somente vai atirar para esse lado.
Já os Genestealers, são colocados pelo jogador em forma de um ‘BIP`, uma espécie de sensor, onde para os Space Marines, eles vão saber que há algo ali, mas não sabem o que é, ou sua quantidade. O ‘BIP’ só é revelado quando entra em linha de visão.
O jogo é bastante temático e traz uma grande imersão.
Esse acredito que quando for lançado uma nova versão, visto que já está na quarta edição, deve vir para o Brasil. É um jogo caro, mas com a qualidade dos componentes e do jogo, vai valer a pena.
Darwin’s Choice
Designer: Marc Dür, Samuel Luterbacher, Elio Reinschmidt
Jogadores: 2-6
Editora: Treecer
Categoria: Familiar, Card Game e Educacional
Em Darwin’s Choice, nós estamos criando novas espécies de animais de forma que elas ficam bem adaptadas aos habitats e sejam fortes o suficiente para de defenderem ou mesmo caçar.
Além disso devemos prever os eventos, de forma que as espécies fiquem equilibradas em suas estatísticas para sobreviverem. Um bom gerenciamento de mão e escolha de posicionamento das cartas, vai com certeza te levar a vitória.
É um jogo com o tema bem diferente, que desperta a curiosidade e torna muito imersivo. A qualidade dos componentes e da arte são excelentes. As espécies que são criadas ficam muito bonitas na mesa e instigando a imaginação.
Esse se até hoje não veio aqui pro Brasil, acredito que não venha mais. Devido a seu tema diferenciado, acho que seria um ótimo jogo pra se ter aqui no Brasil.
Ta Yü
Designer: Niek Neuwahl
Jogadores: 2-4
Editora: Goliath Games, KOSMOS, Rio Grande Games
Categoria: Abstrato
Ta Yü é um jogo abstrato muito simples, mas que vai fazer você queimar alguns neurônios jogando-o. Nele possui um tabuleiro central quadrado e cada jogador vai ir colocando peças nesse tabuleiro.
As peças são caminhos de água e o seu objetivo é fazer os caminhos do seu lado do tabuleiro, chegarem do outro lado. A pontuação no fim da partida se da para cada caminho encostando na sua borda de tabuleiro, com os caminhos encostando do outro lado. Além disso em cada borda do tabuleiro, possui algumas marcas, se o caminho terminar ou começar nessas marcas, o caminho conta como 2, assim aumentando sua pontuação.
Claro ao longo da colocação das peças, vai acontecer muito block, então a interação entre os jogadores é bem direta.
O jogo já foi até anunciado por uma editora aqui no Brasil, mas nunca chegou e nem vai mais ser lançado. Espero que alguma outra editora traga esse excelente abstrato aqui pra nossa terrinha.
Crystal Palace
Designer: Carsten Lauber
Jogadores: 2-5
Editora: Feuerland Spiele
Categoria: Estratégico
Crystal Palace foi um jogo que me assustou quando fui jogá-lo, devido a quantidade de componentes e a complexidade das regras. Nele os jogadores irão representar nações que estão levando invenções para uma feira.
O legal dele, é que fazemos as ações através de alocação de dados, mas o diferencial é que os dados não são rolados, a gente escolhe seus valores secretamente, mas não podemos sempre escolher números altos, pois de acordo o valor dos dados, devemos pagar por eles, como se fosse o salário dos trabalhadores. Existem 7 locais tabuleiros para alocação e cada um deles irá realizar determinada ação. Outro diferencial na alocação, é que cada local exige um pré requisito mínimo do valor de dado que deve ser alocado e a ação é resolvida na ordem de maior para menor, porém mesmo o requisito sendo o número por exemplo, você pode alocar o 6 e assim resolver primeiro a ação.
Nele há diversos caminhos para traçar uma estratégia, como disse realmente assusta a quantidade de caminhos que pode fazer, mas não deixa de ser um excelente jogo.
Esse tenho muita expectativa que seja lançado aqui, pode até ter passado seu ‘timming’ mas um jogo como esse merecia estar aqui no Brasil.
Bom tem vários outros jogos que eu gostaria que fossem lançados aqui, mas esses são, pelo menos pra mim, os que mais gostaria. Espero que tenham gostado e se caso não conheciam algum dos que citei, que tenha despertado curiosidade em vocês. Deixem também nos comentários, os jogos que vocês gostariam que fossem lançados aqui no nosso querido Brasil!
Um grande abraço e até o próximo texto.
Só jogão! Queria muito o Gears, e a boa (possível) notícia é que o El Grandão pode estar chegando aí pela Meeple BR.
Valeu por ter lido Júlio, tomara que venha mesmo! Escolhi bem esses jogos, são os meus queridinhos que já conheci. Queria muito o Crystal Palace aqui, mas acho que já não vem mais.