Faaaaaaala Povo!!! Feliz 2021!!!! Aqui é o Pikachu mais uma vez no Papo do Ladino. Como vocês estão nessa quarentena? Espero que bem.
Estarei aqui dando continuidade ao meu artigo sobre as aventuras prontas de D&D. Na primeira parte eu fiz a introdução sobre o que são as aventuras prontas e falei das sete primeiras. Caso você não tenha visto este artigo o link está logo abaixo.
Lembrando que falarei sobre as aventuras oficiais lançadas pela Wizards of the Cost para a 5° Edição de D&D.
Irei falar sobre cada uma delas seguindo a ordem de lançamento. Nesta parte irei falar sobre as sete aventuras restantes, lançadas na data de publicação deste artigo. Vou apresentar o grau de dificuldade da aventura, para o mestre e para os jogadores, o principal tema e uma pequena sinopse.
Não irei falar de nada específico para não dar spoiler e estragar a experiência de alguém, que queria jogar alguma dessas aventuras. Aqui fica novamente o meu agradecimento ao Hugo Mendez, Marcos Vinícius e ao Marcos Fernandes que me ajudaram nas descrições das aventuras que eu não havia jogado.
Tales from the Yawning Portal
Lançamento: (24 Março de 2017) – Não Lançado no Brasil
Níveis: Variável.
Dificuldade Mestre: Média
Dificuldade Jogadores: Variável.
Ponto Positivo: O mestre e os jogadores podem escolher qual aventura desejam jogar e dessa forma, escolhem qual nível que os personagens começam.
Ponto Negativo: Não é um livro de campanha e sim de múltiplas aventuras. Logo exigindo do mestre uma maior preparação para poder ligar as aventuras, caso quiser fazer uma campanha com o livro.

The Yawning Portal é uma estalagem localizada na cidade de Águas Profundas. Na referida estalagem existe a entrada para Undermontain uma masmorra gigantesca e labiríntica cheia de desafios. Dessa forma o local está sempre cheio de aventureiros que procuram ouro e glórias, mas que também estão dispostos a ouvirem histórias.
Neste livro você encontrará sete aventuras clássicas de D&D adaptadas para a quinta edição. Estas aventuras são uma das mais famosas, mas não necessariamente as melhores. Jogadores novatos não sentirão nostalgia de joga-las, enquanto jogadores veteranos de outras versões já podem estar familiarizados com o enredo.
Cada aventura possui níveis e temas variados, além de apresentar um enredo mais direto, tornando esse livro excelente para aqueles que desejam jogar aventuras que não durem mais que 4 a 5 sessões.
Sobre as aventuras elas são:
– The Sunless Citadel – nível 01 ao 03.
– The Forge oof Fury – nível 03 ao 05.
-The Hidden Shrine of Tamoachan – nível 05 ao 08.
-White Plume Mountain– nível 08 ao 09.
-Dead in Thay– nível 09 ao 11.
-Against the Giants – nível 11 ao 14.
-Tomb of Horrors- nível 14+.

Tomb of Annihilation
Lançamento: (18 de Setembro 2017) – Não Lançado no Brasil
Níveis: 01 ao 11.
Dificuldade Mestre:Média.
Dificuldade Jogadores: Muito Difícil.
Ponto Positivo: Possui uma temática e cenários únicos, além de elementos de sobrevivência.
Ponto Negativo: É uma das aventuras mais difíceis de toda a 5E para os jogadores. A dificuldade se dá justamente por ser uma aventura extremamente mortal, onde assim como as masmorras clássicas de D&D, uma única armadilha pode matar um personagem.

Diferente das várias aventuras da 5° edição que se passam na costa da espada, Tomb of Annihilation se passa em uma ilha que fica a vários quilômetros ao sul chamada de Chult.
A temática de Chult é bem única, desde de suas cidades como Porto Nyanzaru até suas matas fechadas que são bem similares a florestas tropicais. Dentro da selva fechada podemos encontrar templos perdidos, raças exóticas como yuan-ti (homens cobras) e até mesmo Dinossauros, isso mesmo, Dinossauros.
O ponto em que aventura peca é justamente no seu fator sobrevivência, onde um grupo de jogadores com as magias certas podem superar essa dificuldade sem problema algum.
Apesar disso ToA é uma excelente aventura. Nela encontraremos uma das Masmorras mais icônicas da 5° Edição, personagens memoráveis e um enredo de tirar o fôlego.

Dragon Heist
Lançamento: (18 de Setembro 2018) Não Lançado no Brasil.
Níveis: 01-05.
Dificuldade Mestre: Média.
Dificuldade Jogadores: Média.
Ponto Positivo: É a aventura mais urbana da quinta edição, cheia de esquemas e tramas.
Ponto Negativo: Para grupos que procuram aventuras clássicas medieval fantástica esta não é a aventura ideal.

Dragon Heist é a aventura mais urbana da quinta edição.O pano de fundo é a cidade de Águas Profundas e a busca por tesouros. Tramas e mentiras são alguns dos fatores que os aventureiros vão encontrar na aventura.
Extremamente investigativa fará com que os jogadores explorem as ruas tortuosas da cidade e adentrem nas tramas das muitas guildas existentes em Águas Profundas.
Além disso, esta aventura traz um desenvolvimento satisfatório dos personagens do mestre. Quem será o grande vilão desta aventura? Isto é um mistério que cabe ao grupo decidir e resolver.

Dungeon of the Mad Mage
Lançamento: (13 Novembro 2018)-Não Lançado no Brasil.
Níveis: 05-20.
Dificuldade Mestre: Difícil.
Dificuldade Jogadores: Difícil.
Ponto Positivo: É uma aventura que explora muito bem o conceito de ‘mega dungeon’.
Ponto Negativo: Possui pouco desenvolvimento de personagens, sendo uma aventura voltada para o combate. Desta forma, pode frustrar jogadores focados em interpretação de papeis.

Dungeon of the Mad Mage, é uma aventura onde os jogadores vão explorar Undermountain, uma grande masmorra labiríntica criada por um mago louco, localizada no subterrâneo de Águas Profundas.
Diferente de outras aventuras, essa usa o conceito de ‘Megadungeon”, que nada mais é, do que uma masmorra gigantesca. Corredores labirínticos, monstros clássicos e armadilhas mágicas, são algumas, das muitas coisas que você verá em DotMM.
O número de salas contendo nessa masmorra são tão grandes, que esperar o mestre ler o que existe em uma sala específica, será algo corriqueiro. A parte interpretativa é um dos fatores fracos de DotMM, uma vez que o combate será a situação mais habitual.
Entretanto esta aventura permite que os jogadores vão até o nível 20, algo difícil nas aventuras prontas.

Ghost of Saltmarsh
Lançamento: (21 de Março 2019)- Não Lançado no Brasil.
Níveis: 01-12.
Dificuldade Mestre: Difícil.
Dificuldade Jogadores: Médio.
Ponto Positivo: É a aventura da quinta edição que mais usa o tema marítimo, portando, excelente para aqueles que procuram esse plano de fundo.
Ponto Negativo: Exige um preparo maior do mestre, principalmente na questão das regras devido a combates subaquáticos, batalhas navais, entre outras coisas.

Saltmarsh é uma vila de pescadores anódina, aninhada na costa sul do Reino de Keoland. Durante vários anos Keoland foi uma potência militar e expandiu o seu império por todos os lados.
Devido aos recentes ataques e pelo surgimento de um reino pirata, Keoland teve suas fronteiras regredidas ao tamanho original e teve que adotar uma nova estratégia, se tornando um reino com foco em comercio.
É no meio disso que a aventura ocorre, com os jogadores fazendo missões para os três principais clãs de Keoland, e tendo que enfrentar piratas e toda sorte de perigos que é possível encontrar nos mares.

Dragon of Icespire Peak
Lançamento: (24 Junho 2019) – Lançado no Brasil em 2022.
Níveis: 01-05
Dificuldade Mestre: Fácil.
Dificuldade Jogadores: Médio.
Ponto Positivo: É uma excelente aventura para introduzir novos jogadores.
Ponto Negativo: A aventura conta com um fator sorte, onde se os jogadores estiverem azarados muita coisa pode dar errada.

Dragon of Icespire Peak é uma aventura para novos jogadores da quinta edição. Por ser um kit introdutório a aventura, já vem com tudo que o mestre precisa para gerir e dar andamento na mesma. O livro também da várias dicas para ajudar a mestrar. Para jogadores e mestres veteranos também é possível incrementar a aventura deixando a mesma ainda mais épica.
Assim como As Minas Perdidas de Phandelver, DoIP possui um excelente enredo para fazer novos jogadores caírem de cabeça na trama. As regiões possuem nível indicado para que o mestre saiba exatamente para onde mandar os jogadores.
O único ponto negativo é que existe um grande mal que assola a região, e se esse mal encontrar os aventureiros cedo demais, pode gerar a morte de todo o grupo caso nossos heróis sejam muito valentes.

Descida ao Avernus
Lançamento: (17 Setembro 2019) -Lançado no Brasil em 2020.
Níveis: 01-13
Dificuldade Mestre: Difícil.
Dificuldade Jogadores: Muito Difícil.
Ponto Positivo: É uma aventura de temática única, onde os jogadores irão no próprio inferno.
Ponto Negativo: A temática pode ser sensível para vários jogadores, além do mais é uma aventura bem difícil e mortal, não recomendada para jogadores e mestres iniciantes.

Avernus é a primeira camada, das nove camadas, do inferno de Baator. Cada camada do inferno possui um Arquiduque infernal, sendo que ,o de Avernus é o Anjo caído Zariel. Também na primeira camada, ocorre a guerra de sangue, uma batalha interminável onde Diabos e Demônios se enfrentam.
Longe de tudo isso é onde a aventura começa. Os heróis começam na agitada e corrupta cidade de Portal de Baldur. Uma onda de refugiados chega a cidade e cabe ao Punho Flamejante, uma milícia da cidade, controlar a situação. Ao mesmo tempo um onda de ataques de um culto maligno assola o local e cabe aos aventureiros cuidarem disso.
DaA é uma aventura onde os jogadores terão que fazer escolhas difíceis e lidar com questões sensíveis. Não é uma aventura para qualquer grupo, devido ao seu tema voltado para coisas infernais ( pactos, tortura , entre outras coisas) e seu nível de dificuldade. Mas para jogadores experientes é uma aventura que pode apresentar um bom nível de desafio e combates memoráveis. A interpretação e aprofundamento dos personagens é outro destaque desta aventura.

Em Setembro de 2020 foi lançada a aventura Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden. Infelizmente por ser uma aventura lançada a pouco tempo, não tenho como falar dela ainda, mas a Galápagos jogos já anunciou que a mesma será lançada no Brasil. Assim que conseguir minha cópia, farei um texto sobre esta aventura.
Existem ainda algumas aventuras autorais de universos específicos como Eberron, Ravnica que não tratarei neste artigo. Foram criadas também aventuras que se misturam com temas da cultura pop como Rick and Morty e Stranger Things , caso vocês tenham interesse, deixem seus pedidos nos comentários que eu falo sobre essas aventuras em um próximo texto.
Por favor deixem comentários com suas opiniões e críticas construtivas sobre o texto, isso ajuda a melhorarmos cada dia mais.
Espero ter conseguido esclarecer sobre a temática das aventuras. Com isso você e seu grupo já podem escolher em qual aventura começar !!!

Até a próxima pessoal !!!
Muito bom esse resumo, ajuda bastante. Obrigado
Vai ter parte 03, 04, 05…?
Uma boa pergunta.
Esperando uma avaliação das aventuras restantes que já foram lançadas.