Falaaaaa Povooooo !! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Com a chegada da Spiel Digital, muitos protótipos foram apresentados para o público. Todos eles são sensacionais, possuindo propostas diferentes e mostrando a criatividade dos designers brasileiros. Alguns desses protótipos já possuem editora para serem lançados. Outros são independentes, ou seja, serão lançados pelo próprio design, ou estão aguardando fechar algum acordo com as editoras.
Aqui neste post falarei sobre os protótipos independentes que eu joguei, este artigo será dividido em duas partes devido ao grande número deles. A ordem de apresentação será de acordo com a data em que eu joguei o protótipo.
Antes de começarmos vale ressaltar que está análise foi feita através dos protótipos dos jogos. Portanto artes e regras podem sofrer alteração em suas versões finais.
Canastra
Ficha técnica
Designer: Luish Moraes Coelho
Tempo de Jogo: 150 minutos Número de Jogadores: 2 a 5.
Mecânicas: Colecionar Componentes, Controle/Influência de Área, Jogadores com Diferentes Habilidades, Pegar e Entregar, Sistema de Pontos de Ação
Descrição:
O Queijo Artesanal Mineiro é uma tradição desde os tempos coloniais, embora ainda seja pouco conhecido mundo afora. Seu desafio é mudar essa história e… conquistar o mundo!
Em Canastra, cada jogador é dono de uma Queijaria e seus Queijeiros são apaixonados pelo que fazem. Seu desafio é aumentar a qualidade e o valor de seus produtos, se tornando a Queijaria de mais prestígio no país. Para isto, será necessário produzir, certificar, transportar, entregar e atrair os turistas do mundo inteiro para degustarem a grande variedade de produtos regionais e é claro, comprarem sua produção inteira de Queijos!
Gameplay:
No início do jogo cada jogador irá colocar fazendas no tabuleiro, ao colocá-las ele ganhará bônus específicos de cada local, além de ajudar no controle de área da região.
Os jogadores irão através de seus pontos de ação, realizar várias ações durante o jogo. Fazendo queijos, entregas, movimentando, comprando fazendas, chamando turistas e até mesmo visitando o mercado Municipal de Belo Horizonte.
Toda sua jogatina irá funcionar através do bom gerenciamento das suas ações e o uso dos seus dois trabalhadores: Queijeiro e o Caminhão.
Com o Queijeiro você pode fazer as seguintes ações:
Criar queijos: Gaste materiais específicos e crie o tipo específico de queijo daquela região que o queijeiro se encontra.
Chamar Turistas: Chame turistas para comprar os queijos daquele local e assim conclua cartas de demanda. A quantidade de pontos de vitória e a divisão dos mesmos, depende da quantidade de queijos, dos tipos diferentes e de quem fez aqueles queijos.
Construa novas fazendas: Construir novas fazendas lhe garante novos bônus e te ajuda no controle de área.
Visite o Mercado Municipal de BH: Pegue bônus para lhe ajudar durante a partida.
Com o Caminhão o jogador irá pegar queijos de uma região e levar para outra. Quanto mais longe o caminhão entregar os queijos mais pontos de vitória ele ganha. Vale ressaltar que o caminhão pode pegar queijos de outros jogadores.
No final de cada um dos turnos o local que mais produziu queijo será visitado por um ‘crítico’. O jogador que tiver mais influência naquele local, ganhará a ficha, que vale pontos no final do jogo.
No final, aquele com a maior pontuação ganha.
O que achei do Jogo.
Canastra é um euro médio que me surpreendeu bastante. Existe muita interação entre os jogadores, justamente pois eles podem usar a produção um dos outros e pontuar, através das entregas ou dos turistas. Saber administrar bem seus recursos e programar bem o que fazer na rodada é essencial.
Outro charme do jogo são os trabalhadores, que possuem funções diferentes e conseguem lhe render pontuação por ações diferentes. O controle de território é um outro ponto importante para ganhar pontos no jogo e deve ser levado em consideração.
Você poderá concentrar seus esforços e atender demandas pequenas e assim gerar pontos de vitória rapidamente ou se concentrar em atender demandas mais difíceis que rendem muito mais pontos, mas correm o risco de não ocorrer, uma vez que podeacontecer interferências de outros jogadores.
Espero ansiosamente pelo lançamento de Canastra, foi um jogo que me cativou bastante.
Sopalavras
Ficha técnica
Designer: Tamanduá Jogos.
Tempo de Jogo:30 minutos Número de Jogadores: 2 a Infinito.
Mecânicas: Colocação de Peças, Reconhecimento de Padrão, Formação de Palavras.
Descrição:
Com certeza já ouviu alguém falando para não brincar com comida, né? É mentira. Brincar com comida nunca foi tão divertido!
Sopalavras é um jogo de sopa de letrinhas! Um jogo de palavras cruzadas competitivo, com um tabuleiro em constante mudança. Os jogadores competem para ver quem encontra a maior palavra possível. Vale quase tudo para formar palavras, inclusive mexer na sopa pra juntar aquelas letrinhas que estão lá longe.
Gameplay:
Em cada rodada do jogo será revelada seis peças, onde cada uma delas é uma letra. Serão três vogais e três consoantes reveladas.
Dessa forma os jogadores deverão formar o mais rapidamente uma palavra com no mínimo três letras. Quando um jogador formar uma palavra ele deverá dizer o número de letras utilizadas. Neste momento os outros jogadores têm 30 segundos para tentar superar o número de letras utilizadas. Vale ressaltar que o jogador que disse mais letras pode quebrar seu próprio número e criar palavras que utilizem mais letras. As palavras devem ser em português.
Quando o tempo se esgotar, o jogador que disse o número mais alto terá que demonstrar que consegue criar a palavra com aquela quantidade de letras. Se ele conseguir, ele ganha um ponto. Se ele falhar, a segunda pessoa que disse a maior quantidade de letras tem a sua chance.
Assim que alguém pontuar, o turno termina e novas seis letras são reveladas. As letras utilizadas no turno anterior ainda ficam na mesa, dessa forma é possível utilizá-las para ajudar a formar novas palavras.
Quanto a utilização das letras de palavras que já estão na mesa, você deve seguir as seguintes regras:
- Não pode estender uma palavra já existente na mesa utilizando seu prefixo. Exemplo: Utilizar a palavra Flor toda e criar Floricultura.
- Você pode utilizar múltiplas letras de uma mesma palavra desde quê você consiga montar na mesa, sem desmontar a palavra original.
Existem também os tomates que são coringas servindo como qualquer letra.
Assim o jogo continua até que 17 pontos sejam distribuídos ou um jogador alcance 5 pontos primeiro.
O que achei do Jogo.
Sopalavras é um jogo bastante divertido. Um dos seus grandes diferenciais é seu número de jogadores, que podem ser infinitos. A facilidade de suas mecânicas, ajuda ele a ser um dos melhores jogos para se apresentar para novos jogadores.
Inicialmente os jogadores podem ter dificuldade de montar palavras e o jogo se torna um pouco travado, mas depois de um tempo você começa a montá-las rapidamente em sua cabeça.
Sopalavras é um jogo extremamente indicado para você que quer fritar a cabeça analisando possibilidades, que procura um jogo que comporta um grande número de jogadores e quer atrair novas pessoas para o Hobby.
Quatro Estações
Ficha técnica
Designer: Edu Reis
Tempo de Jogo: 90 minutos Número de Jogadores: 1 a 6.
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Jogadores com Diferentes Habilidades, Negociação e Seleção de Cartas.
Descrição:
Em 4 Estações cada jogador é um fazendeiro empreendedor que deve buscar conquistar a maior quantidade de pontos de prestígio no período de 1 ano. Em cada estação, os jogadores farão suas ações e tarefas utilizando-se de cartas e seus capatazes.
Semeie plantações, crie animais, ou até mesmo industrialize seus produtos para conseguir ainda mais dinheiro, e por consequência, ser o mais prestigiado fazendeiro de sua região.
Gameplay:
No jogo você começa escolhendo um fazendeiro e uma fazenda. Cada fazendeiro é melhor em algo, seja plantar, vender, ou até mesmo na indústria. Além disso fazendeiros e fazendas possuem habilidades especiais, logo montar uma estratégia inicial no começo da partida é recomendável.
Após isso os jogadores vão escolher em qual estação do ano eles começam e assim recebem as cartas correspondentes daquela estação.
As cartas podem ser de colheita, de animais ou até mesmo de indústria. Você pode construir as cartas que estão na sua mão ou utilizá-las usando sua parte inferior e assim ganhar efeitos ou recursos.
Nessa nova versão do jogo, você vai alocar os capatazes em um tabuleiro principal, com eles você irá plantar vegetais ou frutas em sua fazenda, colocar animais em seus viveiros, ou ativar sua indústria. Estes locais de alocação dos capatazes são limitados, alguns deles possuem ações adicionais caso o jogador pague moedas.
No jogo há um mercado dos valores dos produtos, onde você pode valorizar ou desvalorizar preços de produtos e dessa forma você pode se ajudar, ou atrapalhar um adversário. Esse mercado pode ser ativado através de certas ações dos capatazes, ou certas casas da trilha inferior do tabuleiro principal.
A trilha inferior do tabuleiro principal pode render moedas, medalhas ou até mesmo variações de valores de produtos no mercado.
AS medalhas são outro fator do jogo, uma vez que no final de cada uma das estações o jogador que possui mais medalhas ganha dinheiro.
Quando os jogadores utilizarem suas cartas e capatazes a estação se encerra. Nesta hora as plantações, criações e produtos podem ser vendidos. Com o dinheiro adquirido o jogador pode comprar pontos de vitória.
Assim se começa uma nova estação e tudo se repete. Vale ressaltar que pontos de vitória se tornam mais caros ao longo do jogo, então compra-los mais cedo é uma boa. Ao mesmo tempo você precisa de dinheiro para investir na fazenda, comprando construções e nas ações mais fortes dos capatazes.
O que achei do Jogo.
Eu já havia jogado a versão antiga de quatro estações e posso garantir que a nova versão me agradou muito. O esquema de mercado, a implementação das diferentes alocações e a trilha inferior do tabuleiro principal foram excelentes adições.
O jogo é simples, mas é bastante estratégico. Você precisa saber como interagir com o mercado quando fazer ou não uma construção. Como gastar suas moedas é outra grande forma de gerenciamento do jogo. Pois as mesmas serão utilizadas para o aprimoramento de sua fazenda, mas também para comprar pontos de vitória tornando as moedas o principal recurso do jogo.
O mercado sem dúvida é uma das melhores interações do jogo. Muitas vezes você irá querer produzir a mesma coisa que seu oponente para poder subir na trilha de mercado junto com ele. Outras vezes quando um adversário tiver com muitas mercadorias do mesmo tipo, você irá prejudicar aquela mercadoria, para que ele arrecade menos.
Dessa forma é sempre importante você investir em múltiplas coisas, para ficar mais difícil de seu mercado ser visado.
O jogo será lançado através de financiamento coletivo, o qual aguardo ansiosamente.
O Bom do Videogame
Ficha técnica
Designer: Patrick Matheus, André Luiz Silva Negrão
Tempo de Jogo: 60 minutos Número de Jogadores: 2 a 4.
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Gestão de Mão, Colecionar Componentes, Ordem de Fases Variável.
Descrição:
Em O Bom do Videogame, os jogadores serão crianças no início dos anos 90. Eles dividem sua atenção entre conseguir dinheiro para diversão, estudar, comprar revistas, alugar jogos e jogar o máximo que puder.
Tudo isso acontece por meio de uma grade de ações que determina as atividades da semana. Ela fornece recursos para o fim de semana, como pedir dinheiro para alugar jogos ou ir ao jornaleiro comprar uma revista com um “detonado”.
O jogo também simula o relacionamento da criança com seus pais. Pedir dinheiro ou jogos de presente geram promessas de estudo, que atrapalham a jogatina, forçando o jogador a estudar para ser digno dos benefícios, mesmo que precise deixar o videogame de lado para isso.
Gameplay:
No jogo todos os jogadores irão pegar fichas de cores diferentes, que vão de 0 a 9. Ao pegar uma ficha o jogador poderá fazer a ação da linha ou coluna correspondente a sua ficha.
As ações podem lhe render dinheiro, pegar mais peças, ganhar um presente de seus pais, estudar, alugar jogos, etc.
Você possui uma mão limitada, onde as fichas ocupam espaço. Geralmente ações que lhe dão mais dinheiro no jogo ou presentes, também lhe darão promessas de estudo. Estas promessas irão para sua mão, limitando seu número de fichas. Assim o jogador deverá estudar e assim poderá tirar as fichas de sua mão.
Quando um certo número de fichas na parte das ações for atingido, a semana se encerra e começa o final de semana. De acordo com o primeiro jogador, cada um dos jogadores pode gastar dinheiro e alugar uma fita.
Você pode somente jogar o jogo, colocando uma ficha de seta em cima dele ou você pode ‘zera-lo’ e assim virar a ficha para uma medalha. Todo jogo zerado é também um jogo jogado. Zerar um jogo ou apenas joga-lo vai da estratégia de cada um, pois existem pontuações durante o jogo que são de quem fizer primeiro e pontuações de final jogo, de quem fez mais durante a partida e zerar um jogo gasta mais recurso.
Falando em recursos, para jogar ou zerar um jogo você deve gastar combinações específicas de suas fichas. Essas combinações lembram muito o poker, onde você fará trincas, duplas, ‘full house’, Straight entre outros.
Dessa forma, quanto mais difícil a combinação, mais difícil o jogo e o mesmo lhe renderá mais pontos. Como dito acima o jogo possui pontos de vitória que o jogador que alcançar a condição primeiro pode pegá-los. Esses pontos podem envolver níveis de dificuldade de um jogo, tipo de jogo, etc.
Além disso alguns jogos contam com gemas que você irá utilizar em uma carta, onde você colocará gemas em certos espaços que poderão lhe render fichas, dinheiro, estudo ou até mesmo pontos de vitória.
Outra coisa que pode ser feita é adquirir revistas de detonado, que são coringas que te ajudarão na hora de zerar os jogos.
No final da partida ganha aquele que tiver mais pontos de vitória.
O que achei do Jogo.
O bom do vídeo game foi o jogo que mais gostei de jogar na Spiel. Suas regras simples são extremamente cativantes sem deixar o fator estratégico de lado.
Você muitas vezes terá que se planejar, pois você procura peças específicas e que nem sempre estarão atreladas as ações que você quer fazer. Então muitas vezes você terá que se planejar em quais ações fará primeiro, de acordo com a peça desejada. As promessas de estudo devem ser quitadas o mais rápido possível para ter mais espaço na mão.
Mas fora a parte mecânica do jogo que é primorosa, o que mais me encantou foi o tema. O bom do videogame me acertou em cheio com uma dose gigantesca de nostalgia. Eu fui uma criança dos anos noventa que ia na locadora alugar fitas, que comprava revistas de detonados, entre outras coisas. O tema se encaixa como uma luva nas mecânicas, algo não muito comum em Euros.
Fora tudo isso o jogo conta com ilustrações de vários ilustradores diferentes, que engrandecem o jogo com seus trabalhos, estampando cada uma das capas das fitas de videogame.
Esse será um jogo que eu terei com certeza em minha coleção.
Dogo Dash
Ficha técnica
Designer: Talita Rhein
Artista: Margherita Barrera
Tempo de Jogo: 10 minutos Número de Jogadores: 2 a 5.
Mecânicas: Pedra, Papel e Tesoura, Vazas/Truques.
Descrição:
Dogo Dash é um cardgame rápido, colorido, para 2 a 5 pessoas. É um jogo sobre gatos e cachorros, ursos e humanos, onde um está sempre tentando ganhar do outro. Quem sairá por cima? O Bom Garoto causará problema para os Ursos? Ou os Gatos sobrepujarão Cookie? Apenas uma partida de Dogo Dash Dirá!
Gameplay:
Dogo Dash é um jogo bem simples, a mecânica principal é pedra , papel e tesoura. No jogo cada jogador terá uma mão de cartas que comprará do baralho central no início da rodada. Então cada jogador deverá escolher uma das cartas de sua mão e colocar virada para baixo. As cartas podem ser: Gatos, Cachorros, Ursos , Humanos e Good Boys.
Sobre o esquema de pedra papel e tesoura fica da seguinte forma:
Cachorros : ganham dos gatos e perdem do resto.
Ursos: Ganha de todos, menos do Humano.
Humanos: Ganha de todos , menos do gato.
Gatos: Perde de todos, menos do humano.
Good Boys: Essa carta ‘ sequestra ‘ todas as cartas que foram jogadas, obrigando os jogadores a jogarem novas cartas de sua mão.
Quando as cartas forem reveladas, se verifica quem ganhou e o jogador leva as cartas. Em caso de empate, os jogadores que empataram jogam mais uma rodada.
Existe ainda duas ações especiais do jogo. A primeira é o Catnip. Isso ocorre quando um jogador possui somente gatos em sua mão, dessa forma ele pode não jogar a rodada e pontuar todos os seus gatos. A outra é o Dogo Dash, que quando um jogador vai perder um cachorro ele pode jogar outro cachorro de sua mão e resgatar o cachorro que estava na mesa, mas seja rápido, você deve fazer isso antes de seu adversário pegar a carta.
Quem ganhar pega todas as cartas que estão na mesa. Aquele que tiver mais cartas no final do jogo é o campeão.
O que achei do Jogo.
Dogo Dash é um jogo extremamente simples, mas muito divertido. É perfeito para se levar em uma saída com os amigos e dar muita risada . É um jogo muito bom para se apresentar para novos jogadores , valendo ressaltar que o jogo também possui ilustrações fantásticas. Além de tudo isso, ainda é um jogo que se importa com a inclusão e com a representatividade.
Antes de me despedir gostaria de agradecer a todos os designers que me receberam e doaram seu tempo para que eu pudesse jogar esses protótipos fantásticos. Os designers brasileiros estão de parabéns pelos excelentes produtos que vão colocar no mercado, que irão encantar muitos com seus jogos, assim como eu fiquei encantado.