Falaaaaa Povooooo !! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Com a chegada da Spiel Digital, muitos protótipos foram apresentados para o público. Todos eles são sensacionais, possuindo propostas diferentes e mostrando a criatividade dos designers brasileiros. Alguns desses protótipos já possuem editora para serem lançados. Outros são independentes, ou seja, serão lançados pelo próprio design ou estão aguardando fechar algum acordo com as editoras.
Aqui neste post, falarei sobre os protótipos independentes que eu joguei, este artigo será dividido em duas partes devido ao grande número deles. A ordem de apresentação será de acordo com a data em que eu joguei o protótipo.
Antes de começarmos vale ressaltar que está análise foi feita através de protótipos dos jogos. Portanto artes e regras podem sofrer alterações em suas versões finais.
Tess
Ficha técnica
Designer: Daniel de Lucca
Tempo de Jogo: 120 minutos Número de Jogadores: 1 a 4.
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Construção de Baralho/Peças, Controle/Influência de Área, Gestão de Mão, Movimento de Área, toma essa.
Descrição:
TESS é um Euro de média complexidade, sobre exploração do planeta TESS. Possui uma mecânica única de seleção (e evolução) de dados (trabalhadores), baseada no Resta um. Comande cientistas (dados amarelos), Mineradores (dados azuis), Soldados (dados vermelhos), Engenheiros (dados verdes), Políticos (dados roxos) e Generais (dados pretos). Com alta interação entre os jogadores, TESS é um jogo com controle de área, gestão de recurso e etc. É um jogo com mais de 200 dados, porém com nenhuma rolagem.
Gameplay:
Entender a mecânica de Tess é bem simples, mas dominá-la pode ser um grande desafio. No seu tabuleiro individual você terá um conjunto de dados no formato de um jogo do resta um. Com um dado você irá pular um outro dado, sendo que o dado que foi pulado será o dado que você utilizará para fazer as ações e o dado que pulou se tornará mais forte, ou seja, um dado de valor 01 se tornará um dado de valor 02.
Sobre os dados eles possuem cores específicas que representam trabalhadores que fazem ações diferentes.
– Dados Azuis (Mineradores): Mineradores são responsáveis pela captação de recursos. Esses recursos poderão ser utilizados para fazer aprimoramento das suas habilidades, assim como para a utilização de cartas.
-Dados Verdes (Engenheiros): Os engenheiros são responsáveis principalmente pela captação de energia. A energia é um recurso que você deve utilizar para pagar a utilização dos trabalhadores. Você deverá pagar energia de acordo com os trabalhadores de quem fechou a rodada. Caso não consiga pagar a energia você perderá pontos de vitória, logo energia é um recurso importante.
– Dados Vermelhos (Soldados): Soldados são utilizados para o controle de área no planeta Tess. Em cada área do planeta existirá locais que lhe concederão pontos de vitória em cada turno, por uma condição específica. Desta forma jogadores utilizarão seus soldados para proteger áreas e tomar áreas de seus adversários.
– Dados Amarelos (Cientistas): Os Cientistas serão utilizados para comprar cartas e aprimoramentos para o seu tabuleiro individual. As cartas podem trazer ações únicas e específicas, aprimoramentos ou até mesmo cartas para um eventual combate. Os aprimoramentos do tabuleiro individual acrescentarão marcações que quando um dado pular e parar ali, irá gerar alguma ação benéfica.
– Dados Roxos (Políticos): Na parte superior do tabuleiro principal existem pré-requisitos, que quando atingidos, vão render pontos de vitória para o jogador que alcançou e marcou o local primeiro. Você utilizará políticos para poder marcar estes locais. Outra utilização dos políticos é na mecânica de toma essa do jogo, onde você utilizará os dados de políticos em alguns espaços no tabuleiro para poder sacanear o adversário.
– Dados Pretos (Generais): Os generais são responsáveis por conseguir marcadores de influência. Você irá precisar destes marcadores o jogo todo, para assegurar sua influência em um território com seus soldados, marcar pontos de vitória obtidos por conquistas no tabuleiro e até mesmo locais onde você dará uma sacaneada em seus adversários. Logo não ter estes marcadores, significa não poder fazer certas ações.
A força dos dados é um fator importante em Tess, onde certas ações só poderão ser feitas com dados mais fortes (valores mais altos), em contrapartida, dados mais fortes são mais caros de pagar com energia. Ganha aquele que tiver mais pontos de vitória no final do jogo.
O que achei do Jogo.
Tess foi uma grata surpresa, pelo seu grau de dificuldade e originalidade. A utilização da mecânica de resta um no jogo sem dúvida é o seu maior apelo. Saber quando jogar um dado e planejar suas ações é algo muito importante. Algumas vezes por falta de planejamento eu ficava amarrado em algumas ações possíveis e não conseguia fazer certas ações em um certo momento.
Outro ponto interessante é o gerenciamento de recursos. Você deve se preocupar com sua energia, fichas de influência e recursos para tê-los a mão quando precisar.
Saber quando usar um dado específico, ou fortalece-lo e usa-lo depois é algo essencial, uma vez que a força dos dados vai muitas vezes ser determinante em certos aspectos do jogo.
Tess é um Euro médio, que frita o seu cérebro pelo número de variáveis. São muitas coisas que você deverá ficar ligado, pois o menor detalhe pode fazer você perder uma partida.
Em resumo Tess foi um dos melhores jogos que eu joguei no ano. Aguardo ansiosamente por sua versão final.
F.E.N.A
Ficha técnica
Designer: Daniel “Guarah” Feitosa
Tempo de Jogo: 60 a 90 minutos Número de Jogadores: 1 a 4.
Mecânicas: Rolagem de dados, Eventos, Jogadores com Diferentes Habilidades, Movimento em Grid, Draft e cooperativo.
Descrição:
Em um mundo onde a natureza foi explorada até o limite pela ganância humana, uma organização de coalização é criada para proteger e preservar o verde do nosso mundo. Mas infelizmente, um setor “Black Ops” é criado e dentro, se constrói uma linha de pensamento onde humanos são o real problema do planeta. Nasce então o grupo terrorista White Skulls e uma nova onda de anomalias causadas por experimentos falhos no mundo inteiro.
As Nações Unidas formam então uma força tarefa para impedir esta onda de terrorismo com os melhores operadores do mundo inteiro: F.E.N.A.
Gameplay:
Em F.E.N.A jogadores serão uma força especial de elite, que tentarão parar super terroristas. O jogo irá possuir múltiplas missões e através delas você terá que derrotar os terroristas, desarmar bombas e até mesmo proteger reféns.
Os personagens no jogo possuem funções, podendo ser verdadeiros escudos humanos, serem mais voltados para uma função ofensiva ou até mesmo uma função de suporte.
Sua armas e equipamentos também terão funções especiais que devem ser utilizados com sabedoria, pois algumas têm uso único. Durante o jogo você deverá movimentar seu personagem sobre o grid e com suas ações você poderá desarmar bombas ou atirar nos terroristas por exemplo.
Para tal, você deverá rolar dados e algumas ações dependerão do seu número de acertos. Os inimigos também terão sua fase de ação e poderão te acertar. Por ser um jogo tático, o seu posicionamento será algo vital, assim como também o posicionamento do seu grupo.
Após o turno dos terroristas é a vez de revelar uma carta de evento que irá ditar algo que os terroristas farão. Vale ressaltar que os terroristas possuem níveis de stress e de acordo com esse nível, o efeito da carta de evento será diferente. Os terroristas podem até se tornar verdadeiros monstros. Então haja rápido antes que seja tarde demais.
O que achei do Jogo.
Como todo bom Ameritrash, F.E.N.A será um jogo cheio de emoções, por ser um jogo cooperativo, cada rolagem de dado boa será comemorada e a ruim será lamentada.
O jogo possui uma boa proposta e com os diferentes tipos de missões você terá uma boa rejogabilidade. As cartas de evento sempre serão momentos apreensivos por serem decisivas e podem mudar a direção do jogo.
F.E.N.A é um jogo divertido e difícil, onde você e seus amigos deverão pensar bem em cada passo que darão. Se você gosta de jogos de tiro e jogos táticos F.E.N.A será uma boa pedida pra você.
Open Top
Ficha técnica
Designer: Éderson Ayres Castro
Tempo de Jogo: 45 minutos Número de Jogadores: 2 a 4.
Mecânicas: Colocação de Peças, , Movimentação em grade e Gestão de mão.
Descrição:
Um dos maiores fiscais de carga, está para se aposentar e ele quer seguir com seu legado passando seu conhecimento para aqueles que ele julga serem os melhores, na fina arte de encontrar contrabando nos vários containers de um navio. É nesta premissa que se passa o jogo Open Top.
Gameplay:
Open Top é um jogo extremamente simples. No início do jogo todos os jogadores colocam blocos de contêineres no navio. Esses blocos podem possuir de um a três espaços. Então ele deve colocar suas próprias mercadorias nesses contêineres.
As mercadorias podem ser:
- Arquivos: Que quando coletados de tipos diferentes, renderão pontos de vitória no final da partida.
- Vazio: Que pena, as caixas estavam vazias.
- Mercadorias quebradas: Dão pontos negativos.
- Mercadorias valiosas: Dão de um a cinco pontos de vitória.
Vale ressaltar que todos os jogadores possuem as mesmas mercadorias.
Quando o jogo começa o jogador vai andar com seu fiscal. O movimento do jogo funciona da seguinte forma, para andar em containers que estão no mesmo nível do fiscal ou para pular para níveis abaixo você não gastará movimentos extras ao andar. Caso você for subir deverá gastar um movimento adicional para cada andar acima que você for. Se o fiscal parar em cima de uma das mercadorias do adversário, ele deverá pegar a mercadoria para ele. Após fazer isso ele deve colocar mais um bloco de container no jogo e colocar mercadoria em cada um dos espaços.
O jogo acaba quando se colocam todos os containers em jogo. As mercadorias valiosas de um jogador que não foram encontradas irão virar pontos de vitória para ele. O jogador que possuir mais pontos de vitória ganha.
O que achei do Jogo.
Open Top é um jogo para família toda, inclusive para crianças, sendo um excelente jogo. Apesar de possuir regras simples, ele não é um jogo bobo. Ele possui um bom fator estratégico, onde você deve saber ler o seu oponente. Invariavelmente você terá que colocar todas as suas peças em jogo, dessa forma você deverá tentar adivinhar onde colocar suas mercadorias valiosas para que os outros fiscais não a achem.
Fora isso creio que ele seja um jogo que fique belíssimo na mesa devido a sua verticalidade do empilhamento dos containers open top. Infelizmente como joguei pelo Tabletopia devido a pandemia não consegui ver isso fisicamente.
Drunk in Ireland
Ficha técnica
Designer: Daniel Siqueira
Tempo de Jogo: 25 minutos Número de Jogadores: 2 a 8.
Mecânicas: Ação Simultânea, Dedução, Eliminação de Jogadores, Jogo em Equipe, Memória, Movimento Ponto-a-Ponto, Posicionamento Secreto, Sistema de Pontos de Ação, Tempo real
Descrição:
Durante uma animada bebedeira em pleno dia de São Patrício, você se dá conta que bebeu um pouco além da conta. Com a total convicção de quem não lembra mais onde está, tente se manter de pé e voltar para casa o quanto antes. Para isso, busque nas profundezas da sua consciência o caminho de volta para casa e também a resiliência necessária para não passar mal durante o trajeto. Tome cuidado para não entrar na casa errada, correndo o risco de passar a noite atrás das grades.
Gameplay:
Drunk in Ireland é um jogo em tempo real que cada jogador desempenhará dois papeis. Sendo um deles o de um bêbado tentando chegar em casa e outro a consciência de um outro jogador/bêbado.
O jogo funciona em duas fases. Sendo que a segunda fase começa em um tempo diferente para cada um dos jogadores.
Na primeira fase o jogador deverá como bêbado, seguir as dicas de sua consciência, pois ela sabe onde está a casa do jogador. Dessa forma ele poderá perguntar a direção de sua casa e fazer o movimento. Por jogarem em posições na mesa diferente e por haver várias ‘ruelas’ no mapa, nem sempre esta é uma tarefa fácil.
Quando o jogador achar que chegou na rua de sua casa, ele irá perguntar a consciência se ele está no lugar certo. Caso o jogador esteja no lugar errado, ele continua se movimentando, mas se ele estiver no local certo, começa a segunda fase do jogo para ele.
Na segunda fase o jogador tentará acertar qual a cor de sua casa. Na Irlanda as casas são muito coloridas, justamente para os bêbados não se perderem. Desta forma, o bêbado irá fazer perguntas sobre as cores do telhado, parede e porta de sua casa. Nesta fase a consciência pode responder apenas, sim e não. Assim cabe ao bêbado fazer as perguntas certas para descobrir o mais rápido possível qual é a sua casa.
Quando o jogador achar que têm a resposta correta, ele então na sua vez, dirá quais são as cores da sua casa, caso ele esteja errado, têm chance de ele ir pra cadeia, por ter entrado na casa errada. Mas se ele acertar a casa, ele e sua consciência ganham o jogo.
O que achei do Jogo.
Drunk in Ireland é um jogo muito divertido. As situações que ocorrem entre você e sua consciência devido a falhas de comunicação são impagáveis. Me agradou bastante as duas fases do jogo, onde você joga de maneiras diferentes em cada uma delas.
Ser a consciência de outro jogador também é bem legal. A impressão que se têm é que na primeira fase a consciência deve trabalhar mais e na segunda o Bêbado deverá aguçar sua dedução para acertar a cor da sua casa.
Um fator interessante também, é o número de jogadores, podendo jogar até 8 pessoas simultaneamente.
O jogo também é extremamente recomendado para novos jogadores, uma vez que possui mecânicas simples e por ser bastante divertido, com certeza trará estas pessoas para o Hobby.
Movie Nights
Ficha técnica
Designer: Rafael Tavares
Tempo de Jogo: 40 minutos Número de Jogadores: 2 a 5.
Mecânicas: Seleção de Cartas, Mercado de Ações.
Descrição:
Novos filmes estão prestes a sair e o público está ávido para conhecer os novos títulos. Contudo, também existem os influenciadores de público e crítica, que irão afetar o desempenho dos filmes em cartaz. Será que você é capaz de ter o cinema com os maiores sucessos da temporada?
Gameplay:
Movie Nights simula os cinemas de rua, tão raros hoje em dia. Você terá que batalhar pela atenção do público para se tornar o maior cinema da cidade.
Em seu turno você receberá uma mão de cartas em que cada carta representa um cartaz de um filme. Você então deve escolher uma dessas cartas que representam um filme para colocar em cartaz. Todos os filmes possuem um gênero e um ranque perante a crítica, tanto a especializada, quanto a do público. Esse ranque é representado em uma espécie de eixo x e y, onde o x é a crítica do público e o y é a critica especializada.
Quanto maior o ranque do filme nesses quesitos mais pontos de vitória ele lhe renderá no final.
As cartas não escolhidas são separadas por gênero e são colocadas em pilhas. No final do jogo, aquele que tiver a maior quantidade de filmes em cartaz de um gênero, irá verificar as cartas do mesmo gênero dessa pilha e pontuar.
Após a escolha do filme em cartaz, os jogadores irão escolher o público para ir ao seu cinema. O tipo de filme irá decidir quanto um cliente irá pagar de acordo com o gosto dele.
Outra pessoa que é possível convidar para o seu cinema, são os críticos. Os críticos podem te render 3 de dinheiro ou podem mexer no ranque dos filmes, valorizando seus filmes.
Depois disso você deverá pagar por seus filmes em cartaz, de acordo com o ranque dele na crítica.
Assim as rodadas prosseguem e no final do jogo ganha aquele com mais pontos de vitória.
O que achei do Jogo.
Movie Nights é um jogo que faz com que você se perca em pensamentos no tema cinema. Tudo em sua atmosfera, coopera para que isso ocorra. A crítica, os clientes, mas sem sombra de dúvida o que mais chama a atenção são os cartazes dos filmes. Os cartazes são recheados de referências a clássicos do cinema como: Sexto Sentido, Coração Valente, O Iluminado, etc.
O gerenciamento de seu dinheiro é outro fator importante. Pegar filmes bem ranqueados pela crítica pode ser bom para a sua pontuação final, mas é bem caro manter eles em cartaz. Muitas vezes é mais válido você pegar um filme mal avaliado e com os críticos elevar o status dele.
Movie Nights é um excelente jogo que vai agradar a todos, mas ele vai agradar ainda mais os amantes do cinema.
Pessoal, vou ficando por aqui, obrigado a todos os Designers pelo carinho em nos receber para jogarmos seus jogos. Fico cada dia mais feliz em ver como os Designers nacionais têm melhorado e vêm trazendo jogos cada vez melhores.
Até a próxima, com a Parte 2 deste texto !!!!