Faaaala Povo! Hoje venho falar sobre um projeto que está em financiamento coletivo e será lançado pela Funbox Editora, o jogo Apagão – Ruas de Fúria.

Texto da página do Financiamento:
Em Apagão: Ruas de Fúria, os jogadores são os líderes das gangues urbanas que se apoderaram de uma São Paulo sem energia elétrica. A cada rodada, é preciso administrar seus recursos e mandar para as ruas um destacamento comandado por um Alfa e armado com o que estiver à mão, para conseguir comida e fontes portáteis de energia. A disputa entre as gangues é acirrada, e seu bando vai se meter em muitas Tretas para conseguir os itens de que precisa para sobreviver.
Cada treta se resolve com um misto de capacidade de intimidação e uso estratégico de pessoas e armas, mas é sempre bom ficar de olho na polícia, que pode aparecer a qualquer momento e botar todo mundo para correr. Os recursos obtidos vão aumentando o respeito das ruas por você e seu bando e, no fim da partida, as duas gangues mais respeitadas travam um último combate pela maior invenção que o Apagão já produziu: a Bicicleta Geradora de Energia.
Resumo das Regras
Em Apagão, cada jogador irá escolher uma gangue e receber as cartas de Líder e do Alfa da Gangue. Ao todo serão 6 gangues disponíveis para escolha, são elas:
Dandaras: Após enfrentar a polícia por três meses, as Dandaras conquistaram a Praça Roosevelt e garantiram que a população do Centro de São Paulo pudesse ter um refúgio em meio ao blecaute sem fim. Lideradas por Heloísa, essa gangue oferece ajuda para a população afetada pelo caos, mas não pense que são flores que se cheire. Sua determinação é quase sem limites e farão qualquer coisa para proteger as pessoas que amam.
Ser uma Dandara é entender a importância de cuidar de quem a gente ama, mesmo que isso signifique descer a porrada em todo mundo que entrar no caminho.

Filhos de Deus: Para estes fanáticos religiosos, Deus é uma entidade feita de ódio, ira e intolerância! Em sua visão, o maior erro do Pai foi manda um filho covarde para se matar. Mas eles estão aqui para relembrar o ser divino que a violência e a fúria são as únicas coisas sagradas no mundo. Liderados pelo insano Dimas, os religiosos dessa seita são pessoas que fariam tudo para provar suas crenças.
Ser um Filho de Deus é saber que foi um escolhido pelo Senhor para trazer o fogo divino e marcar a palavra na carne dos infiéis. Sua base fica na Praça da Sé!

Guardiões da Moral: Mesmo tendo a opção de continuar curtindo seus privilégios, os Guardiões da Moral são formados por fascistas e playboys intolerantes, os grandes vilões da cidade sem luz. São temidos pela truculência e falta de escrúpulos. Seu objetivo é subjugar as minorias e dominar o centro de São Paulo para provar que o pensamento autoritário é superior.
Ser um Guardião da Moral é conhecer o poder da violência e se sentir superior aos outros seres humanos. Eles são o que há de mais asqueroso na humanidade. Sua base de operações é uma rica faculdade no Centrão.

Irmãs Canivete: Nos dias sem eletricidade, as Irmãs Canivete estão aqui para chocar.Formada basicamente por mulheres feministas radicais em busca de hedonismo, essa gangue rouba, mata, pilha e destrói! Essas verdadeiras piratas de patins atravessam as ruas de São Paulo em busca de machos escrotos que possam oferecer recursos e a diversão da caçada! Após saírem de uma gangue que formavam em conjunto com as Dandaras, as Irmãs começaram a perder as estribeiras ficando viciadas em adrenalina e na violência.
Ser uma Irmã Canivete é não abrir concessão para ninguém, não há perdão e o único caminho que existe é dos prazeres imediatos! Elas não têm base definida, mas costumam ficar na região do Cine Marabá.

Macacos Urbanos: Graças às previsões do mestre Apoema, a gangue dos Macacos Urbanos nasceu meses antes do blecaute. Em uma cidade sem luz, os Macacos Urbanos surgem como uma esperança do nascimento de uma sociedade mais justa e igualitária em meio ao caos. Seguindo a sabedoria do mestre de capoeira Apoema, este grupo tem como um de seus líderes de campo o destemido Mandrill, que domina todas as habilidades importantes para um membro desta gangue: capoeira, parkour, skate e grandes conhecimentos de literatura e ciências sociais. A origem do nome está na origem da capoeira, que nasceu dos mestres que observavam os animais e imitavam seus movimentos.
Ser um Macaco Urbano é lutar por direitos iguais, melhores condições de vida e uma sociedade mais justa para todos. A base deles fica nos porões do Teatro Municipal.

Manos: Quando chegou o blecaute, o crime organizado implodiu em guerras e disputas de poder. Tudo só voltou ao normal quando um homem conhecido como Bocarrica deu um golpe e controlou o que sobrou dos homens e recursos. Restam poucas armas de fogo e algumas estão escondidas nas mãos dos membros dessa gangue. Além de um líder forte, a alfa Kaká toca o terror com mão de ferro nas ruas de São Paulo.
Ser um Mano é entender que tudo na vida é ostentação, poder e diversão! Sua base é indeterminada, mas são conhecidos por coordenar as novas feiras do rolo!

Após a escolha da gangue, é embaralhado e formado um deck central, com cartas de armas, comida, energia e arma preferida.
Cada jogador recebe 6 cartas e a partida se inicia.

Cada rodada de jogo é composta por 4 fases, são elas:
1º Fase
Exploração: Na exploração, os jogadores podem passar a vez, descartar a quantidade que quiserem de cartas de comida, para comprarem o mesmo número de cartas para sua mão ou descer em sua área cartas de comida ou de energia, para tentar convertê-las ao fim da rodada em respeito(São os pontos de vitória do jogo).
2º Fase
Rinha: Nessa fase é revelado um número de cartas de acordo com a quantidade de jogadores na partida. As cartas são colocadas no centro na mesa a disposição de todos os jogadores. A partir do primeiro jogador, ele coloca a carta de seu Alfa em uma das cartas, assinalando que sua gangue tem desejo na respectiva carta, assim sucessivamente todos outros jogadores fazem o mesmo. Após todos indicarem as cartas é feita a resolução, cartas sem nenhum alfa, são descartas, cartas que possuem apenas um Alfa é adquirida por aquele jogador automaticamente, cartas que possuem mais de um Alfa na disputa, será realizado uma Treta.
Treta: Toda treta tem um atacante e ao menos um defensor. O atacante será o primeiro jogador da rodada ou aquele mais próximo em sentido horário. A TRETA começa com a ameaça do atacante, o jogador irá fazer um gesto, um olhar ou mesmo uma ameaça verbal aos defensores. Após feita a ameaça os defensores decidem se fogem, chamar pra briga ou aumentar a aposta. Fugir, faz com que o Alfa possa descartas quantas cartas quiser e repô-las em mesma quantidade para a próxima rodada. Chamar pra briga, faz com que a TRETA evolua para o combate, assim o vencedor além da carta disputada ficará também com 1 ponto de respeito. Subir a aposta, faz com que o vencedor do combate ganhe 1 ponto de respeito para cada adversário derrotado e além disso cada perdedor irá perder 1 ponto de respeito também.

Para resolver o combate é simples, o atacante começa descendo cartas na mesa de capangas ou de armas. Aqui os jogadores não podem descer cartas de capangas de gangues adversárias que estiverem envolvidas no combate. Os defensores devem igualar ou exceder a força do atacante, caso ninguém consiga, o atacante vence o combate. Caso algum defensor tenha igualado ou excedido a força o combate passa a próxima etapa, onde novamente iniciando pelo atacante, os jogadores vão alternando acrescentando cartas para aumentar sua força. Nessa hora os jogadores podem descer capangas de gangues adversárias, mas para cada capanga de outra gangue que esteja no combate o jogador deve pagar um suborno(uma carta de comida de sua mão). O Alfa que não conseguir igualar ou exceder a força de combate perderá a TRETA e sofrerá a penalidade conforme o nível da treta.
Existe uma outra forma de se resolver uma TRETA, qualquer jogador envolvido, pode chamar a polícia, descendo 2 cartas de polícia na mesa. Desta forma qualquer outro jogador pode tentar cancelar, descendo também cartas de polícia. Caso ninguém cancele, o combate é encerrado, as cartas em disputa são descartadas e para cada carta já usada o respectivo ALFA compra o mesmo número do deck de volta para sua mão.

OBS: Cada Alfa tem uma habilidade que pode ser usada apenas uma vez durante todo o jogo. A qualquer momento o jogador pode virar a carta de ALFA e descartar qualquer quantidade de cartas de sua mão e comprar a mesma quantidade.
3º Fase
Desforra: Aqui o primeiro jogador pode se desejar escolher um jogador que possua pelo menos 1 carta de comida ou energia em sua área, deixada durante a fase 1, para iniciar uma TRETA direta com o outro jogador pela carta. A desforra é resolvida exatamente como uma TRETA.
4º Fase
Descanso: Os jogadores convertem em pontos de respeito, as cartas de comida ou energia em sua área e o marcador de primeiro jogador passa para o próximo a esquerda.
O jogo segue até que todos os jogadores tenham sido o primeiro jogador por duas vezes.
Ao fim da partida é verificado as 2 gangues que possuem maior quantidade de RESPEITO e é realizado uma última treta entre elas, disputando o item de energia mais cobiçado durante todo o APAGÃO, a BICICLETA GERADORA DE ENERGIA. O vencedor dessa última TRETA vence a partida.

Review
Apagão – Ruas de Fúria foi uma grata surpresa nesses meus playtestes por ai, o jogo casa muito bem com o tema, a forma como ele traz a imersão e faz com que os jogadores interpretem os líderes de sua gangue funciona e muito. Confesso que o jogo pode não agradar alguns grupos de jogadores, pois ele demanda um pouco do quesito RPG, onde o jogo se mostrará muito mais divertido quando os jogadores decidirem interpretar os personagens e quanto mais intimidade os jogadores tiverem entre si, melhor o jogo será.
Acredito que quem conhecer o jogo, de imediato irá querer conhecer os quadrinhos que o mesmo foi baseado. A história e o background por trás de cada personagem fazem você se identificar e saber interpretar mais ainda o personagem que estiver durante a partida. O tema por se tratar de São Paulo, a identificação das gangues e seus objetivos, vai fazer você criar afinidade ou mesmo raiva de algumas delas. A arte está linda e é de encher os olhos. Um excelente jogo, rápido e de bastante interação entre os jogadores, quem curte RPG e interpretação de personagem vai adorar Apagão e caso não se sinta confortável em “ofender” os outros jogadores mesmo que seja por interpretação, atrás das cartas dos líderes tem algumas falas para se usar contra as outras gangues, assim o próprio jogo ajuda a jogadores que não curtirem a ideia da interpretação.
Torço pelo projeto e espero que seja muito bem financiado, se tiver a oportunidade visite a página do FC e saiba um pouco mais desse grande projeto.