Falaaaaa Povooooo !! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Com a chegada da Spiel Digital, muitos protótipos foram apresentados para o público. Todos eles são sensacionais, possuindo propostas diferentes e mostrando a criatividade dos designers brasileiros. Alguns desses protótipos já possuem editora para serem lançados, outros são independentes, ou seja, serão lançados pelo próprio designer, ou estão aguardando fechar algum acordo com as editoras.
Aqui no site faremos uma série de artigos falando sobre os protótipos e suas propostas. Para ficar mais organizados vamos separar os protótipos pelas editoras e escreveremos sobre todos os protótipos independentes em um mesmo artigo. Como vocês devem ter visto pelo título, hoje falaremos sobre os protótipos da Meeple Br, que nos presenteou com dois excelentes jogos, o Elétrica e o Grafito. Lembrando que este é um artigo de primeiras impressões.
Antes de começarmos vale ressaltar que está análise foi feita através dos protótipos dos jogos. Portanto artes e regras podem sofrer alteração em suas versões finais.
Elétrica
Ficha técnica
Designer: Lucas Machado Rodrigues
Artista: Lucas Machado Rodrigues
Tempo de Jogo: 30 minutos Número de Jogadores: 1 a 4.
Mecânicas: Colocação de Peças, Construção de Rotas, Cooperativo, Jogo em Equipe, Sistema de Pontos de Ação, Tabuleiro Modular.

Descrição:
“Elétrica: ” é um jogo de tabuleiro moderno de 1 a 4 jogadores com tempo médio de 30 minutos por partida. O objetivo dos jogadores é, de modo semi-cooperativo, construir uma rede de transmissão de energia elétrica para abastecer as cidades que vão aparecendo ao longo do jogo. Para todas as idades, este boardgame também pode ser utilizado para instigar a curiosidade da galera sobre o funcionamento da infraestrutura elétrica.

Gameplay:
Na partida cada jogador irá fazer uma jogada e assim passar para o próximo. Em seu turno você poderá fazer 3 ações: Colocar um tile, criar uma construção ou colocar um tile e criar uma construção no tile criado.
Os tiles do jogo representam paisagens, podendo conter rios ou lagos. A colocação dos tiles deve ser feita de modo com que rios ou lagos tenham suas conexões respeitadas, como no jogo Isle of Skye. Além disso os tiles também podem possuir cores em suas bordas , se a construção de um tile possuir a sua respectiva cor nas bordas dos tiles adjacentes, a mesma ganhará um ponto extra para cada conexão de cor quando pontuar.
Outro ponto interessante é que, após a colocação de um tile é possível deixar uma ficha de influência no local, assim se um adversário construir ali, você ganhará os pontos de influência. Esta é uma ótima forma de ganhar pontos de vitória no jogo, ou até mesmo ‘reservar’ um tile.

A próxima ação possível é fazer uma contrução. Dentre as construções do jogo nós temos: Hidroelétrica, Torre de Transmissão , Subestação, Postes e Casa. Para construir uma construção deve-se seguir três regras:
- Não pode haver outras construções no tile.
- Você não pode construir uma construção fazendo que ela fique adjacente a outras duas construções formando um ‘triângulo
- Existe uma sequência de construções que podem ser adjacentes
Além disso você possui meeples que são limitados e você deve colocar um deles próximo a sua edificação quando você construí-la. Depois que você pontuar esses meeples retornam pra você. Explicarei sobre a pontuação mais pra frente.
A outra ação é colocar um tile e fazer uma construção. Esta ação segue a mesma regra das duas outras ações, a diferença é que você coloca dois meeples quando faz essa ação.
Para pontuar no jogo, você deve criar uma linha completa seguindo a ordem das construções apresentadas neste artigo, ou seja, começando pela hidroelétrica e chegando até a casa. Nessa ação que mora a parte cooperativa do jogo, uma vez que, é bem difícil você criar uma linha sozinho, desta forma, você depende de outros jogadores que ajudarão e também pontuarão naquela rede. Deve-se ressaltar que as torres e os postes podem ser construídos múltiplas vezes em uma linha, as outras construções não. Os pontos de vitória possuem uma tabela específica conforme imagem abaixo.

Quando todos os tiles acabarem de ser colocados, o jogo se encerra e aquele que tiver obtido mais pontos de vitória é o vencedor.
Review Pikachu
Se eu pudesse dar somente um adjetivo para o Elétrica seria, sofisticado. O jogo possui um grau de estratégia mediano, onde você deve fazer planejamentos de curto e médio prazo. Saber negociar, apesar de não ter negociação nas mecânicas, também é de extrema importância uma vez que o jogo apresenta elementos cooperativos.
O jogo possui boas sacadas em suas mecânicas, como a ficha de influência, que serve para ganhar pontos em cima de um tile muito bom para o adversário, ou até mesmo para ‘reservar’ um tile que você não quer gastar dois meeples para colocar uma construção imediatamente.
O gerenciamento de seus meeples é outro fator importantíssimo no jogo, uma vez que você só os recebe depois que pontua uma linha. Além disso as construções do jogo são limitadas e possuem quantidade diferentes, desta forma você deve pensar bem em qual construção fazer e quando.
Além de tudo isso o jogo possui uma arte minimalista e linda, deixando o jogo extremamente bonito na mesa.
Review Jean.
Elétrica foi o tipo de jogo pra mim, que na primeira partida joguei quase que no automático, as pontuações pela rede elétrica e as construções, podem em um primeiro momento parecer confusas, mas ao longo que o jogo flui as coisas passam a ficar mais claras e você começa a pegar o ‘feeling’ do jogo.
O jogo se mostra bem estratégico, você precisa pensar a hora certa de fazer uma construção, já que elas são limitadas e a maior pontuação se dá pra quem possuir uma rede com 4 tipos diferentes de construções, além disso usar seus marcadores de influência com sabedoria podem lhe garantir bons pontos de vitórias e talvez até mesmo a partida.
A interação entre os jogadores é um outro ponto alto do jogo, já que as redes elétricas de todos os jogadores hora ou outra irão se encontrar e sempre você pode dar o meu querido block, seja ao construir ou colocar um tile de forma que atrapalhe o amiguinho e beneficie você. Além é claro de sempre incentivar alguém a fechar um rede elétrica que você compartilha de algumas construções, para assim pegar alguns pontinhos.
O jogo possui também uma curva de aprendizado bem grande, eu tive a oportunidade de jogar duas partidas e na segunda já consegui fazer as coisas se ‘encaixarem’ melhor, gostei muito do jogo em geral, mecânicas, tema, arte e jogabilidade, tudo está em uma sintonia muito legal, todas duas partidas tiveram algo em comum que me agrada muito, pontuação bem apertada(estou tirando a pontuação do designer na segunda partida, pois ele deu uma leve disparada). Parabéns ao Lucas pelo jogo e para Meeple BR pelo lançamento.
Grafito
Ficha técnica
Designer : Rennan Gonçalves
Tempo de Jogo: 45 minutos Número de Jogadores: 2 a 4.
Mecânicas: Alocação de Trabalhadores, Colecionar Componentes, Pegar e Entregar.

Descrição:
Você está pronto para controlar as paredes da rua?
Grafite, uma das artes mais incríveis e expressivas do mundo acaba de entrar no universo dos board games.
Em Grafito cada jogador assume o papel de um grafiteiro, que deve conquistar os sprays, combiná-los e usá-los para criar grandes painéis com sua assinatura.
O segredo é manipular os rondeis do tabuleiro principal para combinar as bases dos discos e receber as cores necessárias para fazer suas criações artísticas. Mas você precisa observar os outros jogadores ou eles podem realizar a parte do mural que você tanto deseja.

Gameplay:
Em grafito ganha aquele que fizer mais pontos de vitória. Durante a partida os jogadores devem pegar tintas, que inicialmente serão de cores básicas, podem misturar as tintas, para criar cores mais complexas e assim atender demandas gastando as tintas associadas.
Uma das áreas principais do jogo são os 4 pick ups de DJ, onde as tintas ficam armazenadas. Para pegar uma cor os jogadores devem fazer que a cor de um lado do pick up seja igual ao do pick up adjacente, assim ele pode pegar um dos cubos das cores iguais que se encontraram. Caso o pick up girado igualar a cor com outro pick up adjacente, ele poderá pegar mais uma cor se a ação permitir.

Cada jogador fará uma ação e passará a vez ao seu adversário. Durante o seu turno você poderá fazer uma das ações de seu tabuleiro individual ou atender uma demanda.
No jogo você possuirá meeples de grafiteiros, que serão usados para fazer ações do tabuleiro individual, assim como também determinar quando seu turno termina.
As ações do tabuleiro individual são:
- Girar um pick up uma vez. Custo: Sem custo
- Girar um pick up três vezes. Custo: Um meeple
- Girar um pick up quatro vezes. Custo: Um meeple.
- Girar dois pick ups uma vez. Custo: Um meeple.
As ações número 1 e 2 podem pegar mais de um cubo colorido se os lados do pick up selecionado coincidir com outros dois pick ups.
Durante o jogo também existirão ações especiais que poderão ser feitas colocando um meeple de grafiteiro.
Outra ação possível é atender uma demanda que resulta nos pontos de vitória do jogo. Para atender uma demanda um jogador deverá pagar as tintas correspondentes e assim pegar a carta de demanda e vira-la. Atrás da carta há um grafite e o jogador deverá colocá-lo no muro. No grafite existe algumas informações de pontuação.

A primeira é o ponto de vitória que a carta dá diretamente, outra é o símbolo da carta e por último a ligação da mesma. No jogo você tentará ligar as cartas de símbolo diferente, o que resultará em mais pontos. Após alocar o grafite no muro, um jogador coloca um marcador de lata de spray de sua cor na carta, para sinalizar que a mesma é sua.
O jogo acaba quando os espaços vagos do muro acabarem, ou quando um jogador gastar todos os seus marcadores de lata de spray.
Review Pikachu
Grafito mistura elementos da cultura do grafite e do hip hop de maneira primorosa. É um jogo que enaltece essa cultura e a representa.
Para mim o ponto mais alto do jogo é a maneira de usar os pick ups para coletar as cores. Por serem usados por todos os jogadores, você tem que ficar de olho não só para pegar suas cores, mas para também dificultar que seus adversários peguem cores especificas, que irão ajuda-los a cumprir certas demandas.
A maneira que você usa seus meeples de grafiteiros é bastante relevante, pois muitas vezes saber quando usá-los fará com que você tenha turnos mais longos, com maior quantidade de ações, facilitando conseguir pontos.
Outro ponto interessante do jogo para mim, são as cartas de demandas. Você pode tentar fazer demandas mais simples e acelerar o final da partida, ou se concentrar em demandas de valores maiores, tudo irá depender de sua estratégia. Os símbolos contidos nas cartas, assim como as ligações são outros fatores importantes, pois servirão para você ganhar mais pontos, ou até mesmo para tentar interromper ligações de seus adversários.
Vale ressaltar que as artes encontradas no protótipo não são a arte final.
Grafito é um jogo excepcional, espero ver sua versão final em breve.
Review Jean.
Antes de falar de Grafito preciso elogiar o trabalho do Rennan e da New Player Studios, tive a oportunidade de conhecer outros projetos deles e tem cada jogo legal sendo desenvolvido que merecem os parabéns, por abordarem jogos com temas diferentes, modernos e culturais.
Já sobre o Grafito, de longe o destaque do jogo vai para os discos e a forma como você os manipula. Tentar sempre usar a ação que não usa trabalhador vai lhe garantir um turno mais demorado e respectivamente mais produtivo. As pick ups podem gerar um certo AP, mas nada que chegou a me incomodar.
As decisões de qual demanda atender e seus posicionamentos na parede, elevam a estratégia do jogo, pois você pode pensar em se beneficiar mas também, dependendo da situação tirar alguns bons pontos de seus adversários.
O jogo é bem simples de se entender, as partidas tem uma boa duração pois não são demoradas, nele também tive a oportunidade de jogar vezes. Como no Elétrica achei as pontuações muito apertadas, você pode focar em demandas mais caras ou mesmo em conexões, fazendo assim a pontuação final ser uma grande surpresa.
Meeple BR merece os parabéns por mais um incrível jogo nacional a ser lançado.

E assim encerrámos mais um artigo. Obrigado a todos que leram. Logo voltaremos com o review dos outros protótipos. Até lá!!!