Faaaaaaala Povo!!! Aqui é o Pikachu mais uma vez no Papo do Ladino. Como vocês estão nessa quarentena? Espero que bem.
O RPG é uma ferramenta social tremenda. Nela jogamos um jogo de interpretação, onde um participante será o ‘mestre’ que dará vida ao mundo e contará uma história. Os demais entrarão na pele de personagens que serão os protagonistas dessa narrativa compartilhada.
Caso se interesse mais pelo RPG, existe um vídeo do Covil que pode ser bastante útil, dando dicas para mestres iniciantes.
Sobre o RPG, existem vários sistemas e mundos no qual você encontrará material de apoio para poder jogar. Irei falar especificamente neste texto, sobre o Dungeons and Dragons, que é o RPG mais popular do planeta.
O Dungeons and Dragons é um RPG de fantasia medieval, repleto de criaturas fantásticas, magias poderosas e mundos extraordinários. No momento ele está em sua 5° edição e no Brasil seus livros estão sendo lançados periodicamente pela Galápagos Jogos.
Dentre estes livros, muitos são de aventuras prontas, o foco desde texto. Aventuras prontas são aventuras, histórias ou cenários prontos para serem usados e que dão pouco trabalho para o mestre; uma vez que já tem a história, gancho, personagens, etc.
Desta forma o mestre não precisa criar a história do zero, mas ainda assim precisa gerenciar o mundo, se adaptar as decisões dos jogadores e é claro, fazer as ‘cenas’ fluírem. Pense nas aventuras prontas como tópicos de uma apresentação de slide, onde o mestre terá que pegar estes tópicos, desenvolve-los e criar nexo entre eles.
Na data de publicação deste texto, existem 15 aventuras prontas oficias, lançadas pela Wizards of the Cost. Irei falar sobre cada uma delas seguindo a ordem de lançamento. Nesta parte irei falar sobre as 7 primeiras. Vou apresentar o grau de dificuldade da aventura, para o mestre e para os jogadores, o principal tema e uma pequena sinopse. Não irei falar de nada específico para não dar spoiler e estragar a experiência de alguém que queria jogar alguma dessas aventuras. Aqui fica meu agradecimento ao Hugo Mendez, Marcos Vinícius e ao Marcos Fernandes que me ajudaram nas descrições das aventuras que eu não havia jogado.
A Mina Perdida de Fandelver (The Lost Mines of Phandelver)
Lançamento: (15 Julho de 2014) – Lançado no Brasil 2020
Níveis: 1 ao 5.
Dificuldade Mestre: Fácil
Dificuldade Jogadores: Média
Ponto Positivo: Campanha curta, mas com um bom arco da história.
Ponto Negativo: Se o mestre não ‘maneirar’ em alguns pontos é fácil ocorrer um TPK.
Essa é a primeira aventura lançada para a 5° edição. Excelente para mestres, pois o livro conta com várias dicas de como mestrar. Ainda assim deve se tomar cuidado, pois a aventura pode se tornar extremamente mortal para um grupo de jogadores novatos pela quantidade excessiva de monstros em alguns momentos.
Sobre o tema, ela introduz bem a questão da história da costa da espada, apresenta facções, monstros notórios e um enredo envolvente. Sem dúvida essa é um excelente começo para suas aventuras de D&D.
Tyranny of Dragons
Hoard of the Dragon Queen
Lançamento: (19 de Agosto 2014) – Não Lançado no Brasil
The Rise of Tiamat
Lançamento: (04 de Novembro 2014) – Não Lançado no Brasil.
Níveis: HotDQ(Hoard of the Dragon Queen): 01 ao 07 – TRoT(The Rise of Tiamat): 08 ao 15.
Dificuldade Mestre: Mediana
Dificuldade Jogadores: Difícil
Ponto Positivo: A aventura possui uma história envolvente, com vários momentos bem diferentes entre si de jogabilidade.
Ponto Negativo: Os combates são desbalanceados, sendo que se o mestre executar as coisas EXATAMENTE como se encontra na aventura, existe uma chance muito grande de TPK do grupo.
Tirania dos Dragões possui duas aventuras que você pode jogar separadamente, HotDQ e TRoT. Aqui neste tópico falarei das duas, uma vez que uma complementa a história da outra, desta forma recomendo jogar ambas. Por ser umas das primeiras aventuras da 5E, ela é muito criticada por não ser muito balanceada, onde um mestre pode facilmente matar seus jogadores nos níveis iniciais e estragar a aventura para eles.
Em cada um de seus capítulos, a aventura apresenta aspectos diferentes, como exploração de masmorras, viagem, sobrevivência, tornando essa campanha bem completa em termos de jogabilidade.
Essas são uma das minhas aventuras preferidas no D&D 5e. Possuindo uma história envolvente cheia de reviravoltas, intrigas, investigação, política. Enfrentar um culto maligno, dragões, entrar em cavernas perigosas e fornecer um dos combates finais mais épicos de todo o universo do D&D, é o que você encontrará nesta aventura, eu já disse que têm dragões?
Princess of the Apocalypse
Lançamento: (07 de Abril 2015) Não Lançado no Brasil.
Níveis: 01-15
Dificuldade Mestre: Média.
Dificuldade Jogadores: Média.
Ponto Positivo: É uma aventura bastante aberta, possuindo múltiplos caminhos que podem ser seguidos.
Ponto Negativo: Dependendo de como os jogadores executarem a aventura, eles podem ir em um local mais difícil do que eles conseguiriam enfrentar naquele nível.
Princes of the Apocalypse apresenta uma campanha épica contra as forças do Mal Elemental, que pode ocupar você e seus jogadores por muitos meses. Personagens que estão pelo menos no 3º nível podem mergulhar direto na aventura principal. Um grupo de personagens de primeiro ou segundo nível, deve começar com a mini-aventura fornecida pelo livro.
O foco da aventura é a parte do mal elemental do universo de D&D, com enfrentamento de cultos, exploração de masmorras, investigação e uma verdadeira corrida contra o tempo para salvar toda a costa da espada.
Em alguns momentos da aventura, se o grupo de jogadores for muito aventureiro, é possível que eles vão em locais em que os níveis deles não sejam o suficiente, causando uma possível morte de todos eles, desta forma cabe ao mestre saber administrar para que isso não aconteça.
Out of the Abyss
Lançamento: (15 Setembro 2015 ) Não Lançado no Brasil.
Níveis: 01-15
Dificuldade Mestre: Difícil.
Dificuldade Jogadores: Difícil.
Ponto Positivo: É uma aventura com um sentimento diferente, mais voltado para a sobrevivência, onde os jogadores devem tomar muito bem suas decisões.
Ponto Negativo: Pode ser frustrante para alguns jogadores que esperam uma aventura no estilo heroico.
Out of the Abyss é uma aventura que se passa no Underdark, que seria literalmente o subterrâneo. Os aventureiros começam a campanha capturados e escravizados pelos Drows, que são elfos do subterrâneo.
Após alguns acontecimentos, os aventureiros são lançados trevas a dentro, em uma verdadeira missão de sobrevivência. A medida que a campanha avança, eles percebem que algo não está certo. Forças demoníacas invadiram o subterrâneo, deixando a missão de sobrevivência que já era extremamente difícil, praticamente impossível.
OotA é uma excelente aventura, nela encontramos coisas inéditas para as aventuras do D&D 5E, como o uso de Companheiros, Loucura e táticas de sobrevivência em viagens longas. Ela é considerada por muitos a melhor aventura da 5E.
A Maldição de Strahd (Curse of Strahd)
Lançamento: (15 de Março 2016) Lançamento no Brasil 21 de Setembro 2020.
Níveis: 01-10
Dificuldade Mestre: Difícil.
Dificuldade Jogadores: Muito Difícil.
Ponto Positivo: É uma aventura que possui uma história muito rica. O enredo funciona, os personagens secundários têm profundidade e a história muda bastante de um grupo para o outro, devido ao uso do Tarokka.
Ponto Negativo: É uma aventura com um tema e enredo pesado, não sendo recomendado para todos os grupos, justamente por causar desconfortos com algumas escolhas de personagem.
Curse of Strahd se passa na Baróvia, uma Terra desolada, onde o Sol nunca aparece. A coisa mais marcante da aventura é seu clima de terror e medo, que assola os jogadores do início ao fim da aventura. Ela possui um clima vitoriano, apesar é claro dos elementos da magia. Outro ponto chave da aventura é seu fator investigativo que é bem marcante.
Assim como OotA, CoS também é uma aventura voltada para a sobrevivência, muitas vezes na trama, você terá que fazer escolhas difíceis e até mesmo controversas para poder sobreviver. Ela possui monstros marcantes, uma introdução de arrepiar os cabelos além é claro, a sensação de estar sempre sendo observado.
A aventura é considerada por muitos, eu incluso, como a melhor história em uma aventura da 5E, mas é recomendada pra aqueles que já estão mais familiarizados com o sistema.
Storm King’s Thunder
Lançamento: (06 Setembro 2016) Não Lançado no Brasil.
Níveis: 01-11
Dificuldade Mestre: Muito Difícil.
Dificuldade Jogadores: Médio.
Ponto Positivo: É a aventura que mais usa a costa da espada como um todo, sendo portanto, uma das mais abertas.
Ponto Negativo: A aventura pode ficar confusa, se não bem conduzida pelo mestre, dando a noção que a história não está sendo progredida. Existem histórias nessa aventura que referenciam a outras aventuras, obrigando grupos a comprarem mais livros, para poder fechar certas tramas.
Storm King’s Thuder ou SKT é uma aventura muito abrangente. Em determinados pontos da aventura você têm, literalmente toda a costa da espada (cenário onde se passa a maior parte das aventuras do D&D 5E) a disposição dos jogadores. Isso é o paraíso dos jogadores, mas o pesadelo do mestre. Muitas vezes o mestre terá que improvisar, mais que em outras aventuras, tornando essa campanha extremamente difícil para o mestre em geral.
SKT possui uma história muito boa, abusa das mecânicas de viagem da 5E. A parte investigativa também está presente e possui uma quantidade absurda de NPCS.
O livro descreve um pouco da trama de cada um dos lugares da costa da espada, o que deixa a história e os acontecimentos dos locais visitados, bem interessantes. Basicamente cada local que você for, irá possuir missões secundárias sensacionais, o que pode fazer com que os jogadores percam o foco da missão principal.
O assunto principal do livro são os gigantes, tornando muitos combates memoráveis pela escala do mesmo.
Bom senhores, essa foi a primeira parte sobre as aventuras da 5E. Deixe nos comentários o que você achou e qual a sua aventura favorita. Fico no aguardo, pois semana que vêm irá sair a segunda parte.
Até a próxima !!!!
Excelente resumo cara. Legal que tem muita gente (como eu) que não teve contato anteriormente com o RPG e que agora tem de uma forma mais acessível, no sentido da forma como o Paulo mestra e como vocês interagem. Já tentei ver um outro grupo, até famoso, mas parece que boa parte da galera tem a rivalidade mestre x jogadores, tipo até fora da aventura, meio pessoal. Curto pra caramba as campanhas feitas no covil, valeu por compartilhar.
E Descida ai Avernus?
Ela se encontra na parte 2 que já foi publicada.