Você já pensou como lançamentos da Asmodee no Brasil reconfiguram a cara das lojas de jogos de tabuleiro pelo país?
Desde o anúncio da chegada da Asmodee ao Brasil, no segundo semestre de 2018, o mercado brasileiro tem visto uma enxurrada de novos jogos. Muitos e muitos títulos foram lançados por aqui e, claro, não dá para acompanhar tudo.
No entanto, uma coisa que mudou drasticamente de lá pra cá, foi como os lançamentos da Galápagos Jogos mudaram a cara das lojas físicas que trabalham com jogos de tabuleiro. Você já reparou?
Dentro do seu catálogo de jogos, a Asmodee tem muitas linhas importantes, carros-chefe que são mais famosos e menos efêmeros que outros. Os chamados jogos Evergreen.
Você já reparou como essas linhas, dentre tantos lançamentos da Galápagos, seguem crescendo de forma consistente?
É. Hoje, a gente já encontra 10 produtos da linha Ticket to Ride no Brasil, por exemplo.
Ticket to Ride
Ticket to Ride Europa
Ticket to Ride Países Nórdicos
Ticket to Ride Trilhos e Velas
Ticket to Ride Primeira Viagem
Ticket to Ride New York
Ticket to Ride London
Ticket to Ride Map Collection 1 – Asia
Ticket to Ride Map Collection 5 – UK
Ticket to Ride Map Collection 7 – Japan
Além dessa linha, as linhas de Mansions of Madness, Zombicide, Dixit e Pandemic são outras que não param de crescer e, com isso, a Galápagos molda – de forma bem natural e orgânica – a cara das lojas de tabuleiro pelo Brasil.
Mas como assim? Você pode perguntar.
É simples. Quando a gente fala de lojas físicas, espaço de prateleira é visibilidade, dinheiro e lembrança de marca. Em lojas com grande fluxo de pessoas esse espaço costuma, inclusive, ser vendido e não é por pouco dinheiro.
A questão é que, num espaço físico, quando o potencial cliente está sozinho olhando uma prateleira, seu produto tem muita competição e pouco tempo para se destacar. É coisa de fração de segundos.
E aí vem a questão: quando você tem uma linha de produtos dentro da sua loja, com 10 itens diferentes sob uma mesma marca, qual é a forma mais natural de você organizá-los?
É, é isso aí, você vai agrupar os títulos de uma mesma linha. E é natural que se faça isso. Como nós estamos falando de títulos diferentes, todos eles precisam de certa exposição, o lojista dedica mais espaço contínuo da sua loja para aquele produto.
Talvez, um único Ticket to Ride, em meio a uma loja com mais de cem produtos, não chame tanto a sua atenção na prateleira. Mas você já imaginou o impacto que um paredão de Ticket to Ride tem?
Em primeiro lugar, é mais fácil perceber aquela linha de produtos do que qualquer outra. Além disso, também é mais fácil convencer a pessoa a levar aquele produto: “Se tem tanto jogo desse tipo, deve ser bom!”. E por último, mas não menos importante, você simplesmente elimina a capacidade de exposição de outros produtos dentro da loja.
Se a Asmodee conseguir fazer isso com 5, 6 linhas de produto, quanto espaço de exposição dentro de uma loja sobra para os demais? Não me parece muito.
E sabe o que é mais fantástico disso tudo? É tudo feito naturalmente, sem que o cliente e o lojista percebam. As prateleiras não só ficam tomadas por produtos da editora, mas verdadeiras ilhas de atenção surgem dentro das lojas.
Num mercado ainda pouco profissional e em amplo crescimento, o profissionalismo e o nível de detalhe com que uma empresa como a Asmodee opera, gera abismos (merecidamente conquistados) entre esta e seus concorrentes. Até aqui, o crescimento natural do mercado ajudou as editoras, mas podem esperar, a disputa por market share e pelo cliente está só começando.
Muito bom. A Galápagos está muito a frente das demais em quase todos os quesitos. Como competir? Como evitar que isso não se transforme num monopólio de fato e com isso perdermos acesso aos jogos que não interessem a essa empresa?
Oi, Eduardo. Beleza? Valeu por comentar.
bom, eu não acredito exatamente em monopólios dentro do nosso segmento. A barreira de entrada é tão baixa que não tem muito jeito de existir um monopólio. Além disso, os novos entrantes são muito importantes, como se vê com o caso do Gloomhaven, ou como o caso de um Spirit Island da vida. Felizmente, acho que esse crescimento só vai subir a barra e as concorrentes vão ter que se superar para atender às expectativas.
É assim que imagino.
Obrigado por comentar e forte abraço
Que DETALHE grande você destacou, realmente é algo que não notamos a primeira vista, mas que tem um grande diferencial na exposição da marca.
Valeu, Ricardo. De fato, são detalhes que talvez acabem passando despercebidos, mas que realmente fazem muita diferença lá na frente.
Abraços