IMPORTANTE: As imagens e referências ao manual são baseadas no protótipo do jogo, portanto pode haver alterações até o momento do lançamento.
Visão Geral:
“Em LUNA MARIS, você é o coordenador de uma equipe de 6 cientistas que têm como missão iniciar a exploração mineral da Lua. Cada jogador representa uma organização com licença para explorar os recursos naturais da Lua, enviando-os à Terra, além de buscar promover um desenvolvimento sustentável da colônia lunar. O vencedor será aquele que melhor conseguiu fazer uso das instalações fornecidas pela organização, obtendo maior lucro (pontos de vitória).
Sua capacidade de liderança e coordenação será avaliada depois de 2,5 dias lunares e o melhor jogador terá seu nome eternizado, nomeando a metodologia de exploração que desenvolveu, a qual será replicada em qualquer trabalho de mineração extraterrestre adiante.” – texto do manual.
Resumo de regras e funcionamento do jogo:
O intuito é ser um resumo, apenas para se ter ideia do funcionamento do jogo; os detalhes e minúcias deixo para o manual do jogo.
Em Luna Maris, a rodada é dividida em 3 fases:
Fase 1: Produção
Primeiro os jogadores recebem o bônus de acordo a ordem de turno (na primeira rodada do jogo não se realiza essa parte).
Depois, eles movimentam os minérios na esteira para a parte de baixo. A esteira possui dois locais. Caso precise movimentar minérios do segundo local, esses minérios se tornam lixo, avançando seu marcador de lixo no tabuleiro individual.
Cada sonda sua extrai o recurso indicado em seu local de instalação.
Caso seja fase do DIA, cada jogador produz 3 de energia.
Fase 2: Ação
Cada jogador vai, em seu turno, escolher uma das cartas de cientistas que ele possui disponível em sua mão; jogá-la e assim verificar conforme os módulos descritos em sua carta se ele pode ativar o módulo em que já se encontra ou se mover até o módulo desejado. Lembrando que inicialmente todos os jogadores possuem cientistas nível 1, que ativam apenas um módulo. No decorrer do jogo, os jogadores podem adquirir cientistas nível 2 que podem ativar 2 módulos em uma única jogada.
Cada tabuleiro individual é composto por: Espaço para armazenar água, minérios, titânios, hélio, energia; local de suas sondas, sua ferramenta especial, controle de quantidade de lixo e a trilha de oxigênio. Importante ressaltar que a trilha de oxigênio possui um limitador; esse limitador pode diminuir caso sua equipe receba estresse.
A movimentação pelos módulos sempre possui o custo de oxigênio conforme assinalado em cada divisão. Além disso, cada módulo possui um custo de energia para ser ativado (com exceção da Usina de Energia), além do custo da ação que você deverá realizar.
Sempre que um módulo for ativado, o meeple do jogador será alocado em cima do símbolo de energia, mostrando que o local está ativo. Enquanto o meeple permanecer neste local, os próximos jogadores que usarem este módulo não precisarão pagar energia. Porém, o jogador que ativou o módulo (gastando energia), recebe 1 ponto de vitória para cada jogador que também o usar.
O jogo possui 10 módulos no tabuleiro, são eles:
Central de Exploração: Os jogadores vão instalar sondas de extração de minério ou titânio na superfície da lua. As sondas são retiradas do tabuleiro individual de cada jogador, concedendo um bônus e a cada fase de produção de acordo com o local onde a sonda for colocada (pode render 1 minério ou 1 titânio). Sair para realizar a instalação dessas sondas gera estresse a sua equipe, já que é um processo longo e cansativo.
Sala de Comunicação: Aqui os jogadores contratam novos cientistas que vão estar disponíveis no tabuleiro de jogo. Os cientistas adquiridos vão direto para a mão do jogador, estando disponíveis para uso já em seu próximo turno.
Laboratório: Os jogadores devem avançar seu marcador em uma das 2 trilhas no tabuleiro central, que são: trilha de extração e trilha de reciclagem. Cada jogador começa no nível 1 de cada trilha e, ao avançar nelas, aprimora os efeitos dos módulos “Complexo industrial” e “Usina de reciclagem” respectivamente. Além disso, este módulo possui uma ação bônus que pode ou não ser realizada, que é a construção de módulos avançados; assim o jogador escolhe um módulo avançado e aprimora um dos existentes no tabuleiro.
Estufa: Aqui é onde os jogadores vão pegar cartas de alimento, para que possam alimentar sua equipe de cientistas. As cartas adquiridas vão diretamente para sua mão. Além de alimentar, essas cartas também concedem pontos no final do jogo, caso você não as use.
Sala de Expedição: O principal objetivo dessa missão na lua é enviar os recursos para a terra. Aqui, os jogadores vão cumprir as demandas disponíveis no tabuleiro em troca de pontos de vitória. Cada demanda requer um conjunto de recursos, sejam eles água, minério ou hélio.
Complexo Industrial: Aqui você envia o minério recolhido, para receber os produtos extraídos dele, que são água e hélio; porém, ao realizar esse processo, você também gera lixo, aumentando a sua quantidade de lixo no tabuleiro individual. Lembre-se sempre de observar seu marcador da trilha de extração no tabuleiro. Esse é outro módulo que possui uma ação bônus que pode ou não ser realizada, que é a ativação dos filtros de ar para reduzir a sua produção de CO²; assim, você avança na trilha do CO² que irá render pontos ao decorrer das rodadas.
Dormitório: Os jogadores levam seus cientistas para descansar. Para cada carta descartada no dormitório, o jogador pode aumentar seu limitador de oxigênio na trilha do estresse, aumentando sua reserva de oxigênio para se movimentar ao longo do complexo nas próximas rodadas.
Mineração: Caso você não tenha instalado muitas sondas, aqui você consegue realizar a troca de minério por titânio ou você pode reativar suas sondas, recebendo novamente os recursos que cada sonda produz.
Usina de energia: Aqui é onde você consegue energia para ativar os módulos do complexo.
Usina de Reciclagem: Os jogadores realizam a troca do lixo produzido por energia ou mesmo água, de acordo com seu avanço na trilha de reciclagem do tabuleiro.
Ao gastar as cartas de sua mão, os jogadores vão ficando sem opções para seus próximos turnos; para isso servem as cartas de alimento, que os jogadores pegam na Estufa e as mantêm em suas mãos. Cada carta tem um valor nutricional além de algumas também possuírem um bônus. O jogador pode, em seu turno, gastar uma ou mais cartas de alimento para recolher suas cartas usadas de volta para sua mão (isso conta com uma ação).
Fase 3: Limpeza
Os jogadores recebem pontos de acordo o avanço na trilha de redução do CO², recebem pontos também pela adjacência de suas sondas de acordo ao gabarito no tabuleiro e recebem pelas melhorias de módulos construídas. Os marcadores de oxigênio retornam para o espaço inicial, reativam sua ferramenta especial caso ela tenha sido usada e avançam o marcador de rodada, lembrando que o marcador passa pela fase do dia e da noite.
Opinião (Jean)
Lunas Maris foi um jogo que despertou curiosidade em mim, desde que vi o projeto e soube que se tratava de um jogo com o tema de extração de recursos na lua.
O jogo possui as mecânicas de gestão de mão, gerenciamento de recursos, colecionar componentes (set collection), sistema de pontos de ação e movimento em área.
Como escrito no título, este é um texto de primeiras impressões de um protótipo. Joguei apenas uma vez com Pikachu, Paulo do @botanamesabg e a Sara do @rawr_boardgames. Fui surpreendido já na explicação das regras, quando Ricardo, game designer, além de descrever as ações e componentes, mostrava o porque das coisas que estão no jogo. Tudo fez bastante sentido e se encaixou perfeitamente com as ações, me deixando curioso com o desenrolar da partida.
A iconografia me pareceu confusa, mas conforme conversei com o pessoal da Meeple BR e o próprio Ricardo, o jogo passará por uma repaginação na arte.
O jogo fluiu bem para uma partida no Tabletopia, que sempre tende a retardar um pouco as coisas, devido a sua interface (foram três horas somando explicação e gameplay).
Já adianto que o jogo é um euro médio. As mecânicas estão bem encaixadas, não consegui apontar nada que poderia incomodar em protótipo. Dá pra ver que o jogo foi bastante testado e está muito bem desenvolvido. Como citei um pouco mais acima, tudo faz sentido no jogo; por exemplo, as cartas de alimento são vegetais que foram realmente testados e que tem a maior chance de serem cultivados na lua, o movimento pelas salas gastar oxigênio e a trilha de estresse. É um daqueles euros que foge do padrão onde o tema tanto faz. Aqui me senti extraindo recursos na lua, o tema realmente se fez presente!
O que pude notar para uma partida, é que o jogo precisa de bastante planejamento; quem conseguir controlar melhor seu oxigênio e energia, certamente se sairá melhor nas partidas. Como são bastantes caminhos para se cruzar, você precisa ter bastante atenção, para não ficar indo e voltando em locais à toa. Como é um jogo bastante punitivo, os recursos sempre parecem ser escassos, então o gerenciamento deve ser praticamente perfeito! Saber também aproveitar um local já ativado quando não se tem ou possui pouca energia, pode fazer seu turno render mais; em contrapartida, saber ler os outros jogadores e ativar primeiro um local que os outros pretendem ir (para assim ganhar alguns pontos extras), é também uma boa estratégia!
Investir nas demandas num primeiro momento, parece ser o que vai valer mais pontos; mas os pontos ganhos durante as rodadas, pontos de melhoria de módulo, sondas ou filtro de CO², podem te levar à vitória. O jogo é bastante apertado, ninguém ficou longe na pontuação e me pareceu ser assim em outras partidas também. A rejogabilidade dele parece ser bem legal, já que as ferramentas especiais são sorteadas, assim como o local onde os cientistas começam e os aprimoramentos de módulos. Além das cartas de especialistas nível 2, de alimento e de demandas nunca saírem igual.
Em resumo, o jogo me surpreendeu e me deixou bastante curioso com sua versão final. É um jogo que tem tudo para ter uma arte linda; é bem disputado, com bastante planejamento, gerenciamento impecável e bem punitivo. Não é um jogo para novos jogadores, mas a quem já é do hobby, vai agradar bastante.
Além disso o jogo vai possuir um modo solo, algo importante para muitos jogadores.
O Ricardo merece os parabéns, pois tem tudo para ser um dos melhores jogos nacionais. Fico no aguardo da versão final, quero jogar mais vezes e ver partidas com outro número de jogadores.
Ah! E lembrando, eu venci a partida! E no meio do jogo, pensei que não ganharia e quem eu pensei que ganharia, ficou em último, ou seja, o jogo mostra que você não pode desistir e no fim tudo pode mudar.
Pontos Forte: Com certeza o conjunto de mecânicas com o tema presente foi o destaque do jogo para mim.
Pontos Fracos: É um jogo que pode causar algum AP (Analysis Paralysis). Cabe aos jogadores tentar regular um pouco isso. Não posso avaliar a arte nem componentes, por ser um protótipo em versão digital.
Opinião (Pikachu)
Fala Povo!!! Aqui é o Pikachu! Vim dar minhas primeiras impressões sobre o Luna Maris.
Sobre o jogo em si, em um primeiro deslumbre, pode trazer uma confusão visual devido ao grande número de ícones, mas isto é uma das marcas de quase todos os grandes euros. Dito isto, a experiência do aprendizado do Luna Maris foi muito satisfatória e orgânica; sendo este um jogo tranquilo de se aprender, mas difícil de dominar.
Como o Jean já explicou o jogo, deixarei aqui o que me chamou mais atenção, que foi o gerenciamento dos recursos. Em Luna Maris você tem que se preocupar com 3 recursos o jogo todo : Oxigênio, Energia e seus trabalhadores. O quão bem você gerencia estes recursos irá ditar boa parte da sua pontuação. Este aspecto é extremamente interessante pois isto irá fazer você programar suas jogadas futuras . Nem sempre isto dá certo, uma vez que a interferência dos outros jogadores no tabuleiro pode fazer com que você tenha que adiantar ou atrasar algumas de suas ações.
Acho que é válido ressaltar que o Luna Maris não é um jogo de entrada , ele é um euro médio para pesado. Justamente devido a sua administração de recursos que eu classificaria o jogo desta forma, uma vez que essa mecânica pode ser bastante punitiva caso o jogador não saiba bem o que está fazendo.
Outra coisa que me chamou a atenção no jogo foram suas formas de gerar recursos no jogo, que mudam de acordo com a sua estratégia. Saber quando continuar ou parar o seu turno também é uma das escolhas mais recorrentes, uma vez que o primeiro a parar ganha um bônus.
Luna Maris é excelente. Se você gosta de um bom euro e de temática espacial este é um jogo pra você!
Ficha do Jogo:
Nº Jogadores: 2 a 4 jogadores
Designer: Ricardo Amaral
Editora: Meeple BR
Achei muito interessante o tema. O nome do jogo também dá aquela sensação de algo mais real, menos fantasioso. Fico feliz em saber que o designer se preocupou em trazer detalhes reais ao jogo. Isso dá um prazer maior de jogar. Agora a iconografia está bem difícil de acompanhar. Espero que a versão final seja mais intuitiva.
Obrigado por ter lido! As preocupações que o designer teve com os detalhes, deixaram o jogo bem mais interessante pra mim. A arte e iconografia vão sim passar por uma reformulação. Um Abraço