Olá caros leitores essa é a primeira vez que nos comunicamos e como em todos os primeiros encontros, quero me apresentar.
Meu nome é Maiko e sou um jogador do estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Balneário Camboriú (litoral catarinense). Fui iniciado no mundo dos jogos nos anos 90 jogando Dungeons & Dragons (caixa preta Grow), Hero Quest, War e outros. Porém foi há dois anos que iniciei de fato uma coleção, sendo esse o ponto que quero tratar aqui com vocês, digníssimos amigos.
Quando de fato percebi que podia ter uma rede acessível de jogos na minha casa e assim desfrutá-los com todo o carinho que tinha para oferecer, comecei a me deparar com várias questões desse vasto hobby tabuleirístico. Eram incursões a sites, fóruns, lojas e outros mais, para entender, escolher e encontrar informações necessárias para minha enorme curiosidade e indecisão de escolha. É exatamente aí que gerou uma série de dúvidas que percebi serem pouco tratadas e acessíveis aos novos jogadores/ hobbistas.
Calma que vou me explicar melhor.
Quando você começa a pesquisar os canais sobre jogos de mesa/ tabuleiros é comum você parar em guias para os termos das mecânicas, estilos e formas de jogos. Também é certo que você passará por textos que explicam todos esses aparatos, porém a minha dúvida era além dessa enciclopédia ou além do manual.
O que quero apresentar aqui é algo mais incomum de se perguntar quando se vai adquirir ou jogar um jogo de tabuleiro. Vamos ser mais diretos e começaremos:
1-Você sabe que terá que jogar em uma mesa? ( é o melhor e mais aconselhável lugar)
Já se perguntou se a sua mesa comporta um jogo montado e para quantas pessoas?
Quando fui à caça do meu primeiro jogo para a coleção, não me atentei para esse fator. Minha mesa redonda com diâmetro de 120 cm pode ser pequena dependendo do jogo que eu escolher e isso poderia ter estragado a minha primeira experiência.
Alguns jogos, mesmo os mais simples, podem conter várias peças, um tabuleiro grande ou até uma forma exigida para se alinhar os componentes antes do jogo.Uma mesa que não comporte tudo, pode dificultar e até impossibilitar que o jogo seja montado e utilizado na sua totalidade. Pode, inclusive, caber um número menor de jogadores que você programou para jogar.
O primeiro jogo que comprei foi Mice and Mystics, ou seja, já deu pra notar que não analisei o tamanho da minha mesa. Conseguimos jogar somente em dois jogadores e com nada de folga na mesa.
A dica: Procure fotos dos jogos montados na mesa. O Instagram pode te ajudar bastante.
Vários perfis mostram o jogo na mesa e com quantidades diferentes de jogadores. Comente nas fotos e pergunte qual o tamanho da mesa usada.
Obs: Sempre achei que as editoras poderiam colocar o tamanho do tabuleiro impresso na caixa 🙂
2-Jogos de tabuleiros são coletivos
Quando você compra um jogo, você não está comprando algo só para você, ele vai ser jogado por outras pessoas também. Mesmo que você agora esteja me questionando sobre os jogos de modo solo, tenho pra te dizer que são poucos, muito poucos aqueles exclusivos para esse número de jogadores. Na minha opinião jogar sozinho não chega nem perto da experiências de sentar à mesa com outros jogadores (fica a dica). Voltando ao caso… Quando for escolher um jogo, tente transformar essa escolha em algo também coletivo.
Pense em quem vai ser o seu/a coleguinha, peça a opinião dessa pessoa ou grupo de pessoas. Entenda o seguinte: O jogo será para uma experiência em conjunto, todos devem ser beneficiados com ela, e se alguém não tiver uma boa impressão do jogo você irá perder o parceiro(a) de jogatina ou até o grupo.
A dica: Pense primeiro na desenvoltura do jogo para a quantidade de jogadores que quer atender. Jogos para muitas pessoas normalmente não são boas opções para se jogar em dois jogadores e ao contrário também vale.
Pense em disponibilizar o manual antes da jogatina para o grupo ler. Quando todos os jogadores já conhecem o tema do jogo e as regras, a experiência se torna mais dinâmica e tem maior possibilidade de acerto.
Antes de adquirir um jogo novo, tenha contato com o manual e passe-o para os demais jogadores. Sites como Ludopedia.com.br são aliados nessa pratica.
Escolhi Mice and Mystics justamente por ser um jogo cooperativo, com um tema que me agradava (medieval, fabuloso) e a minha esposa/ parceira de jogos, também conhecida como Carol achou os ratinhos lindinhos kkkkk
3-Pense onde irá guardar seu jogo
Jogos de tabuleiro não estão na listas dos colecionáveis mais baratos.
A cada novo lançamento melhora-se a qualidade dos componentes e gera-se novos atrativos para o mercado do hobby, tornando nossos joguinhos mais caros.
Mas tudo isso não é uma desvantagem se você souber como preservar seu jogo/ investimento.
O mercado de jogos cresce a cada momento, tanto o formal (editoras, lojas) quanto o informal (venda e troca por pessoa física) e o seu joguinho bem conservado pode ser um mina de ouro (ok, nem tanto assim), mas ele pode ser trocado ou até vendido te proporcionando um valor para comprar um novo jogo. E como você garante isso?
A dica: Seu jogo terá maior vida útil se você pensar em um local para colocá-lo logo que ele chegar na sua casa. Pense em um local seco (ele vai ser praticamente todo de papel) a umidade é sua inimiga, banheiro, cozinha e o chão são péssimas escolhas.
Uma estante na sua sala pode ser ótimo nesse caso pois além de bem guardado seu jogo vai ser um peça de decoração perfeita.
Se tiver problema com poeira pode utilizar o armário do quarto porém lembre de sempre visitar a caixa e abri-la para arejar os componentes e evitar mofo.
E com isso, caros amigos, ficamos por aqui.
Espero ter contribuído para a sua incursão nesse mundo dos jogos e que ela seja de uma ótima experiência assim como é a minha, pois cada dia me sinto um novo jogador, com novas dúvidas e novas descobertas.
Quem sabe nos encontramos por aqui mais vezes, como novas dicas, assuntos e interesses, sempre relacionados aos maravilhosos jogos de mesa, tabuleiros, board games e agregados.
Um abraço e divertidas jogatinas. Valeu!
Maiko Carvalho é formado em história e filosofia, tenta jogar todos os dias e prefere o tema do que a mecânica. Divide o amor com os jogos no perfil do Instagram: instagram.com/@sigoperdendo
Muito bom texto, Maiko!
Essas questões “logísticas” realmente são esquecidas pela turma!
Grande início!
Valeu cara.
Obrigado por acompanhar 😁👍🏻
Muito bom o texto, ótimas dicas.
Meu primeiro jogo foi um Arkham Horror, e tive a mesma experiência que vc comentou, ele coube super apertado na mesa e mal conseguimos jogar direito!
Legal. As vezes fazemos isso, mas não que dizer que não vai acontecer novamente kkkkkk no meu caso já aconteceu.
Obrigado por acompanhar 😁👍🏻