Faaalaaa Povooo!! Aqui é o Pikachu voltando mais uma vez pra Coluna Papo do Ladino. Como vocês estão nessa pandemia? Espero que bem. Vocês já devem ter lido o título e então sabem o motivo para o meu desaparecimento aqui do site. O jogo que iremos falar nesse post é o Top 1 do Board Game Geek e de influenciadores famosos como Tom Vasel, hoje darei minhas primeiras impressões sobre o Gloomhaven.
Visão Geral
Gloomhaven é um jogo que comporta de 1 a 4 jogadores. É um jogo do designer Isaac Childres. A duração da jogatina é bem variável de acordo com o número de jogadores, mas a duração média descrita na caixa é de 120 minutos.
Este é um texto de primeiras impressões justamente porque Gloomhaven possui mais de 90 missões, sendo um jogo grandioso. Desta forma ele exige várias sessões para se fechar toda sua campanha. Como muita coisa ainda está acontecendo em minha campanha, este texto trata apenas das minhas primeiras impressões. Claro não se preocupe pois não terá nenhum spoiler.
No jogo nós somos aventureiros e através de várias missões e cenários moldamos a história da cidade de Gloomhaven e seu entorno. De acordo com nossas decisões abrimos e fechamos oportunidades durante todo jogo, deixando a narrativa de cada grupo de jogadores bastante única.
O jogo possui envelopes e peças que deverão permanecer lacrados até que sua condição de abertura seja atingida.
Personagens
Vamos começar falando sobre uma das joias deste jogo fantástico, seus personagens. Como todo bom RPG em Gloomhaven seus personagens passam de nível, se aprimoram e compram equipamentos.
Existem 6 personagens iniciais em Gloomhaven todos bem diferentes um dos outros.
Bruto: O Bruno Inox é uma espécie de Guerreiro/Bárbaro. Ele possui ataques poderosos uma grande quantidade de vida e uma defesa sólida.
Malandra: A Malandra é o Ladino do grupo. Desarmar armadilhas, recolher tesouros, causar grandes quantidade de dano nos inimigos se aproveitando da presença de aliados são algumas das coisas que ela é capaz de fazer.
Tecelã Arcana: A Tecelã Arcana é a maga do grupo. Ela conjura várias magias e manipula os elementos criando efeitos únicos e extraordinários.
Engenhoqueiro: Engenhoqueiro seria uma espécie de Artificer. Através de suas gerigonças ele cria efeitos variados como envenenar seus inimigos, curar aliados entre muitos outros.
Ladra de Mentes: A LdM é um personagem que possui habilidades bem únicas. Ela é capaz de manipular e controlar a mente dos inimigos, dar efeitos negativos para eles e até mesmo invocar enxames de ratos para lhe auxiliar na batalha.
Coração de Pedra: O CdP deve ser um dos heróis mais peculiares e difíceis de se jogar. Ele consegue interagir no cenário de maneiras únicas destruindo obstáculos por exemplo. Ele também é capaz de manipular e gerar elementos. Alguns de seus golpes pegam em áreas tão grandes que até mesmo aliados são afetados, desta forma o jogador deve ser consciente com seu posicionamento.
Fora os heróis inicias você tem a possibilidade de desbloquear mais 11 personagens durante a campanha através de conquistas e aposentando seus personagens.
Mas aí você me pergunta: Pera aí como assim aposentando meus personagens? Eu vou perder meu personagem?
Infelizmente sim. Quando você escolhe um personagem você saca duas cartas de missão pessoal, escolhe uma delas e devolve a outra. A missão pessoal vai dizer qual o objetivo de vida de seu aventureiro e te dará um símbolo de um novo aventureiro que será desbloqueado quando você completar este objetivo.
Eu gostei muito desta mecânica, pois quando você pega um novo personagem o mesmo possui toda uma nova forma de jogar com combos próprios e estratégias. Você ficará triste por perder seu personagem? Claro. Eu chorei quando o Bruto aposentou, mas ainda assim estou me divertindo muito com o novo personagem. Ainda assim o seu antigo personagem poderá fazer uma participação adicional na aventura, acrescentando uma carta de cidade ou uma carta de estrada própria.
Cartas de Cidade e Cartas de Estrada
Gloomhaven traz elementos de RPG que são simplesmente sensacionais. Um deles são as cartas de cidade e as cartas de estrada. Parece algo bobo, mas estas cartas são mini eventos que você faz quando está em Gloomhaven (cidade) ou sai para uma nova missão(estrada).
Quando você saca a carta sempre existe um texto narrando oque está acontecendo. Após o texto o grupo tem duas opções que podem ser feitas e devem escolher bem, pois pode influenciar o jogo de maneiras bem interessantes.
Algumas destas opções ainda podem ter duas vertentes dependendo se um personagem específico estiver no grupo. Eu não me esqueço de uma carta em que tudo ia dar errado, mas por estar com o Bruto nós conseguimos tirar proveito da carta e isto é muito satisfatório.
Cenários
Em cada cenário do jogo você possui missões específicas e monstros específicos somando com o formato diferente das salas faz com que a experiência de cada cenário seja bastante única. Alguns cenários ainda assim possuem duas direções para o mesmo objetivo sendo uma curta e uma longa.
Mas por que eu iria querer ir na direção mais longa?
Bem muitas vezes é lá que o baú de tesouro está. Em Gloomhaven cada cenário possui um baú de tesouro que pode dar uma recompensa ÚNICA daquele cenário, ouro ou até mesmo desbloquear um novo cenário. Se têm uma dica que eu posso dar é; peguem os tesouros.
Os cenários são formados por tiles de sala, esses possuindo grid para a movimentação dos personagens e monstros. A batalha no jogo se assimila muito aos combates táticos do D&D 5E.
Como prometi que não iria dar spoiler, não irei falar de nenhum cenário específico, desta forma vou parando meu review dos cenários por aqui.
Monstros
Os monstros de Gloomhaven são um dos pontos altos do jogo. Em cada cenário você terá monstros específicos. Estes monstros possuem estatísticas específicas, habilidade específicas, como manipular os elementos, e até mesmo certas interações um com os outros. Não irei falar de nenhum monstro especificamente para não dar spoiler, mas irei falar da maneira que os monstros são controlados que é um show à parte.
Um dos grandes elogios meus ao jogo vai justamente para a inteligência artificial quando se trata dos monstros. Cada tipo de monstro do jogo possui cartas que irão de dizer o que eles farão naquela jogada. Cada deck de cartas possui textos diferentes e ações diferentes deixando a maneira de o monstro agir imprevisível. É justamente isso que torna os monstros de Gloomhaven tão únicos, você nunca sabe exatamente como aquela criatura irá agir naquele turno.
Outra coisa excepcional são os chefes do jogo, que possuem mecânicas únicas, lembrando bastante os chefes de jogos digitais que tinham interações próprias com o jogo.
Cartas de Ação do Personagem
Bem já expliquei quase todos os aspectos do jogo, mas não expliquei como joga-lo. Durante um cenário você e os outros jogadores irão escolher cartas de ação e realizar oque está descrito na carta. O número de cartas que poderá ser utilizado em cada cenário e diferente de acordo com o personagem escolhido. Vale ressaltar que os decks das ações são únicos para cada personagem.
A forma de utilizar as cartas é sempre a mesmas, você seleciona duas cartas, utilizando o texto da parte de cima de uma delas e o da parte de baixo da outra. Se for uma carta de ataque você utilizará um baralho para ver os modificadores aplicados, podendo ser modificadores positivos (+1, +2) neutro (+0) negativos (-1,-2) além destes você também possui uma carta x2 e uma carta de erro de ataque.
Sua iniciativa naquele turno é ditada pelo número de uma de suas cartas utilizadas. Essa iniciativa é um dos pontos estratégicos do jogo, uma vez que terá turnos que você vai querer agir rápido e turnos que você quer agir depois dos inimigos.
A utilização das cartas de personagem é justamente o que difere um personagem do outro. Como já disse algumas vezes neste post os personagens são diferentes entre si, possuindo efeitos únicos. É justamente nas cartas de ação que vemos a diferença entre eles.
Veredito
Eu falar bem de Gloomhaven é fácil afinal o jogo possui todas as características que eu aprecio em um Jogo de Tabuleiro. Acho que o maior desafio do jogo é agradar justamente quem não gosta do gênero. Justamente por isso invadindo o Papo do Ladino, com vocês minha noiva Iuli Moreira.
Fala Povo eu sou a Iuli noiva do Pikachu, e estou ajudando-o nestas missões no mundo de GloomHaven.
Jogo boardgame há mais ou menos uns 5 anos, e sempre gostei muito de mecânicas simples e rápidas. Meus tipos de jogos preferidos são festivos, familiares e jogos de trivia (Muito diferente do Pikachu não rsrsr).
Enfim, quando ele comprou o Gloomhaven e falou que seria um jogo de estratégia e jogadas demoradas, desanimei totalmente. Eu tinha certeza que quando eu joga-se com ele iria odiar o jogo. Para minha surpresa estou amando o Gloomhaven. Suas mecânicas são incríveis e pessoas como eu que acham que ele vai ser demorado e julgam ele antes de jogar vão se surpreender.
Principalmente por causa de seus personagens inicias, são muito interessantes e cada um tem seu artificio e um atrativo diferente. Sem contar que as miniaturas são muito bonitas.
Eu associe os personagens a tipos de classes do RPG.O Pikachu escolheu o Bruto que equivaleria a um Bárbaro. Já essa pessoa que vos escreve saiu da zona de conforto dela e escolheu outra coisa sem ser um bárbaro, fiquei com a Malandra que seria uma ladina.
Como escrevi acima não estava habituada a jogar com ladinos, então no começo para combinar as cartas para dar danos melhores nos personagens foi um pouco difícil, porém já consegui pegar seus macetes e estou no nível 4.
Aí vocês me perguntam por que o Bruto aposentou tão rápido e a minha personagem ainda está comigo. Simples o objetivo de aposentadoria do bruto foi muito bom e o meu é supercomplicado de fazer. Acho que do jeito que vai devo aposentar minha personagem no nível máximo. Mas não importo adoro jogar com ela, e agora que sei seus combos não quero aposentar ela de jeito nenhum.
Queria dar mais algumas dicas sobre o jogo, mas essas dicas podem soar como spoilers, eu até gosto de receber, mas existe pessoas que detestam, então irei parando por aqui.
Só quero dizer uma coisa para pessoas que assim como eu detestem jogos grandes e demorados deem uma chance ao gloomhaven, ele passou a ser um dos meus jogos preferidos mesmo sendo o contrário de todos os meus tipos de jogos.
Pode deixar que quando meu personagem aposentar o Pikachu avisa a vocês e conta qual foi meu objetivo de aposentadoria, pois até agora nem ele sabe. Um abraço e até aproxima
Gloomhaven é o jogo que mais se aproxima de um RPG. A singularidade dos personagens, a maneira que os monstros interagem são de saltar os olhos, mas sem dúvida o maior crédito do jogo é a história. Você sente o peso da sua decisão. O jogo possui mais de 90 cenários, mas você não irá jogar todos em sua campanha, uma vez que suas decisões irão desbloquear alguns cenários e bloquear outros. Sentir o peso de suas decisões é uma das principais características de um RPG e Gloomhaven consegue reproduzir isto com perfeição.
A melhor forma de jogar o jogo em minha opinião é com 2 jogadores. Desta forma existem menos monstros no cenário e a jogatina se torna mais dinâmica, com menos tempo entre os turnos. Meu tempo de jogo em cada cenário é 50 a 60 minutos.
Minha única reclamação com Gloomhaven é o seu setup que é extremamente demorado, levando uma média de 20 a 30 minutos para tirar tudo ou guardar tudo. Em minhas jogatinas eu monto o tabuleiro no Sábado, jogo, deixo o tabuleiro montado e jogo no Domingo.
Se você é um fã de RPG e de Boardgames, Gloomhaven não irá te decepcionar, não é atoa que este jogo está no top 1 do BGG.
Até a próxima pessoal !!!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliações
-
Pikachu
meus parabéns, primeiro review que realmente gostei. principalmente por terem dois perfis diferentes de jogador! agora vou ter que por o meu na mesa!!!