Faaaaaaala Povoooo! Aqui é o Pikachu retornando depois de algum tempo com o Papo do Ladino. Como vocês estão nesta quarentena? Espero que bem. Como vocês devem ter percebido pelos meus últimos posts, eu sou um grande fã de jogos cooperativos com uma atmosfera de terror. Jogos com esta atmosfera me cativam principalmente pelo suspense do que pode estar por vir. O que acontecerá se eu abrir esta porta? Será que o meu “aliado” vai me trair? Mas nenhum jogo chega a ser tão imersivo como o Mansions of Madness, o jogo que iremos resenhar neste texto.
Visão Geral
Mansions of Madness é um jogo temático que comporta de 1 a 5 jogadores com a duração de 180 minutos (geralmente é mais que isso). É um jogo do designer Nikki Valens, famoso por outros jogos com o mesmo tema como: Arkham Horror 3° edição e Eldritch Horror.
Dentre as mecânicas do jogo nós temos : Gestão de Mão, Jogadores com Diferentes Habilidades, Movimento de Área, Pegar e Entregar, Rolagem de Dados, RPG, Tabuleiro Modular, Cooperativo, Dedução.
Caso queria dar uma olhada nos componentes segue um unboxing do Covil !!!
A História
Sobre a história, Mansions of Madness é um jogo imerso no universo fantástico criado por Howard Phillips Lovecraft, conhecido como Horror Cósmico. Neste universo existem criaturas extra planares conhecidas como Antigos ou Anciões. Esses seres de imenso poder querem vir para nosso plano, mas para eles ou seus lacaios surgirem, rituais de invocação são necessários, tornando-os dependentes dos humanos para concretizarem seu desejo. Então eles oferecem poder em troca de devoção, o que faz surgirem cultos a esses deuses de nomes impronunciáveis. Todo o poder dado vem acompanhado da loucura, algo que tanto os seguidores destes seres quanto aqueles que os combatem devem resistir.
A diferença entre as versões
A primeira versão de MoM foi lançada em 2011 e aclamada pela crítica. Além de muito imersiva, a história era um prato cheio para todos os fãs do rico universo de HP Lovecraft. O grande problema dessa versão era a necessidade de um jogador ser o “Overlord”, alguém que controlava os monstros e o que iria acontecer em cada um dos locais na exploração. O “overlord” era um papel difícil e que necessitava de um equilíbrio delicado, pois caso ele ‘pesasse’ a mão, dificilmente a história iria para frente, quase igual a um mestre de RPG.
Dessa forma com o intuito de melhorar a experiência do jogo, em 2016 a Fantasy Flight Games lançou a segunda edição de MoM. Nesta edição o jogo é gerenciado por um aplicativo, dispensando de vez a necessidade de um overlord.
O aplicativo gerencia tudo: Itens iniciais, o tempo da missão, movimento dos monstros, os tiles que serão utilizados e até mesmo o combate, aumentando a aleatoriedade de cada partida e, com isso, a rejogabilidade como um todo.
Personagens
A emoção de MoM já é grande logo no início do jogo, na escolha dos personagens. Cada personagem no jogo possui habilidades únicas e estatísticas próprias. Alguns lhe darão mais movimentos em quebra cabeças, ou mais movimentação, outros são bons com armas de fogo ou com magia. Basicamente você obtém uma nova experiência quando você troca os membros da equipe. Alguns personagens são excepcionais em determinadas missões, por exemplo.
Nos blocos estatísticos dos personagens possuímos 6 atributos distintos: Força, Agilidade, Observação, Conhecimento, Influência e Determinação.
- Força: Está ligada com a capacidade do personagem de realizar ataques corpo a corpo, interagir com o cenário no que se refere a força (arrombar um armário, por exemplo) e principalmente com os ataques de armas pesadas.
- Agilidade: Está ligada à sua capacidade de escapar de algo, se esquivar de ataques e principalmente a manipulação de armas de fogo.
- Observação: Esta habilidade pode estar ligada a armas de fogo, porém é mais utilizada na interação com o cenário e resolução de quebra cabeças.
- Conhecimento: Está ligado a quanto do oculto um personagem conhece. Numa missão quando um personagem encontrar alguma coisa escrita em uma língua antiga ou um símbolo estranho, muitas vezes ele usará conhecimento para resolver. Esta habilidade também está ligada ao uso dos feitiços.
- Influência: Durante o jogo esta habilidade será usada principalmente para interação com os PDJ (Personagens do Jogo), que podem lhe dar mais informações e pistas sobre o que acontece no cenário. Vez ou outra esta habilidade também poderá ser usada em coisas incomuns, como um ataque corpo a corpo.
- Determinação: Esta habilidade está ligada na capacidade de um personagem se manter são. Ao se deparar com um monstro, por exemplo, você deverá fazer um teste de determinação, pois ver coisas de outros mundo podem mexer com sua mente.
Além desses atributos os personagens possuem “Vida’ e “Sanidade”. Estes dois recursos devem ser mantidos a todo custo. Quando um personagem perde pontos de sanidade ou vida eles recebem uma carta. Vermelha caso perder vida, azul caso perder sanidade.
O efeito que ocasionou na perda do recurso dirá se a carta vai ser recebida oculta ou revelada. Cartas reveladas podem trazer consigo condições que farão com que o jogo de seu personagem se torne mais difícil.
Personagens que perdem toda sua vida ficam feridos, uma penalidade que faz com que eles não possam repetir ações em seu turno. Caso o investigador perca toda sua vida novamente ele morrerá.
Personagem que perdem toda a sua sanidade ficam insanos e recebem uma carta que deve ser mantida em segredo dos outros jogadores. A insanidade é uma das coisas mais fantásticas de MoM. Essas cartas podem mudar a maneira como um personagem joga o jogo, ou até mesmo fazer com que o objetivo daquele personagem se torne diferente do resto da mesa. Como exemplo, esta carta pode fazer com que um jogador tenha que colocar fogo no cenário; que ele deve morrer lutando contra um monstro ou até mesmo que ele deve matar um outro jogador!!!!!! É sempre uma emoção quando alguém recebe a carta de insanidade, pois todos da mesa ficam apreensivos.
Missões
Um dos maiores pontos fortes de MoM são as suas missões. Elas são extremamente imersivas e com várias reviravoltas. No aplicativo, todas as missões do jogo base vêm com uma narração antes da história começar. Isso serve para te deixar a par do que está acontecendo, além de fazer você mergulhar de cabeça na história, tornando o jogo extremamente imersivo. As histórias das missões são únicas, assim como os objetivos delas, mas em todas há um mistério presente que deve ser solucionado rapidamente, pois este jogo é uma corrida contra o tempo.
As missões possuem durações e dificuldades variadas. Desta forma você pode programar quanto tempo você irá gastar em sua jogatina. Elas também possuem muitos detalhes e coisas para serem descobertas. Assim, um jogador pode terminar uma missão e não resolver tudo o que está na história. Portanto, ele deverá fazer a missão novamente e explorar mais para conseguir fazer a missão em sua totalidade. Vale ressaltar que a grande maioria das missões do MoM se tornam mais fáceis com um grande número de jogadores.
O jogo base de MoM possui 4 missões e cada nova expansão comprada aumenta este número, além de dar novos tiles de mapa e novos monstros para as missões originais. Também há a possibilidade de comprar novas missões no aplicativo.
Cenários
Os cenários do jogo são bem variados dependendo da missão. Toda vez que um novo mapa é revelado o aplicativo coloca vários pontos interativos, desta forma você pode interagir com o cenário e desvendar os mistérios ou até mesmo encontrar coisas desagradáveis.
Você também pode mover estantes, interagir com personagens do jogo e até mesmo descobrir um dos vários quebra cabeças que o jogo possui. Isso mesmo o jogo possui quebra cabeças interativos que os jogadores devem resolver para poderem prosseguir na história.
É sempre uma emoção quando uma nova peça do cenário é revelada. Uma sala com um grande número de pontos de interação pode significar que os personagens terão que gastar um tempo investigando, ou revelar um monstro pode indicar um perigo imediato.
Monstros
A caixa básica de MoM possui um bom número de monstros, que pode ser aumentado com as expansões. Os monstros são bem variados e apresentam perigos de maneiras diferentes. Um maníaco ataca pouco sua sanidade em compensação ele irá fazer um ‘estrago’ na sua quantidade de vida. Lembrando que em MoM a regra é clara: Se um monstro for gigantesco, CORRA!!!!
Aplicativo
Muitas pessoas, eu incluso, torciam o nariz quando souberam que MoM 2°ed. teria um aplicativo. Hoje depois de várias partidas, eu garanto, que este jogo é essa obra prima devido ao auxílio do aplicativo. O aplicativo é encarregado de fazer toda a trama do jogo se desenrolar, revelar os mapas e os pontos de interesse. Controla os monstros e seus ataques. Deixa um som ambiente e de efeitos no jogo que faz com que toda a experiência seja potencializada. Além de tudo isso, é onde ocorrem os Quebra-Cabeças que, sem dúvida, são um dos grandes charmes do jogo.
Expansões
Na publicação deste texto, no Brasil, já foram lançadas 7 expansões para MoM: Pesadelos Recorrentes, Memórias Reprimidas, Além do Limiar, Ruas de Arkham, Santuário do Crepúsculo, Jornadas Macabras e Caminho da Serpente.
Cada expansão pode adicionar novos mapas, novas missões, novos monstros e novos investigadores. Se você é apaixonado por este jogo vale a pena adquirir cada uma delas.
Vale a Pena?
A experiência e a imersão que MoM deixa em uma partida é uma das maiores e melhores que um board game temático pode oferecer. Nunca vou me esquecer das noites de sábado que passava com meus amigos jogando MoM madrugada adentro, com a casa toda escura e tudo em silêncio; apenas uma luz amarela iluminando o tabuleiro, com o aplicativo sendo rodado na televisão com o som ambiente no máximo possível. Nenhum jogo pode supera essa imersão. As missões do jogo e os mistérios são excelentes, a Inteligência Artificial do jogo é muito boa, fazendo com que as mecânicas do jogo funcionem de maneira perfeita. A rolagem de dados ajuda a criar cenas épicas e desastrosas e quando alguém recebe uma carta de insanidade deixa todos na mesa tensos.
Se você gosta de jogos cooperativos com uma dose cavalar de terror, mistério e imersão, sem sombra de dúvidas MoM é o jogo pra você!!!
Abaixo segue um Gameplay do Covil pra vocês sentirem o sabor do que é jogar essa aventura !!!!
Do mais desejo a todos uma ótima jogatina e tentem manter a sanidade nessa pandemia !! Até o próximo Papo do Ladino !!!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliações
-
Pikachu
Parabéns pelo texto, Pikachu!
Parabéns pelo conteúdo do seu site, sou a Camila Da Silva gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.