Faaaaala Povoo!! Aqui é o Pikachu retornando com a coluna Papo do Ladino!!! Estavam com saudades de mim?! Espero que sim.
Mas vamos pro que interessa, não sei se vocês viram, mas numa entrevista para o Covil dos Jogos na CCXP 2019 a Galápagos Jogos anunciou que vai lançar o Nemesis no Brasil (vídeo abaixo). Como recentemente a editora oficializou esse anúncio com previsão para 2021, achei interessante bater um papo com vocês sobre esse jogo baseado numa franquia bem famosa, mas que não possui o nome dessa franquia na caixa. Bora falar de Nemesis??
Jogos baseados em franquias são uma excelente pedida quando bem executados. É sempre um sentimento prazeroso quando você consegue enxergar traços destes filmes ou series impressos nos jogos de maneira primorosa, seja através de mecânicas, componentes ou até mesmo na ilustração. No meu caso, na grande maioria das vezes, é o contrário que acontece, eu jogo o board game, gosto do tema e vejo a franquia. Foi assim com Battlestar Galactica e com Spartacus.
Sobre o jogo, Nemesis é um board game que comporta de 1 a 5 jogadores com uma duração média de 180 minutos, é um jogo semi-cooperativo, em que os personagens tem diferentes habilidades, possui rolagem de dados e vale ressaltar que é um jogo extremamente temático, se referindo a todo tempo a franquia que ele se baseia. Antes de falar mais do Nemesis você sabe de que franquia eu estou falando? Não!? Vou te dar algumas dicas!
Já adivinhou? Não!?
Sério?!
Caso você não tenha adivinhado ainda, o Nemesis é um jogo baseado na franquia Alien, principalmente o primeiro filme lançado, Alien: O Oitavo Passageiro.
Antes mesmo do jogo começar você já se depara com vários elementos fantásticos, como por exemplo o tabuleiro modular do jogo. Em Nemesis antes da partida começar você aleatoriamente coloca alguns tiles de forma oculta no mapa. Estes tiles possuem numeração 1 e 2 devendo colocar cada tile aleatoriamente, mas em seu respectivo número. Os tiles ficam ocultos no mapa até que alguém durante a partida os revele, mostrando o que há naquele local. Isso traz uma grande rejogabilidade para o jogo, uma vez que as salas nunca estão no mesmo lugar ou até mesmo podem não estar no jogo, uma vez que o número de tiles é maior do que o número de espaços no tabuleiro. Vale ressaltar que o tabuleiro possui alguns lugares fixos que sempre vão estar no tabuleiro e já estão revelados como a sala de controle da nave e os motores.
Outra coisa interessante no jogo são os objetivos. Em Nêmesis cada jogador recebe dois objetivos, um objetivo da corporação e um objetivo pessoal. O jogador deve escolher qual destes objetivos ele irá manter e qual irá descartar quando ocorrer o primeiro encontro com um Alien. Para vencer o jogo o personagem precisa cumprir o objetivo ao longo da partida. Lembrando que os objetivos são secretos, então não da pra saber qual objetivo cada jogador possui. O que traz uma atmosfera de suspense durante toda a jogatina, uma vez que os objetivos podem envolver matar um personagem de um jogador, ou até mesmo levar alguns ovos para a Terra.
A última coisa que falta distribuir antes de começar a partida são os personagens. Cada um deles é bem focado em algo específico, sendo melhor em realizar certas funções, possuindo então habilidade únicas. Na caixa básica do jogo os personagens são: Capitão, Piloto, Cientista, Batedor, Soldado e Mecânico. Cada personagem possui um baralho de cartas próprias com suas habilidades, ações específicas e equipamento inicial.
A partir dai o jogo começa e não poderia começar de uma forma mais imersiva. Você e seus companheiros acordam der repente do hiper sono. Todos os alarmes da nave tocam e avisam que algo estranho acontece naquele local. Caído aos seus pés existe um companheiro morto de maneira estranha e peculiar, cabe a você e aos outros jogadores descobrirem oque aconteceu com a nave e o que houve com seu companheiro. Para deixar a situação ainda mais complicada seu cérebro ainda está embaralhado por causa do hiper sono e dessa forma você não se lembra o que há em cada uma das salas da nave.
A mecânica de Nêmesis funciona com pontos de ação e movimento ponto a ponto. Os jogadores possuem cartas na mão, essas cartas possuem textos de ação, mas também são os custos das ações do jogo. Desta forma os jogadores descartam essas cartas e realizam suas ações. Estas ações podem ser ações padrões do jogo, ações especificas de cartas ou até mesmo ações da sala onde o jogador de encontra. Quando o jogador não tiver mais cartas na mão ou não conseguir realizar mais ações seu turno se encerra.
Dentre as ações básicas do jogo nós temos:
- Movimento: Onde um jogador se move para uma sala adjacente, mas como faz isto rápido gera barulho.
- Movimento cuidadoso: O jogador se move para uma sala adjacente sem fazer barulho. Esta ação é mais custosa devido ao cuidado extra.
- Ataque Corpo a Corpo: Hora de atacar Aliens no soco ou com armas improvisadas (boa sorte).
- Ataque a Distância: Hora de explodir Aliens com sua metralhadora Espacial!!!
- Carregar Objetos Pesados: Está implícito.
- Trocar Itens: Isto pode salvar alguém de uma morte terrível.
- Criar itens: Existem itens que podem ser criados ao longo do jogo. Se um jogador tiver a “receita” deste item e suas matérias primas ele pode usar uma ação para cria-los.
Os jogadores também podem usar ações especificas de cartas. Quando uma carta tem seu custo 0, significa que você deve somente descartar ela e realizar sua ação, mas se ele tiver um custo 1 você deverá descartar uma carta adicional. Essas cartas podem ser de combate, consertar algo ou até mesmo ativar alguma sala da nave a distância. Lembrando que essas cartas são diferentes e algumas até mesmo únicas, dependendo com qual personagem você está jogando.
Outra possibilidade é usar a ação de uma determinada sala, deste de que esta esteja funcionando. Sim locais podem ser estragados para não serem utilizados. Sobre os tiles de sala suas ações são variadas. Temos centro de pesquisas, centros médicos, o ninho dos Aliens e até mesmo um local para auto destruição da nave. Quando uma sala é revelada vira-se um token para ver oque contêm na mesma, podendo haver equipamentos ou até pode-se descobrir que a sala se encontra em mal funcionamento e deverá ser consertada para ser utilizada.
Sobre os equipamentos do jogo eles são distribuídos em cartas de diferentes colorações e estas cartas podem ser adquiridas em setores específicos da nave. Por exemplo, cartas médicas que são verdes só poderão ser adquiridas em salas verdes. Já cartas de armamento como as vermelhas só serão adquiridas em salas militares que possuem borda vermelha. Existem as salas coringas que podem fornecer qualquer tipo de item. Lembrando que os itens são adquiridos de maneira aleatória, desta forma o jogador não sabe oque vai receber.
Um elemento de grande imersão no jogo são os alienígenas, que assim como na franquia, existem em diversos tamanhos, sendo a maioria extremamente letal. Eles são atraídos pelo barulho dos jogadores e podem surgir em vários pontos da nave. São cinco tipos de Alien indo de Larvas até chegar à Rainha. Quanto maior o Alien mais perigoso e mortal. Aliens são bastante resistentes e seus ataques corporais podem causar ferimentos pesados e até mesmo levar um personagem a óbito. Outra coisa bem temática do jogo é que o ataque do Alien pode resultar em uma carta de contaminação. Quem já assistiu os filmes sabe o destino de um personagem contaminado. A carta de contaminação vem codificada e é adicionada ao topo da pilha de descartes do jogador e posteriormente para a mão do mesmo. O jogador pode depois escanear a carta e decodifica-la e assim descobrir se ele foi infectado. Na infelicidade de estar infectado, ele deverá ir para uma ala médica e extrair o vírus.
O aparecimento de Aliens é sempre desesperador. O jogo ainda possui cartas de eventos entre as rodadas. Essas cartas adicionam elementos a jogatina, como por exemplo um mal funcionamento de algum equipamento que inicia um incêndio na nave.
Além de tudo que foi falado aqui, os jogadores ainda encontram mecânicas que deixam o jogo ainda mais imersivo como as gosmas que atraem os alienígenas quando os personagens andam. Motores que podem ser estragados e reparados. Coordenadas que podem ser alteradas para a nave nunca chegar a Terra. Ovos, corpos de jogadores ou de Aliens que podem ser analisados para descobrir formas mais fáceis de matar esses temíveis predadores.
Veja abaixo nosso unboxing de Nemesis na versão do kickstarter pra quem quiser ver melhor os componentes.
Uma curiosidade é que no momento que escrevo este artigo está rolando o financiamiento coletivo de Nemesis Lockdown, uma expansão do Nemesis que pode ser combinada com a caixa base ou jogada de maneira totalmente independente. Nesta expansão o cenário é uma base subterrânea em Marte. Temos novos sobreviventes, novos tipos de Aliens e um mapa que agora têm múltiplos níveis !!! Vale a pena dar uma conferida, abaixo segue o link da campanha no Kickstarter:
https://www.kickstarter.com/projects/awakenrealms/nemesis-lockdown
Talvez a minhas únicas reclamações do jogo sejam a sorte, ou a falta dela, que pode fazer com que a experiencia do jogo seja frustrante, uma vez que esse é demorado. Isso e a eliminação de jogadores que pode fazer com que alguém fique de fora da diversão por algum tempo.
Tirando isso este jogo é uma obra prima quando se trata de jogos temáticos. Ele possui belíssimas miniaturas e ilustrações. Todos os elementos do jogo fazem com que você se sinta dentro de um filme da franquia. A incerteza do objetivo de seu ‘aliado,’ das ações que ele pode fazer durante o jogo sempre te deixará tenso, você pode ser traído a qualquer momento !! Pra você ter uma ideia, você pode cumprir o seu objetivo e entrar em hiper sono novamente, só que neste meio tempo seu ‘aliado’ pode mudar a rota da nave e ela nunca ir pra Terra !!! Tudo isso ainda é somado com o aparecimento dos Aliens que deixam a experiência do ainda mais dramática! Nemesis é um presente para quem gosta da franquia Alien ou o horror espacial, sendo um item quase que obrigatório para os fãs da série.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Avaliações
-
PIkachu
Parabéns pelo texto!
Testei recentemente o jogo no TTS, gostei muito da temática e estou ansioso para ter acesso a uma cópia física do memo.
Achei a mecânica semelhante ao Mage Knight, o que muito me agradou. Utilizar as cartas para as ações (básicas /das cartas) é muito bem bolado.
E o tema Alien, falar o que, é fantástico.
Estou num dilema danado, não sei se pego tudo no KS ou espero a versão da Galapagos, não tenho problema com inglês mas o pessoal que jogo já tem um pouco mais de dificuldade, fico com receio de uma versão nacional apresentar diversos erros de tradução como foi o caso do TI4, Reykholt, Gloomhaven, etc…
Uma das minhas metas de jogos para 2021, e para acrescentar, já me assustando com o preço. E eu espero que a Galápagos tome vergonha na cara e contratem um tradutor e revisor descente para a produção dos seus jogos. Já não tem mais cabimento todo jogo vim com erro não.