Quando apresentei Lords of Hellas para um casal de amigos, a primeira coisa que me veio à cabeça foi dizer isso, esse velho jargão que os jogadores mais veteranos estão cansados de ouvir.
Foi a maneira mais direta que pensei para explicar do que se tratava o jogo, levando em conta que eles só conheciam nesse estilo, o próprio War.
Mas foi só mostrar o jogo na mesa, com setup semi pronto para que essa sensação fosse embora. A beleza do jogo na mesa impressionou a todos!
Lords of Hellas, jogo lançado pela Awaken Realms ( mesma empresa de Nêmesis ) em 2017 via Kickstarter, é um jogo de 1~4 jogadores na caixa base, de controle de área, movimento, personagens com poderes diferentes entre outras mecânicas.
Um jogo que tem como tema a mitologia grega, que apesar de assustar a princípio, tem regras simples, logo assimiladas pelos jogadores.
Em Lords of Hellas, os jogadores tentarão ser o único governante numa Grécia devastada, tentando controlar áreas, templos, construir monumentos e ainda matar monstros, contando com o auxílio de alienígenas, que com poderes e armas de tecnologia avançada, serão tratados como Deuses.
O jogador inicia com um líder ( Aquiles, Perseu, Hércules ou Helena ) cada um com um poder especial, um exército de 15 Hoplitas e 4 sacerdotes, além dos seus tabuleiros de herói e exércitos, marcadores de domínio e 1 carta de combate.
O jogador no seu turno poderá realizar ações normais em qualquer ordem sem repeti-las, e ainda uma ação especial.
As ações normais seriam mover seu hoplitas, mover seu herói, ações que poderão ser intensificadas dependendo do nível de liderança e velocidade do seu líder, orar ou usar artefatos.
Depois das ações normais o jogador poderá fazer uma das 7 ações especiais mostradas no tabuleiro do exército.
- Preparar
- Construir templos
- Caçar
- Recrutar
- Usurpar
- Marchar
- Construir monumentos
São ações que após serem usadas receberão uma ficha de ação usada, ficando indisponíveis até que algum jogador faça a ação de Construir Monumentos, que além de liberarem todas as ações especiais de todos os jogadores, liberam também os artefatos usados nas ações normais.
O uso da ação de Construir Monumentos ativará também a fase de monstros onde o jogador irá rolar um dado para cada monstro no tabuleiro e a fase de eventos, que poderá trazer novas missões ou novos monstros.
No jogo base existem 7 monstros com poderes diferentes, e podem dificultar bastante o jogo, mas que são importantes, já que matar monstros podem determinar o vencedor.
E aí entra o grande trunfo desse jogo. Após ver um pouco das regras e ações, você deve imaginar que esse jogo deve ser mesmo tipo War, com ataques e jogadas intermináveis, fim de jogo que nunca acontece, horas e horas, atacando e sendo atacado.
Mas não, o jogo tem essa grande sacada de ter 4 opções de vitória, e assim que um jogador alcançá-la o jogo termina imediatamente.
E quais são elas? Aqui vamos falar para partidas com 4 jogadores, podendo ter alterações para menos jogadores.
Senhor da guerra : O jogador deve dominar 2 regiões, que são facilmente visualizadas no tabuleiro pelas cores.
Favorito dos deuses: O jogador deve dominar 5 territórios que possuam templos.
Matador de monstros: O jogador deve matar 3 monstros.
Rei dos Reis: O jogador deve dominar um território com Monumento construído completamente por 3 turnos.
Isso deixa o jogo muito dinâmico e faz com que os jogadores tenham que prestar atenção em todas as possibilidades, pois o jogador pode mudar de estratégia durante o jogo, e todos terão chances de vitória.
Nessa partida com meus amigos, a vencedora foi minha esposa, que aproveitando que meu amigo não conseguiu matar um monstro, mas deixou ele bem enfraquecido, foi lá e matou seu terceiro monstro e venceu a partida.
As batalhas com monstros e outros exércitos são simples e diretos, é um jogo que não agradará os jogadores que não gostam de confrontos diretos, apesar de durante boa parte do jogo eles poderem até ser evitados.
Mas já me alonguei bastante, aqui a ideia é só dar uma amostra do jogo, assista o vídeo do Covil para saber mais sobre este jogão.
Espero que tenham gostado. Até uma próxima!
Bônus:
Este são os stretch goals da campanha no kickstarter, com mais monstros, um tabuleiro adicional e componentes para o quinto jogador.
Aqui são expansões, Atlas, Lords of the Sun, City of Steel ( expansão para o sexto jogador ) e Terrain Expansion.
Sergio Itiro é Paulista, Paulistano, Palmeirense, morando no Japão e amante dos Board Games!
Instagram: itirosergio
https://www.facebook.com/meeplesinjapan/
Gostei muito do review. Coloquei o jogo na minha lista de desejos. As expansões mudam a dinâmica do jogo?
Carlos, não joguei com todas as expansões, mas basicamente elas acrescentam novos monumentos, monstros, e até 5, 6 jogadores. Mas o jogo base já é suficiente para umas boas jogatinas! Valeu!
Você fez algum tipo de pintura nas minis? Qual técnica usou? Ficou muito bonito o realce dos detalhes.
Akira, na campanha do kickstarter tinha a opção de comprar as miniaturas normais ou com o Sundrop, que é uma pintura pré-sombreado. Acabei pegando essa opção. Valeu !