Covil dos Jogos
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital
Covil dos Jogos
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital
Covil dos Jogos
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Cascadia

Jean por Jean
4 anos atrás
em Bloco do block, Blog Nórdico, Geral
Reading Time: 8 mins read
2
Cascadia
72
SHARES
722
VIEWS

Faaaaaala Povo! Sejam muito bem vindos a mais esse texto. Vamos ver um resumo das regras e as minhas primeiras impressões sobre o tão hypado Cascadia! Jogo anunciado pela GROK GAMES na Covil-Con 2022!

Cascadia refere-se a uma região no Noroeste Pacífico da América do Norte. Em Cascadia os jogadores disputarão para criar um meio ambiente mais diversificado, selecionando peças de Habitat e marcadores de espécies, dessa forma criando um ecossistema mais harmônico!

SETUP

Pegue os marcadores de espécies e coloque-os no saco. Separe de acordo com o número de jogadores as peças de habitat e, empilhe-as viradas para baixo.

Componentes do jogo.

Selecione aleatoriamente 1 carta de pontuação para cada uma das cinco espécies do jogo (cada espécie possui 4 cartas diferentes).

Exemplo de cartas de pontuação.

Cada jogador recebe uma peça aleatória de habitat inicial. Agora revele 4 peças de habitats e as posicione no centro da mesa, ao alcance de todos os jogadores.

Peças de habitats iniciais.

Compre 4 marcadores de espécies do saco e os posicione junto a cada peça de habitat, formando 4 conjuntos de peças de habitats e marcadores de espécies.

Forme um monte com as pilhas de natureza.

Exemplo das quatro combinações sorteadas.

GAMEPLAY

Cascadia é jogado em turnos alternados.

Começando pelo primeiro jogador, em seu turno ele deve escolher uma combinação de peças de habitats e marcadores de espécie, dentre as quatro disponíveis no centro da mesa. Antes de escolher, caso tenha 4 marcadores de espécies iguais disponíveis, os mesmos deverão ser jogados dentro do saco e retirados 4 novos marcadores. Caso hajam apenas 3 marcadores iguais, o jogador tem a opção de poder trocá-los por novos marcadores do saco.

Além disso caso o jogador possua fichas de natureza ele pode gastá-la para pegar qualquer uma das quatro peças de habitats e qualquer um dos marcadores de espécies, assim formando uma combinação dessas peças que não estavam disponíveis previamente. Antes de sua escolha, a ficha de natureza também pode ser usada, para descartar quantos marcadores de espécies quiser e substituí-los por novos.

Após escolher uma combinação, o jogador deve posicioná-la em seu meio ambiente, seguindo as seguintes regras; a peça de habitat deve ser posicionada adjacente a outra peça de habitat que já esteja em seu meio ambiente ou seja, a borda da peça deve tocar outra borda de peça já colocada anteriormente. Peças de habitat não podem ser colocadas sobre outras peças.

Exemplo de onde a peça de habitat pode ser colocada.

Peças de habitats possuem 2 características; tipos de terrenos e tipos de espécies. Cada peça pode possuir um ou dois tipos de terrenos e um, dois ou três tipos de espécies.

Exemplo de peças de habitat.

Os terrenos não precisam estarem ligados na regra de colocação, mas isso o ajudará na pontuação final.

O marcador de espécie selecionado em sua combinação, pode ser posicionado, junto da peça que acabou de pegar, ou em outra peça já existente em seu meio ambiente. Cada peça de habitat só pode conter um marcador de espécie e essa espécie deve estar à mostra na peça de habitat. Caso o marcador seja posicionado em uma peça que contenha o símbolo da ficha de natureza, o jogador ganha uma ficha de natureza do estoque geral.

Exemplo de onde o marcador de espécie pode ser colocado.

Após posicionar sua combinação de peça e marcador, o jogador repõe novas peças no centro da mesa, de modo que permaneça 4 opções de combinações para o próximo jogador.

Os jogadores vão alternando os turnos, até não possuir mais peças de habitats para repor a que foi retirada. Agora os jogadores vão para a pontuação do jogo.

PONTUAÇÃO

  • Cada carta de animal separada no início da partida, pontua de forma diferente; os jogadores então, pontuam de acordo com seu meio ambiente.
  • Maior grupo de cada habitat em seu meio ambiente; um grupo de habitat, são peças do mesmo terreno conectadas de forma contínua. Para cada peça de habitat que fizer parte do seu maior grupo de terreno, para cada um dos 5 terrenos, vale 1 ponto.
Neste exemplo seriam; seis montanhas conectadas, que valeriam 6 pontos. Quatro florestas conectadas, que valeriam 4 pontos (observe que ele possui duas florestas de 4, mas pontua somente uma). Sete terrenos amarelos(pradaria? campo? não sei!), que valeriam 7 pontos. Oito pântanos, que valeriam 8 pontos. Cinco rios, que valeriam 5 pontos. Dessa forma pontuamos todos os maiores grupos desse exemplo.
  • Maior grupo de cada habitat entre os jogadores; de acordo com o número de jogadores, o jogador que possuir o maior grupo de cada tipo de terreno, recebe pontos.
  • Fichas de Natureza; cada ficha de natureza não usada, rende 1 ponto.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Colocação de peças tem sido umas das mecânicas que mais têm me divertido ultimamente. Cascadia é mais um jogo de colocação de peças com o tema de animais, que quando estiver disponível no Brasil, chega em um mercado com grandes concorrentes, como Savannah Park, Calico, Barenpark, A Ilha Dos Gatos entre vários outros.

Mas o que Cascadia traz de diferente!?

Suas cartas de pontuação dão uma grande rejogabilidade ao jogo, de forma que diversas partidas possam ser jogadas, com diferentes combinações de pontuação. Além disso a combinação em peças de habitat e marcadores de espécies, nunca sairão da mesma forma em uma outra partida sua. O que faz com que o jogo não fique repetitivo e sempre te desafia com as pontuações diversas.

A jogabilidade em si é extremamente simples, o turno flui rápido e deixa uma dinâmica bem gostosa na mesa. O complicado é você tentar gerar uma certa sinergia entre as pontuações e colocações de suas peças. É o tipo de jogo em que você quer fazer tudo e quando vai ver, não fez quase nada. Tem que focar em certos objetivos e tentar “comer” pelas beiradas em alguns outros. A interação entre os jogadores existe, mas quase não impacta no jogo, exceto por aqueles “blocks” certeiros.

Apesar de ter sempre 4 opções de combinações possíveis, a possibilidade de poder usar a ficha de natureza, faz com que você consiga se adaptar muito bem ao jogo e mitigar o pouco de aleatoriedade que o jogo pode trazer.

Fazendo uma comparação com o jogo do meu último texto (Savannah Park), em Cascadia eu não senti tanto a presença de AP como no Savannah. Ainda não consigo dizer qual é melhor, pois joguei muito pouco os dois, mas Savannah vai agradar quem gosta de uma interação mais direta e Cascadia quem gosta de jogar mais isolado, sem tanta interferência de outros jogadores. Acredito que no Brasil tem público para os dois e também um não anula o outro, são bem diferentes em diversos aspectos.

Mas voltando ao Cascadia, a arte é linda, qualidade dos componentes excelente, um jogo de encher os olhos! Espero que chegue o mais rápido possível no Brasil, visto que está bem hypado lá na “gringa”.

Vale um destaque de que o jogo possui modo solo, mas agora é praticamente uma regra os jogos terem modo solo, visto que muitas pessoas passaram a jogar solo devido à pandemia, e mesmo com os jogos presenciais voltando, ganharam gosto pela coisa.

Espero que tenham gostado do texto, deixem um comentário, seja critica, sugestão ou elogios, que ajudam bastante pra saber se estão gostando dos meus textos.

Um grande abraço e até o próximo texto!

Tags: BoardgamesCascadiahypeJogos de TabuleiroresenhaReview
Post Anterior

Top da Diversão – Renato Simões (60-51)

Próximo Post

RPG no Covil – A Mina Perdida de Fandelver – Parte 24

Jean

Jean

Rei do Block

Próximo Post
RPG no Covil – A Mina Perdida de Fandelver – Parte 24

RPG no Covil - A Mina Perdida de Fandelver - Parte 24

Comentários 2

  1. Eduardo Vieira says:
    4 anos atrás

    Excelente artigo, Jean! Conciso, bem organizado, fotos bonitas. Cada vez melhor!

    Responder
  2. Pingback: Cascadia Solo – “Detonado” dos Cenários – Covil dos Jogos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

POSTSRECENTES

  • Exploding Kittens O Jogo de Tabuleiro – Regras e Gameplay
  • Live Nórdica 439 – Melhores Jogos Até R$ 350,00
  • The Witcher Path of Destiny – Regras e Gameplay
  • O que tem na Caixa? Unboxing The Witcher: Path of Destiny (Deluxe)
  • Gloomhaven – Gameplay (Covil Digital) #017

COMENTÁRIOS

  • Bruno Santos em Galactic Cruise (Review)
  • Eduardo Vieira em Galactic Cruise (Review)
  • Matheus em Galactic Cruise (Review)
  • Eduardo Vieira em Andromeda’s Edge – Review
  • Rafael Paz em Andromeda’s Edge – Review
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital

© 2020 Covil dos Jogos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Blog Nórdico
  • Nordicast
  • Covil dos Fofos
  • Board Games
  • RPG
  • Covil Digital

© 2020 Covil dos Jogos